DIVERSIDADE E CONCEITO DE FAMÍLIA

UMA PROPOSTA DE LEITURA DE FOTOGRAFIAS

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Autores

  • Caroline Larrañaga Universidade Federal de Santa Maria
  • Edenise Favarin Universidade Federal de Santa Maria
  • Suzana Linhati Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1131

Palavras-chave:

Conceito de Família, Leitura de Imagem, Diversidade, Educação

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa que focalizou a (re)construção do conceito de família por meio da leitura de imagens fotográficas, a qual teve como escopo principal a problematização de uma das temáticas que envolvem a diversidade social existente em nossa sociedade. A proposta foi elaborada e implementada em uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Sant’Ana do Livramento-RS, em 2019. A metodologia utilizada trata-se de uma pesquisa pesquisa-ação (TRIPP, 2005) com base em métodos qualitativos (CRESWELL, 2010), composta de uma proposta-piloto dividida em 8 atividades, totalizando 14 horas/aula, as quais se voltaram à averiguação do que os estudantes entendiam por “família” e quais eram os seus conceitos de “leitura”. Ademais, as atividades direcionaram-se à reflexão e discussão sobre as diferentes formas em que as pessoas se organizam para viver, compondo diferentes formações familiares numa perspectiva de validação, reconhecimento e respeito à diversidade. A elaboração e a implementação da pesquisa estão ancoradas teoricamente nos pressupostos sobre as transformações sociais que alteraram as formações familiares (ARIÈS, 1981), nas diferentes formações familiares existentes na atualidade, (HINTZ, 2001; ROMANELLI, 2003) e na leitura da imagem fotográfica (KOSSOY, 2014; 2016; 2018). Os resultados da implementação apontaram que a fotografia, produzida em diferentes épocas, possui potencial para engajar os estudantes tanto na leitura dos recursos semióticos que compõem o arranjo da imagem quanto no fomento à problematização, reflexão e discussão de temas sociais. Além disso, evidenciou-se que a leitura do texto imagético de forma sistematizada não fazia parte do cotidiano de sala de aula dos estudantes, o que fundamenta a necessidade de práticas multimodais na escola. Somado a esse fato, percebeu-se, pelos discursos gerados pelos estudantes, que o conceito de família precisa ser alvo de exploração em práticas de ensino que reconheçam a urgência de um trabalho pautado na ética, na igualdade e na justiça social.

Biografia do Autor

Caroline Larrañaga, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Letras, Universidade Federal de Santa Maria.

Edenise Favarin, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Letras, Universidade Federal de Santa Maria.

Suzana Linhati, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Letras, Universidade Federal de Santa Maria.

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Publicado

2024-02-23

Como Citar

Larrañaga, C., Favarin, E., & Linhati, S. (2024). DIVERSIDADE E CONCEITO DE FAMÍLIA: UMA PROPOSTA DE LEITURA DE FOTOGRAFIAS. ANAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E DIREITOS HUMANOS, 2(1), 01–02. https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1131

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