O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA BNCC COMO UMA POLÍTICA PÚBLICA
Visualizações: 127DOI:
https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1145Palavras-chave:
BNCC, Políticas Curriculares, NeoliberalismoResumo
O presente estudo visa analisar a construção da Base Nacional Comum Curricular considerando as políticas públicas que a subsidiaram. O objetivo é analisar a BNCC da Educação Infantil e Ensino Fundamental no contexto histórico e político, bem como os documentos e políticas que subsidiaram sua construção visando contribuir para as discussões acerca das Políticas Curriculares nas escolas. Por se tratar de uma Política Curricular recente, faz-se necessário refletir sobre tal proposta em seu cerne, o período político em que foi construída, partindo-se da conjuntura de como os ideais neoliberais tem influenciado propostas curriculares e consequentemente a BNCC. Realizaremos pesquisas bibliográfica e documental, em bancos de dados informatizados, com abordagem qualitativa. Como resultado parcial, refletiu-se sobre concepções de Currículo escolar que envolvem diferentes tempos históricos, a explicitação de alguns documentos que nortearam a construção da BNCC, o processo de construção e a influência ideológica mediante o ideário neoliberal.