DEPENDÊNCIA EDUCACIONAL
UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE CONSERVADORISMO E EDUCAÇÃO NO BRASIL A PARTIR DA TEORIA MARXISTA DA DEPENDÊNCIA
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https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1120Palavras-chave:
Dependência educacional, Conservadorismo, Capitalismo DependenteResumo
Este estudo almeja investigar a relação entre a nossa condição educacional, em um país capitalismo dependente, e o conservadorismo que torna ganhar força em nossa sociedade. Para tanto, realizamos uma análise da realidade educacional brasileira a partir da Teoria Marxista da Dependência, além de uma revisão bibliográfica acerca dos limites, contradições e potencial do papel e das condições que a educação possui no Brasil. Com base na categoria de “dependência educacional”, entendemos que na medida que a educação deve garantir as condições de reprodução de uma estrutura social bastante desigual, miserável, cujas requisições em termos de domínio técnico-científico por parte da classe trabalhadora são mínimas, junto com a necessidade de um ostensivo controle ideológico a fim de minimizar qualquer elemento crítico/contestatório, a educação torna-se instrumento fundamental da difusão do ideário conservador da burguesia brasileira, e a sua solução passa necessariamente por uma ruptura com o próprio capitalismo, rumo ao socialismo.