POLÍTICAS PÚBLICAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

OS DESAFIOS DO ACESSO E PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES NA ESEBA/UFU

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Autores

  • Emanuele Maria Silva Gonçalves Universidade Federal de Uberlândia
  • Fernanda de Magalhães Universidade Federal de Uberlândia
  • Tatiane Cristini a Silva Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1212

Palavras-chave:

Escola de Educação Básica da UFU – ESEBA, Políticas Públicas de Assistência Estudanti, Vulnerabilidade Socioeconômica

Resumo

A Constituição Federal de 1988 assegura que a educação é um direito de todas as pessoas e determina como responsabilidade do Estado a garantia de igualdade de oportunidades para o acesso e permanência dos estudantes. Diante disso, é fundamental que existam políticas públicas de assistência estudantil que criem condições efetivas para que a população em situação de vulnerabilidade socioeconômica consiga ingressar e usufruir de forma plena do seu direito constitucionalmente garantido. E neste cenário de luta, conquistas e efetivação de direitos, este trabalho tem como objetivo compreender como se dão as políticas de assistência estudantil direcionadas para discentes do Colégio de Aplicação ESEBA/UFU (Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia), considerando que as ações que buscam combater a exclusão social e melhorar a condição de vida dos estudantes do ensino superior desta universidade já estão consolidadas. Oportuno dizer que a ESEBA é uma escola pública diferente das demais municipais e estaduais, por fazer parte da rede federal de ensino tal como 16 outros colégios de aplicação no Brasil e o ingresso dá por meio de sorteio público. Cabe ressaltar que, no ano de 2018, foram implementadas na ESEBA ações afirmativas ampliando assim o acesso à educação básica para as minorias em situação de vulnerabilidade. Portanto, é imprescindível a existência de políticas públicas efetivas voltadas para este público. E em se tratando da metodologia utilizada neste trabalho, ela possui abordagem de pesquisa qualitativa com a análise e estudo da legislação que regula e destina os recursos para a Assistência Estudantil, compreendendo os programas que financiam a Educação Básica, mas também analisando a implementação das Políticas de Assistência Estudantil na UFU. A carência de acesso às políticas públicas estudantis para o público mais vulnerável dificulta a continuidade nos estudos, favorecendo a evasão escolar. Proporcionar condições para que estudantes de baixa renda ingressem e permaneçam na escola é de fundamental importância para construção de uma sociedade democrática mais justa e igualitária.

Biografia do Autor

Emanuele Maria Silva Gonçalves, Universidade Federal de Uberlândia

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFU, na linha de pesquisa Estado, Políticas e Gestão da Educação. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas, Educação e Cidadania (Pólis).

Fernanda de Magalhães, Universidade Federal de Uberlândia

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFU, na linha de pesquisa Estado, Políticas e Gestão da Educação. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial e Inclusão (GEPEPES).

Tatiane Cristini a Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFU, na linha de pesquisa Estado, Políticas e Gestão da Educação. Membro do Grupo Gestão da Educação Básica, Privatização e a Organização do Trabalho Pedagógico no município de Uberlândia e Horizontes para a Construção de Práticas Educativas na Perspectiva da Avaliação Formativa.

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Publicado

2024-03-24

Como Citar

Gonçalves, E. M. S., Magalhães, F. de, & a Silva, T. C. (2024). POLÍTICAS PÚBLICAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: OS DESAFIOS DO ACESSO E PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES NA ESEBA/UFU. ANAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E DIREITOS HUMANOS, 2(1), 01–02. https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1212

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