FIRMAR O PÉ NO TERRITÓRIO

UMA PESQUISA CARTOGRÁFICA SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DOS(AS) PROFESSORES(AS) DE ARTE CONECTADA COM OS POVOS INDÍGENAS

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Autores

  • Flávia Gisele Nascimento Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1227

Palavras-chave:

Arte, Formação inicial de professores(as);, Povos indígenas, Cartografia

Resumo

Este estudo pretende investigar como o contato com as artes, as culturas e as histórias dos povos indígenas pode mobilizar licenciandos(as) em Arte Visuais, da Universidade Estadual do Paraná, localizada em Curitiba, a pensarem em outros modos da educação e da arte. A análise está voltada para as turmas da disciplina optativa Diversidade Cultural Brasileira (2019-2021). O método utilizado na pesquisa é a abordagem cartográfica. Os seguintes instrumentos serão analisados: diário de bordo da professora/pesquisadora; formulário do Google Forms e cartas desenvolvidas pelos(as) alunos(as). O referencial teórico do estudo faz alianças afetivas com escritores(as) indígenas e não-indígenas. O título do trabalho é inspirado no livro “Firmando o pé no território: temática indígena em escolas”, organizado por Angelise Pimenta e Paula Menezes (2020). Essa pesquisa está em processo e tem como propósito apontar possibilidades que contribuam significativamente na formação dos(as) docentes em Arte.

Biografia do Autor

Flávia Gisele Nascimento, Universidade Federal do Paraná

Mestre em Educação, Universidade Federal do Paraná (UFPR).

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Publicado

2024-03-30

Como Citar

Nascimento, F. G. (2024). FIRMAR O PÉ NO TERRITÓRIO: UMA PESQUISA CARTOGRÁFICA SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DOS(AS) PROFESSORES(AS) DE ARTE CONECTADA COM OS POVOS INDÍGENAS. ANAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E DIREITOS HUMANOS, 2(1), 01–05. https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1227