INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA E DIREITOS HUMANOS

PERCEPÇÕES DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

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Autores

  • Bárbara Spengle Universidade Federal do Pampa
  • Katarine Souza Universidade Federal do Pampa
  • Juliana Machado Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1105

Palavras-chave:

Educacao Inclusiva, Educacao Infantil, Formacao de Professores, Direitos Humanos

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo investigar as percepções de professores da primeira etapa da Educação Básica sobre a inclusão de crianças com deficiência. Além disso, relaciona essa questão com a garantia dos Direitos Humanos da criança com deficiência. Para isso, parte de uma abordagem qualitativa e utiliza como instrumento de coleta de dados um questionário composto por questões semiestruturadas, aplicado a sete professores no formato online. Os dados foram analisados a partir da análise textual qualitativa e apresentam como resultado que as professoras que participaram da pesquisa compreendem a Educação Inclusiva na Educação Infantil como um direito das crianças com deficiência. Ao mesmo tempo, essas profissionais indicam desafios para a efetivação da inclusão escolar. Dentre os desafios identificados, destacamos a formação de professores e compreendemos que a presença da temática da inclusão ao longo da formação docente é fundamental para o desenvolvimento profissional de professores que atuam em contextos educacionais inclusivos, de modo a contribuir para a superação de barreiras atitudinais, combate ao capacitismo e garantia de Direitos Humanos.

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Publicado

2024-02-23

Como Citar

Spengle, B., Souza, K., & Machado, J. (2024). INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA E DIREITOS HUMANOS: PERCEPÇÕES DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. ANAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E DIREITOS HUMANOS, 2(1), 01–11. https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1105

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