FIRMAR O PÉ NO TERRITÓRIO
UMA PESQUISA CARTOGRÁFICA SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DOS(AS) PROFESSORES(AS) DE ARTE CONECTADA COM OS POVOS INDÍGENAS
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https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1227Palavras-chave:
Arte, Formação inicial de professores(as);, Povos indígenas, CartografiaResumo
Este estudo pretende investigar como o contato com as artes, as culturas e as histórias dos povos indígenas pode mobilizar licenciandos(as) em Arte Visuais, da Universidade Estadual do Paraná, localizada em Curitiba, a pensarem em outros modos da educação e da arte. A análise está voltada para as turmas da disciplina optativa Diversidade Cultural Brasileira (2019-2021). O método utilizado na pesquisa é a abordagem cartográfica. Os seguintes instrumentos serão analisados: diário de bordo da professora/pesquisadora; formulário do Google Forms e cartas desenvolvidas pelos(as) alunos(as). O referencial teórico do estudo faz alianças afetivas com escritores(as) indígenas e não-indígenas. O título do trabalho é inspirado no livro “Firmando o pé no território: temática indígena em escolas”, organizado por Angelise Pimenta e Paula Menezes (2020). Essa pesquisa está em processo e tem como propósito apontar possibilidades que contribuam significativamente na formação dos(as) docentes em Arte.