CRISE ESTRUTURAL DO CAPITAL, FORMAÇÃO DOCENTE E PANDEMIA COVID-19

O CASO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACED/UFC

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Autores

  • Daniela da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Sirneto da Silva Universidade Estadual do Ceará
  • Josefa Rabelo Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1118

Palavras-chave:

Crise estrutural do capita, Ensino Remoto, Curso de Pedagogia

Resumo

A crise estrutural do capital que se arrasta desde a década de 1970 escancarou, com a pandemia da Covid-19, o fosso das desigualdades que marca a história da luta de classes, velada pelo modo de produção capitalista. O Estado colocou-se, mais uma vez, ao lado dos capitalistas, destruindo direitos trabalhistas e precarizando as condições de trabalho. Os organismos multilaterais, defensores da educação como redentora das mazelas sociais e econômicas, recomendaram, sob a tutela do Estado, a continuidade das aulas mediadas pelas tecnologias e recursos digitais. Este artigo objetiva analisar criticamente a oferta do ensino superior em caráter emergencial e formato virtual, no contexto da pandemia da Covid-19, mediante as atividades desenvolvidas pelo curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (FACED), Universidade Federal do Ceará (UFC). Apoia-se em pesquisa teórico-bibliográfica e documental, fundamentada no onto-marxismo. Constata-se, que a FACED optou por um programa de ensino emergencial não-presencial composto por atividades de formação ampla, integral, para além do chamado ensino remoto, com ações voltadas para o apoio pedagógico, psicológico, socioeconômico e artístico-cultural. Conclui-se que o capital se apropria de todas as circunstâncias para sua reprodução e ampliação, reforçando a negação de uma formação humana que atenda às reais necessidades do ser social.

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Publicado

2024-02-23

Como Citar

da Silva, D., da Silva, S., & Rabelo, J. (2024). CRISE ESTRUTURAL DO CAPITAL, FORMAÇÃO DOCENTE E PANDEMIA COVID-19: O CASO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACED/UFC. ANAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E DIREITOS HUMANOS, 2(1), 01–20. https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1118

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