ESCOLA, FORMAÇÃO DOCENTE E DIVERSIDADE SEXUAL

REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORAS DE ENSINO FUNDAMENTAL I

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Autores

  • Lilian de Oliveira Lino Universidade Estadual Paulista
  • Cláudio Rodrigues Alves Universidade Estadual Paulista
  • Rinaldo Correr Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1141

Palavras-chave:

Representações Sociais, Escola, Formação Docente, Diversidade Sexual, Professoras

Resumo

 Este estudo teve como objetivo analisar as Representações Sociais (RS) de professoras para identificar suas concepções sobre diversidade sexual no ambiente escolar. A metodologia adotada foi a análise do conteúdo, uma vez que esta pode ser conferida a discursos, os quais favorecem a análise de saberes que são possíveis fontes de representação. Os resultados suscitaram duas categorias de análise: a quem cabe o papel de educar para a diversidade sexual e entraves para o diálogo sobre diversidade sexual no ambiente escolar. A primeira categoria apontou três tipos de abordagens nas representações docentes: a moral-tradicionalista, a biológico-higienista e a emancipatória.  A segunda categoria revelou a ausência de capacitação em educação sexual e a não aceitação familiar como elementos que impedem o desenvolvimento dessa temática. Concluiu-se que, para que a educação sexual seja realidade, é crucial o investimento em políticas públicas e em formação docente que abordem a sexualidade, o gênero e a diversidade sexual.

 

Biografia do Autor

Lilian de Oliveira Lino, Universidade Estadual Paulista

Mestranda em Educação Sexual, UNESP. Campus de Araraquara.

Cláudio Rodrigues Alves, Universidade Estadual Paulista

Mestrando em Educação Sexual, UNESP. Campus de Araraquara.

Rinaldo Correr, Universidade Estadual Paulista

Doutor, UNESP. Campus de Araraquara.

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Publicado

2024-03-31

Como Citar

Lino, L. de O., Alves, C. R., & Correr, R. (2024). ESCOLA, FORMAÇÃO DOCENTE E DIVERSIDADE SEXUAL: REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORAS DE ENSINO FUNDAMENTAL I. ANAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E DIREITOS HUMANOS, 2(1), 01–05. https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1141

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