A EDUCAÇÃO COMO DISPOSITIVO DE CONTROLE BIOPOLÍTICO

DISCURSOS SOBRE GÊNERO E EDUCAÇÃO SEXUAL

Visualizações: 61

Autores

  • Victória Pedrazzi Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Joice Graciele Nielsson Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1210

Palavras-chave:

Direitos Humanos, Educação, Gênero, Sexualidade

Resumo

 O presente trabalho tem como tema a análise da educação como mecanismo de controle biopolítico dos corpos e do saber, a partir dos discursos acerca da educação sexual e reprodutiva. Observar os impactos e desdobramentos na educação brasileira no que tange às temáticas referidas durante os anos e como a sua (não) abordagem nas escolas reitera e não desconstrói padrões, estereótipos e violências de gênero. Cabe uma análise aprofundada de que tipo de educação se está produzindo, com quais vieses e a partir de quais perspectivas, tendo em vista a inevitável influencia patriarcal na sociedade. O tema reflete a necessidade de compreender o papel da educação na construção do indivíduo e como essa educação pode ser utilizada como mecanismo de controle, que tem o poder de reforçar ou romper com padrões socialmente impostos quanto às temáticas de gênero e educação sexual na adolescência. A metodologia do trabalho consistiu em pesquisas bibliográficas realizadas através de abordagens hipotético-dedutivas.

Biografia do Autor

Victória Pedrazzi, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Mestranda em Direitos Humanos no Programa de Pós-graduação em Direito da UNIJUÍ. Bolsista CAPES. Integrante do Grupo de Pesquisa Biopolítica e Direitos Humanos. Ijuí, Rio Grande do Sul, Brasil.

Joice Graciele Nielsson, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutora em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (São Leopoldo/RS). Professora do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Direito da UNIJUÍ.

Downloads

Publicado

2024-03-25

Como Citar

Pedrazzi, V., & Nielsson, J. G. (2024). A EDUCAÇÃO COMO DISPOSITIVO DE CONTROLE BIOPOLÍTICO: DISCURSOS SOBRE GÊNERO E EDUCAÇÃO SEXUAL. ANAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E DIREITOS HUMANOS, 2(1), 01–12. https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1210

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.