FORMAÇÃO DOCENTE E A EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS

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Autores

  • Antonio Jorge Ferreira Severino Secretaria de Educação do Estado do Ceará
  • Luiz Paulo da Silva Soares Universidade Federal de Pelotas
  • Vânia Alves Martins Chaigar Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1222

Palavras-chave:

Formação de Professores, Educação para os Direitos Humanos, Educação, Escola Pública

Resumo

 O presente estudo tem por objetivo analisar a importância da formação docente na promoção efetiva dos direitos humanos nas escolas. Para isso, amparamos a investigação em um levantamento bibliográfico (GIL, 2002), selecionando artigos indexados na base da Scielo e na biblioteca da ANPEd nos últimos 20 anos (2002-2022). Foram identificados trinta e cinco artigos, dos quais sete foram selecionados devido à sua relevância para a análise da formação de professores e sua contribuição para a promoção dos direitos humanos nas Ciências Humanas. Os resultados indicam que a formação docente impacta diretamente na abordagem das questões de diversidade e igualdade em sala de aula, bem como na capacidade de discutir temas complexos. No entanto, desafios, como o contexto político polarizado e a resistência à mudança, ainda persistem. Portanto, a formação de professores desempenha um papel vital na promoção dos direitos humanos nas escolas, embora ainda enfrente desafios a serem superados.

Biografia do Autor

Antonio Jorge Ferreira Severino, Secretaria de Educação do Estado do Ceará

Mestre em Educação, Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC-CE).

Luiz Paulo da Silva Soares, Universidade Federal de Pelotas

Doutorando em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Secretaria de Educação do Estado do RS (SEDUC-RS).

Vânia Alves Martins Chaigar, Universidade Federal do Rio Grande

Doutora em Educação, Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

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Publicado

2024-03-31

Como Citar

Severino, A. J. F., Soares, L. P. da S., & Chaigar, V. A. M. (2024). FORMAÇÃO DOCENTE E A EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS. ANAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E DIREITOS HUMANOS, 2(1), 01–05. https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1222

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