O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA BNCC COMO UMA POLÍTICA PÚBLICA

Visualizações: 127

Autores

  • Leiriane Tomaz Ferreira Martins Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1145

Palavras-chave:

BNCC, Políticas Curriculares, Neoliberalismo

Resumo

 O presente estudo visa analisar a construção da Base Nacional Comum Curricular considerando as políticas públicas que a subsidiaram. O objetivo é analisar a BNCC da Educação Infantil e Ensino Fundamental no contexto histórico e político, bem como os documentos e políticas que subsidiaram sua construção visando contribuir para as discussões acerca das Políticas Curriculares nas escolas.  Por se tratar de uma Política Curricular recente, faz-se necessário refletir sobre tal proposta em seu cerne, o período político em que foi construída, partindo-se da conjuntura de como os ideais neoliberais tem influenciado propostas curriculares e consequentemente a BNCC. Realizaremos pesquisas bibliográfica e documental, em bancos de dados informatizados, com abordagem qualitativa. Como resultado parcial, refletiu-se sobre concepções de Currículo escolar que envolvem diferentes tempos históricos, a explicitação de alguns documentos que nortearam a construção da BNCC, o processo de construção e a influência ideológica mediante o ideário neoliberal.

Biografia do Autor

Leiriane Tomaz Ferreira Martins, Universidade Federal de Uberlândia

Especialista em Supervisão Pedagógica e Inspeção Escolar. Cursando Mestrado em Educação na Linha de Pesquisa: Estado, Políticas e Gestão da Educação na Universidade Federal de Uberlândia. Professora da Educação Infantil e Séries Iniciais na Prefeitura Municipal de Uberlândia.

Downloads

Publicado

2024-03-19

Como Citar

Martins, L. T. F. (2024). O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA BNCC COMO UMA POLÍTICA PÚBLICA. ANAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E DIREITOS HUMANOS, 2(1), 01–05. https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1145

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.