BULLYING ESCOLAR

VIOLÊNCIA, CONFLITO E A ABORDAGEM DA JUSTIÇA RESTAURATIVA

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Autores

  • José Leonardo Santos Universidade Federal Rural de Pernambuco/Fundação Joaquim Nabuco

DOI:

https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1115

Palavras-chave:

Bullying, Conflitos, Justiça Restaurativa, Violência

Resumo

A pesquisa em questão realiza um levantamento bibliográfico e documental, explorando os conflitos violentos de bullying nas escolas e sua relação com a Justiça Restaurativa. O objetivo central é compreender a natureza dos conflitos violentos na escola, analisando as características que definem o bullying, os envolvidos e as formas de intervenção. Além disso, a pesquisa propõe e questiona a existência de uma abordagem alternativa e sua tendência de resolver conflitos, propondo a Justiça Restaurativa como uma instrumento eficaz. Ao analisar os dados coletados, a pesquisa conclui que a Justiça Restaurativa desempenha um papel crucial no enfrentamento e prevenção dos conflitos violentos de bullying na escola. Assim, a pesquisa evidencia não apenas a complexidade dos conflitos de bullying nas escolas, mas também destaca a importância da abordagem restaurativa como uma forma significativa de promover a paz, a compreensão mútua e a resolução construtiva de conflitos no ambiente escolar.

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Publicado

2024-02-23

Como Citar

Santos, J. L. (2024). BULLYING ESCOLAR: VIOLÊNCIA, CONFLITO E A ABORDAGEM DA JUSTIÇA RESTAURATIVA. ANAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E DIREITOS HUMANOS, 2(1), 01–06. https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1115

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