DIVERSIDADE E INCLUSÃO

A INTEGRAÇÃO DO APLICATIVO “MOUSE TIMER” COMO ESTRATÉGIA PSICOPEDAGÓGICA PARA CRIANÇAS COM TDAH

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Autores

  • Edenise Favarin Universidade Federal de Santa Maria
  • Caroline Larrañaga Universidade Federal de Santa Maria
  • Suzana Toniolo Linhati Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1134

Palavras-chave:

Diversidade, Aplicativo, Estratégia Psicopedagógica, TDAH

Resumo

Este trabalho tem por objetivo discutir a eficácia da integração do aplicativo “Mouse Timer” como uma estratégia psicopedagógica inclusiva no processo de concentração e organização temporal em crianças com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). A proposta foi conduzida com uma amostra de 4 crianças, que atende a diversidade do público diagnosticado com TDAH, com idades entre 9 e 10 anos, em uma clínica psicopedagógica, localizada no município de São Gabriel, Rio Grande do Sul (RS). O “Mouse Timer” é um cronômetro digital lúdico que tem como personagem um ratinho faminto que está em busca de um delicioso queijo, porém, para alcançá-lo, ele precisa comer maçãs. O diferencial é que cada maçã representa o tempo definido pelo usuário no cronômetro para estipular o período para a realização da tarefa. Portanto, quanto mais maçãs o ratinho consumir, maior será o tempo contabilizado. No desenvolvimento da proposta, as crianças foram instruídas a definir o tempo que julgavam necessário para completar cada tarefa escolar, estabelecendo metas realistas. As crianças foram divididas em dois grupos, denominados: grupo experimental (GE) e grupo de controle (GC). O GE recebeu uma intervenção psicopedagógica baseada na integração do cronômetro “Mouse Timer”, enquanto o GC não recebeu nenhum apoio adicional. A abordagem metodológica adotada é qualitativa (MINAYO; DESLANDES; 2007) e o tipo de pesquisa configura-se como estudo de caso (YIN, 2005). Para a intervenção, as crianças do GE fizeram o manejo do aplicativo ao realizarem as tarefas escolares. Foram realizadas 4 intervenções psicopedagógicas com duração de 40 minutos. O referencial teórico que orienta a tessitura desta proposta pauta-se nos estudos de Machado et al. (2005). Os resultados mostraram que, durante as intervenções na clínica, as crianças do GE que integraram o aplicativo durante a realização das tarefas escolares apresentaram melhorias significativas em relação à atenção, agilidade, organização temporal e desempenho acadêmico, comparadas às crianças do GC que não receberam a intervenção. As crianças do GE demonstraram maior capacidade de se concentrar nas atividades por períodos mais longos, além de apresentarem uma maior consciência sobre o gerenciamento do tempo. A integração do aplicativo “Mouse Timer” mostrou-se uma estratégia eficaz no auxílio à concentração, agilidade e organização temporal de crianças com TDAH. A partir dos resultados obtidos, sugere-se a implementação deste cronômetro como uma ferramenta suporte que pode contribuir positivamente para o desenvolvimento acadêmico e social dessas crianças.

Biografia do Autor

Edenise Favarin, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Letras, Universidade Federal de Santa Maria.

Caroline Larrañaga, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Letras, Universidade Federal de Santa Maria.

Suzana Toniolo Linhati, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Letras, Universidade Federal de Santa Maria.

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Publicado

2024-02-23

Como Citar

Favarin, E., Larrañaga, C., & Linhati, S. T. (2024). DIVERSIDADE E INCLUSÃO: A INTEGRAÇÃO DO APLICATIVO “MOUSE TIMER” COMO ESTRATÉGIA PSICOPEDAGÓGICA PARA CRIANÇAS COM TDAH. ANAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E DIREITOS HUMANOS, 2(1), 01–02. https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1134

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