EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PERSPECTIVA DO ENSINO DE GEOGRAFIA

A LUTA EM PROL DA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

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Autores

  • Helton Rodrigues Oliveira Universidade Federal do Maranhão
  • Vanuza da Silva Cruz Universidade Federal do Maranhão
  • Igor Bergamo Anjos Gomes Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1213

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Ciência Moderna, Ensino de Geografia, Justiça Social, Ambiente Natura

Resumo

A ascensão da ciência moderna marcou um distanciamento significativo na relação entre sociedade e natureza, influenciando a percepção de que a humanidade sustentava um controle absoluto sobre o ambiente. Resultando em práticas exploratórias e destrutivas, ignorando as interconexões vitais entre os sistemas naturais e sociais. A Educação Ambiental emerge como uma ferramenta crucial para reverter essa dicotomia, buscando reintegrar à sociedade à sua interdependência intrínseca com a natureza. Portanto, visando não apenas preservar ecossistemas, mas também salvaguardar o direito fundamental de todas as pessoas a um ambiente saudável e equilibrado, estabelecendo assim uma ponte essencial entre sustentabilidade ambiental e justiça social. Analisando criticamente as bases teóricas que moldaram a visão da sociedade em relação ao ambiente natural. A metodologia adotada compreendeu uma abordagem exploratória, utilizando pesquisa bibliográfica. Assim, a revisão da literatura discutiu o papel histórico da ciência moderna e a evolução da Educação Ambiental como resposta a esses desafios. Os resultados destacam a necessidade de uma abordagem mais integrada no ensino de Geografia, reconhecendo a complexidade das questões ambientais contemporâneas. Além disso, sublinham a importância da Educação Ambiental como um catalisador para uma consciência mais ampla sobre a preservação ambiental, promovendo uma visão holística do mundo natural.

Biografia do Autor

Helton Rodrigues Oliveira, Universidade Federal do Maranhão

Bacharel em Administração pelo Centro Universitário Estácio, Campus São Luís – MA (2019). Graduando em Licenciatura em Geografia - Universidade Federal do Maranhão – UFMA.

Vanuza da Silva Cruz, Universidade Federal do Maranhão

Graduanda em Licenciatura em Geografia - Universidade Federal do Maranhão – UFMA.

Igor Bergamo Anjos Gomes, Universidade Federal do Maranhão

Doutor em Ciências Sociais, Universidade Federal do Maranhão - UFMA.

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Publicado

2024-03-24

Como Citar

Oliveira, H. R., Cruz, V. da S., & Gomes, I. B. A. (2024). EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PERSPECTIVA DO ENSINO DE GEOGRAFIA: A LUTA EM PROL DA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL. ANAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E DIREITOS HUMANOS, 2(1), 01–20. https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1213

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