MEUS FILHOS, MINHAS REGRAS
APONTAMENTOS SOBRE A PRIVATIZAÇÃO FAMILIAL DA EDUCAÇÃO
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https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1260Palavras-chave:
Governamentalidade neoliberal conservadora, Família, Escola sem partido, Escolarização doméstica.Resumo
Este trabalho apresenta um recorte de pesquisa realizada em âmbito de doutorado e tem como objetivo problematizar a privatização familial da educação decorrente das estratégias de manutenção do projeto político neoliberal. A partir das lentes teórico-metodológicas da governamentalidade (Foucault, 2010; 2023), o trabalho discute como a governamentalidade neoliberal, em sua atual face conservadora, encontra em aparatos como o Programa Escola sem Partido e o movimento a favor da escolarização doméstica mecanismos que visam estabelecer a precedência dos valores tradicionais da família em políticas educacionais brasileiras formuladas na última década. A partir da discussão levantada, entende-se que a ascensão de uma agenda familiar nos domínios da educação está diretamente vinculada ao intento neoliberal de dissolução dos laços sociais e de primazia de uma ordem privada, homogênea e familiar em detrimento de uma ordem pública, plural e democrática.