AS AÇÕES DAS INSTITUIÇÕES TEUTO-BRASILEIRAS
DESTINADAS A PREPARAÇÃO DE PROFESSORES COMO ELEMENTOS DE UM IDEÁRIO DE MODERNIDADE EDUCACIONAL PARA O SUL DO BRASIL (1909-1938)
Visualizações: 55DOI:
https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1099Palavras-chave:
Instituicoes Teuto-brasileiros, Identidade etnica cultural, Modernidade, Formacao de professores teuto-brasileirosResumo
Este estudo pretende refletir sobre algumas questões acerca do que constitui a ação das instituições teuto-brasileiras de formação de professores no sul do Brasil: o Lehrerseminar (Seminário de Formação de Professores Alemães), criado em 1909, em Taquari, Rio Grande do Sul, transferido em abril de 1926, para a cidade de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul; e o Lehrerpräparande (Instituto de Preparação de Professores), criado em 1928, na cidade de Benedito-Timbó, Santa Catarina. O objetivo consiste em investigar elementos da formação de professores nessas instituições, no intuito de compreendê-las como elementos que constituem o ideário de modernidade educacional para o País. O percurso teórico-metodológico, visou atender à problemática, como fio condutor o ideário moderno para compreender a organização pedagógica e científica. As fontes, atas, relatórios, transcrições, traduções, imagens, jornais, cadernos de aula, estatutos, regimentos. Aporte metodológico da investigação foi a história cultural e oral, por duas fontes orais encontradas neste cenário. Finalizamos com a abordagem dos elementos do ideário moderno educacional representados nas áreas de Pedagogia, Psicologia, Língua Alemã, Religião complementados por outras áreas destinadas a preparação dos professores.