INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA E DIREITOS HUMANOS

PERCEPÇÕES DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

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Autores

  • Bárbara Machry Spengle Universidade Federal do pampa
  • Katarine Lapuente Souza Universidade Federal do pampa
  • Juliana Brandão Machado Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1208

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Educação Infanti, Formação de Professores, Direitos Humanos

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo investigar as percepções de professores da primeira etapa da Educação Básica sobre a inclusão de crianças com deficiência. Além disso, relaciona essa questão com a garantia dos Direitos Humanos da criança com deficiência. Para isso, parte de uma abordagem qualitativa e utiliza como instrumento de coleta de dados um questionário composto por questões semiestruturadas, aplicado a sete professores no formato online. Os dados foram analisados a partir da análise textual qualitativa e apresentam como resultado que as professoras que participaram da pesquisa compreendem a Educação Inclusiva na Educação Infantil como um direito das crianças com deficiência. Ao mesmo tempo, essas profissionais indicam desafios para a efetivação da inclusão escolar. Dentre os desafios identificados, destacamos a formação de professores e compreendemos que a presença da temática da inclusão ao longo da formação docente é fundamental para o desenvolvimento profissional de professores que atuam em contextos educacionais inclusivos, de modo a contribuir para a superação de barreiras atitudinais, combate ao capacitismo e garantia de Direitos Humanos.

Biografia do Autor

Bárbara Machry Spengle, Universidade Federal do pampa

Mestranda em Educação,Universidade Federal do ´Pampa, campus Jaguarão.

Katarine Lapuente Souza, Universidade Federal do pampa

Mestranda em Educação,Universidade Federal do Pampa, campus Jaguarão.

Juliana Brandão Machado, Universidade Federal do Pampa

Doutora em Educação; Universidade Federal do Pampa; campus Jaguarão.

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Publicado

2024-03-25

Como Citar

Spengle, B. M., Souza, K. L., & Machado, J. B. (2024). INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA E DIREITOS HUMANOS: PERCEPÇÕES DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. ANAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E DIREITOS HUMANOS, 2(1), 01–10. https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1208

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