DIVERSIDADES, CURRÍCULOS E CONSERVADORISMO
UMA ANÁLISE DO ESVAZIAMENTO DAS DISCUSSÕES SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE NA BNCC
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https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1148Palavras-chave:
Educação Sexual Crítica, Educação Básica, Gênero, Sexualidade, BNCCResumo
Em decorrência do grande número de casos de violências contra diversos grupos minorizados no país, torna-se necessária a abordagem das temáticas de gênero e sexualidade nas escolas. Com isso em mente, este trabalho objetivou analisar o esvaziamento desses temas na BNCC, principal política educacional norteadora da construção dos currículos escolares na atualidade. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfico-documental, de cunho qualitativo, a fim de construir as bases para uma análise crítica da Base. Os resultados encontrados nos mostram que não há um debate sobre questões de gênero e sexualidade no documento, e quando aparecem, ou são apenas abordados numa perspectiva linguística/discursiva (no caso do primeiro), ou tão somente são abordados num viés biológico/reprodutivista (no caso do segundo). Assim sendo, nota-se um claro esvaziamento e uma evidente exclusão de temáticas essenciais para uma formação cidadã, crítica e respeitosa das/os estudantes, ficando de lado a urgência de uma Educação Sexual crítica na Educação Básica.