Education

80 Items

Nesta categoria, você encontrará uma seleção cuidadosamente curada de artigos que se enquadram na área da educação, representando o compromisso da Revista de Estudos Interdisciplinares com a promoção do conhecimento interdisciplinar e da mais alta qualidade acadêmica. Abordando uma ampla variedade de tópicos, nossos artigos educacionais oferecem pesquisas inovadoras e perspectivas críticas sobre os desafios e avanços no campo da educação.

Explorando desde questões pedagógicas contemporâneas até análises aprofundadas sobre políticas educacionais, nosso objetivo é fornecer um espaço onde pesquisadores, educadores e interessados no campo da educação possam se manter atualizados sobre as últimas tendências, teorias e práticas.

Através dessa categoria, buscamos incentivar a discussão e o compartilhamento de conhecimento, contribuindo para a melhoria contínua da educação e seu impacto na sociedade. Nossos autores, especialistas e pesquisadores estão comprometidos em oferecer um conteúdo valioso e informado para enriquecer o diálogo educacional e inspirar a inovação no setor.

Sinta-se à vontade para explorar nossa seleção de artigos na área da educação e mergulhar em questões que moldam a maneira como aprendemos, ensinamos e compreendemos o mundo da educação.

All Items

  • A BRIEF APPROACH ON TEACHING-LEARNING PROCEDURES AND SOFTY SKILLS IN CIVIL ENGINEER TRAINING

    Luiz Antonio Farani de Souza
    01-23

    Visualizações: 429
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i6.1192
  • A EDUCAÇÃO COMO DISPOSITIVO DE CONTROLE BIOPOLÍTICO DISCURSOS SOBRE GÊNERO E EDUCAÇÃO SEXUAL

    Victoria Pedrazzi, Joice Graciele Nielsson
    01-13

    Visualizações: 552
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.1095
  • A EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA QUE REVERBERA NAS AÇÕES EM ARTE NOS INSTITUTOS FEDERAIS

    Charles Immianovsky
    01-17

    Visualizações: 397
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.1075
  • A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA EM UM CENTRO EDUCACIONAL DE TEMPO INTEGRAL EM PARINTINS/AM

    Denilson Diniz Pereira, Maria Lília Imbiriba Sousa Colares
    01-12

    Visualizações: 876
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.974
  • A STATE OF THE ART ON THE VALUATION OF PROFESSIONALS IN EARLY EARLY EDUCATION TEACHING

    Emanuela Celi da Silva Ferreira, Joedson Brito dos Santos
    01-16

    Visualizações: 725
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.1136
  • AÇÕES DO COLETIVO YACI NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS CONSTRUINDO UMA EDUCAÇÃO FEMINISTA E EMANCIPADORA

    Flávia Fernanda Santos Silva, Alessandra Araújo da Silva, Ananda Maria Pinto Gomes
    01-14

    Visualizações: 419
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.1077
  • Afro-Amazonian Sankofa Women. Educational Processes in Political Movement.

    Gilcilene Dias da Costa , Maria Madalena Silva da Silva
    01-20

    Visualizações: 474
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i3.1526
  • AN ANALYSIS OF THE PEDAGOGICAL INTENTIONALITY OF THE MANAGEMENT OF THE MUNICIPAL NETWORK OF EARLY CHILDHOOD EDUCATION IN PALMAS-TO

    Luana Cristina Santos da Silva, Lisiane Costa Claro, Hardalla Santos do Valle
    01-24

    Visualizações: 358
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i4.1654
  • AN OVERVIEW OF CONTEMPORARY BRAZILIAN INDIGENOUS LITERATURE

    Djalma Barboza Enes Filho, Sônia Elina Sampaio Enes, Pedro Lopes da Silva
    01-20

    Visualizações: 344
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v7i1.1875
  • ARTIFICIAL INTELLIGENCE IN THE BRAZILIAN JUDICIARY THE THREATS OF THE ROBOT-JUDGE TO INDIVIDUAL AND COLLECTIVE RIGHTS

    Paula Beatriz Lima Cruz, Patrícia Verônica Nunes Carvalho Sobral de Souza
    01-20

    Visualizações: 599
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v7i1.1354
  • ATOMIC ANIMATION DISCOVERING THE ANIMATION CREATION PROCESS WITH ARTIFICIAL INTELLIGENCE

    Michele Batista dos Santos, Estéfano Vizconde Veraszto
    01-13

    Visualizações: 184
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i6.1293
  • BODY-MIND, AFFECTS, AND EDUCATION SPINOZIAN ENCOUNTERS

