ENCCULT: 13 ANOS DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
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https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1151Palavras-chave:
Educação, Enccult, Paulo FreireResumo
A educação em sua complexidade nos leva a curiosidade em pesquisar sobre as categorias existentes no Encontro Científico Cultural atualmente em sua 13ª versão. O artigo tem como questão Problema: como a educação em direitos humanos está presente nas 12 edições do Enccult? Em seu objeto de investigação se destaca: a educação em direitos humanos no Enccult. De modo geral, objetiva: analisar o discurso sobre a educação em direitos humanos nos últimos 12 anos. Focando especificamente, em: mapear os anais do Enccult sobre a educação em direitos humanos; descrever os fragmentos sobre educação em direitos humanos nas edições do Enccult; e explicitar como a educação em direitos humanos está posta e regula com a educação humanizadora de Paulo Freire. Como metodologia foi utilizada a análise documental de Bardin (1977), explicitando “a análise documental” [...] como “uma das técnicas da análise de conteúdo” (Bardin, 1977, p. 46). Descrevemos o funcionamento do evento analisando fragmentos encontrados nos ANAIS do Enccult e conversando sobre a categoria educacional presente no discurso posto neste território informativo. Conseguimos elencar a indissociabilidade dos processos educativos em Freire partindo da escrita sobre o evento cultural nacional.