A LEI Nº 10.639/2003

(IR)RELEVÂNCIA À INCLUSÃO DOS CONTEÚDOS ÉTNICO-RACIAIS? (IN)EFETIVIDADE À EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA?

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Autores

  • Sheyla da Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Lana Palmeira Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1128

Palavras-chave:

Educação Étnico-Racial, Lei nº 10.639/2003, Educação em Direitos Humanos

Resumo

O presente estudo busca realizar uma análise da Lei nº 10.639/03, que estabelece diretrizes para inclusão de temáticas alusivas à História e Cultura Afro-Brasileira, fazendo um breve retrospecto ao contexto político e histórico de sua promulgação, problematizando o referido marco normativo à luz da realidade atual, a fim de gerar reflexões em torno da sua concretude ou não no chão da escola e, consequentemente, se há uma verdadeira garantia da Educação Antirracista. Como opção metodológica, elegeu-se a abordagem qualitativa, com ênfase na revisão bibliográfica. Nas considerações finais, inferiu-se que embora a promulgação da Lei 10.639/2003 seja um contributo na perspectiva da educação antirracista, necessita-se, ainda, de mais políticas institucionais pedagógicas a fim de garantir, de fato, a promoção de uma educação igualitária e equitativa.

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Publicado

2024-02-23

Como Citar

da Silva, S., & Palmeira, L. (2024). A LEI Nº 10.639/2003: (IR)RELEVÂNCIA À INCLUSÃO DOS CONTEÚDOS ÉTNICO-RACIAIS? (IN)EFETIVIDADE À EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA?. ANAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E DIREITOS HUMANOS, 2(1), 01–14. https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1128

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