DIVERSIDADES, CURRÍCULOS E CONSERVADORISMO

UMA ANÁLISE DO ESVAZIAMENTO DAS DISCUSSÕES SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE NA BNCC

Visualizações: 103

Autores

  • Heloisa Monteiro Baita Amado de Sousa IFFluminense campus Macaé
  • Lara Aguiar Nogueira Gomes Instituto Federal do Rio de Janeiro
  • Kleverson Gonçalves Willima Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1148

Palavras-chave:

Educação Sexual Crítica, Educação Básica, Gênero, Sexualidade, BNCC

Resumo

Em decorrência do grande número de casos de violências contra diversos grupos minorizados no país, torna-se necessária a abordagem das temáticas de gênero e sexualidade nas escolas. Com isso em mente, este trabalho objetivou analisar o esvaziamento desses temas na BNCC, principal política educacional norteadora da construção dos currículos escolares na atualidade. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfico-documental, de cunho qualitativo, a fim de construir as bases para uma análise crítica da Base. Os resultados encontrados nos mostram que não há um debate sobre questões de gênero e sexualidade no documento, e quando aparecem, ou são apenas abordados numa perspectiva linguística/discursiva (no caso do primeiro), ou tão somente são abordados num viés biológico/reprodutivista (no caso do segundo). Assim sendo, nota-se um claro esvaziamento e uma evidente exclusão de temáticas essenciais para uma formação cidadã, crítica e respeitosa das/os estudantes, ficando de lado a urgência de uma Educação Sexual crítica na Educação Básica.

Biografia do Autor

Heloisa Monteiro Baita Amado de Sousa, IFFluminense campus Macaé

Licencianda em História pelo IFFluminense campus Macaé. Pesquisadora vinculada ao Núcleo de Estudos sobre Educação e Realidade Brasileira - NEEREBRA - (CP II/CNPQ), coordenado pelo Prof. Dr. Matheus Castro.

Lara Aguiar Nogueira Gomes, Instituto Federal do Rio de Janeiro

Estudante secundarista do IFRJ. Pesquisadora vinculada ao NEEREBRA.

Kleverson Gonçalves Willima, Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo

Pós-graduando em Currículo, Didática e Metodologias Ativas pela FAMEESP. Licenciado em Letras - Português e Espanhol pelo Centro Universitário FAEL. Pesquisador vinculado ao NEEREBRA.

Downloads

Publicado

2024-02-23

Como Citar

Sousa, H. M. B. A. de, Gomes, L. A. N., & Willima, K. G. (2024). DIVERSIDADES, CURRÍCULOS E CONSERVADORISMO: UMA ANÁLISE DO ESVAZIAMENTO DAS DISCUSSÕES SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE NA BNCC. ANAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E DIREITOS HUMANOS, 2(1), 01–05. https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1148

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.