    Huanderson Barroso Lobo, José Vicente de Souza Aguiar
    39-60

    Visualizações: 493
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v5i6.619
  • Brazilian High School (2009 - 2019) Hegemony in Curriculum Discourses

    Aline Rabelo Marques
    01-22

    Visualizações: 439
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.958
  • Challenges and Strategies in Supporting Students with Acquired Blindness

    Priscilla Pinzetta, Valquiria Alves da Silva, Vinicius Aparecido Galdino, Roberto Gimenez
    01-20

    Visualizações: 304
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1514
  • CHILDREN'S PARTICIPATION IN CURRICULUM DEVELOPMENT IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION SOME IMPLICATIONS

    Jorge dos Santos Silva, Maria Regina dos Santos Costa, Karla Bianca Freitas de Souza Monteiro
    01-16

    Visualizações: 505
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i4.1643
  • CITIZENSHIP AND DEMOCRACY AN APPROACH IN SECONDARY EDUCATION IN PROFESSIONAL AND TECHNOLOGICAL EDUCATION

    Douglas Ribeiro Nunes, Eduardo André Mossin
    01-15

    Visualizações: 66
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v7i2.1585
  • CLASSICAL LIBERALISM AND HUMAN CAPITAL ACCESS TO EDUCATION AS A CRITERION OF FREEDOM

    Taís Regina Costa, Sara Almeida
    01-14

    Visualizações: 135
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v7i1.1302
  • Classroom Management by Physical Education Teachers and Pedagogues Working in the Municipal Education System of Jacareí

    Júlio César Melo de Moraes, Myrian Abecassis Faber
    01-12

    Visualizações: 425
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.978
  • COLONIALITY OF BEING THE DECONSTRUCTION OF NARRATIVES ABOUT INDIGENOUS PEOPLES IN THE POMBALINO DIRECTORY

    Erick de Brito Sampaio, Rozane Alonso Alves, José Vicente Souza Aguiar
    01-18

    Visualizações: 263
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i5.1678
  • CONSTRUCTION AND VALIDATION OF EDUCATIONAL HEALTHCARE GAMES AN INTEGRATIVE REVIEW STUDY

    Juliana de Castro Prado, Regiane da Silva Macuch, Rute Grossi Milani
    01-22

    Visualizações: 262
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v7i2.1709
  • CONTINUING EDUCATION FOR TEACHERS IN YOUTH AND ADULT EDUCATION CHALLENGES AND PROPOSITIONS FOR TEACHING PRACTICE

    Carlos Rochester Ferreira de Lima, Diana Nara da Silva Oliveira, Perpétua Socorro Lopes Sampaio, Joel Ivo de Sousa Araújo
    134-149

    Visualizações: 820
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v5i6.956
  • CONTRIBUTIONS OF MINI-DIDACTIC SEQUENCES WITH CTSA APPROACH FOR CHEMISTRY TEACHING THE THEME "STRAWBERRY CHEMISTRY" AS A TOOL FOR MEANINGFUL LEARNING

    Franciely Ignachewski, Elisa Aguayo da Rosa
    01-16

    Visualizações: 86
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v7i2.1371
  • CTS in Elementary School I Analysis of the Science Textbook Used in the Municipal Network of Marilândia do Sul

    Alex Barbosa da Silva, Cláudia Lopes, Adriano Lopes Romero
    01-20

    Visualizações: 725
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1082
  • CURRICULUM AND SPECIAL EDUCATION IN THE INCLUSIVE PERSPECTIVE A LOOK AT THE TOCANTINS EDUCATION SYSTEM

    Diego Monteiro de Queiroz, Katia Gonçalves Dias, Marilene da Silva Moura, Janeisi de Lima Meira
    01-14

    Visualizações: 332
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i4.1714
  • DEVELOPMENT AND APPLICATION OF AN ASSISTIVE APP FOR REAL-TIME OBJECT RECOGNITION FOR PEOPLE WITH VISUAL IMPAIRMENTS AND AUTISM SPECTRUM DISORDER (ASD)

    Ilma Rodrigues de Souza Fausto, Emanuel Henrique Souza dos Santos, Felipe de Oliveira Andrade, Lucas Rodrigues Simione, Victor Oliveira de Almeida, Ruth Maria Mariani Braz, Fabiana Rodrigues Leta
    01-27

    Visualizações: 159
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v7i2.1093
  • DEVELOPMENT AND EVALUATION OF A MOBILE APP TO ASSIST SIGHTED TEACHERS IN RECOGNIZING AND TRANSLATING BRAILLE.

    Roberto Pereira do Nascimento, Josivan Rodrigues dos Reis, Regina de Oliveira Heidrich, Dante Augusto Couto Barone
    01-24

    Visualizações: 308
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i5.1258
  • DIGITAL TECHNOLOGIES IN COUNTRY SCHOOLS FROM THE RIGHT TO EDUCATIONAL PRACTICES

    Geysa Novais Viana Matias, Arlete Ramos dos Santos
    01-22

    Visualizações: 235
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v7i1.1571
  • DROPOUT AND FAILURE IN THE UNDERGRADUATE COURSES OF THE UEA HIGHER NORMAL SCHOOL CHALLENGES AND PERSPECTIVES

    Rosilene Gomes da Silva Ferreira, Hileia Monteiro Maciel Cabral, Jéssica da Cruz Chagas
    01-15

    Visualizações: 513
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i4.1646
  • EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL UM ESTUDO DE CASO EM ESCOLA DE ZONA RURAL

    Elise Pereira Vitoria, Maurício Aires Vieira
    01-15

    Visualizações: 657
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.1189
  • EDUCAÇÃO HUMANIZADORA E PROFISSIONALIZANTE E OS DIREITOS HUMANOS

    Ladyr Dias Dornelas Paula Ferreira
    01-13

    Visualizações: 485
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.1084
  • ETHICAL AND CITIZENSHIP TRAINING OF THE STUDENT THROUGH TRANSVERSALITY IN THE PORTUGUESE LANGUAGE COURSE

    Cláudia Simonetti Silva Oliveira, Daniel do Nascimento Oliveira, Juliana do Carmo da Silva Oliveira, Damares da Silva Barbosa Batista
    01-18

    Visualizações: 514
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i4.1652
  • EXPLORANDO RELAÇÕES ENTRE IDENTIDADE DOCENTE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

    Daniel Azevedo de Brito, Silvina Pimentel Silva, Leiliane Frota Correia Lima
    01-15

    Visualizações: 338
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i3.1198
  • FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ANÁLISE DO ESTADO DA QUESTÃO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO PARA O CONSUMO

    Graziela Martins Jordao, Arleide Rosa da Silva
    01-18

    Visualizações: 558
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.1079
  • FORMATIVE PROCESSES IN HUMAN RIGHTS A TRAINING PROPOSAL FOR PET PEDAGOGY AT UNIPAMPA - CAMPUS JAGUARÃO

    Lucas da Costa Lage, Isadora Cabreira da Silva, Juliana Brandão Machado
    01-22

    Visualizações: 488
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i3.1285
  • FULL EDUCATION AND FULL-TIME EDUCATION IN HIGH SCHOOL IN MATO GROSSO: STIMULUS TO THE STEAM MOVEMENT

    Waleska Gonçalves de Lima, Ana Lara Casagrande, Cristiano Maciel
    01-20

    Visualizações: 539
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.979
  • Geometric Visualization of Linear Systems Study of the Applicability of Technological Resources in the Learning of Linear Systems

    Roberto Vítor Lima Gomes Rodrigues, Ricardo Argenton Ramos, Edson Leite Araújo
    01-17

    Visualizações: 219
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1172
  • Gypsy Peoples in Brazilian Postgraduate Studies What Do the Theses and Dissertations Say?

    Francisca Marli Rodrigues de Andrade, Fabio Alves Gomes de Oliveira, José Alencar Mangia Júnior
    01-20

    Visualizações: 556
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i3.1481
  • HEALTH IN THE SCHOOL CONTEXT

    Patricia da Silva Dias, Mara Elisângela Jappe Goi
    01-26

    Visualizações: 347
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i6.1344
  • High Abilities/Giftedness in Activities of the Diversified Core in High School A Proposal for Inclusion

    Helciyane do Firmamento Silva Soares, Márcia Raica e Silva Lima, Almervanda de Souza Campelo
    01-22

    Visualizações: 553
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1336
  • Hip-Hop Culture as a Device for Non-Formal, Emancipatory, and Liberating Education

    David Freitas dos Santos, Nathália Mota Epifânio
    01-18

    Visualizações: 1090
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1327
  • HUMAN RIGHTS IN TEACHER TRAINING FOR EPT

    Ingrid Simoes Gross, Adriana Duarte Leon
    01-13

    Visualizações: 43
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v7i3.1890
  • HUMANOID ROBOTS IN THE EDUCATIONAL AND THERAPEUTIC CONTEXT OF CHILDREN WITH AUTISM CHARACTERISTICS AND APPLICATIONS

    George França, Héllen Souza Luz, Simone Irigon, Ricardo Soares
    01-25

    Visualizações: 421
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i4.1306
  • INCLUSION AND SUSTAINABILITY INCLUSIVE PEDAGOGICAL PRACTICES IN A REGULAR EDUCATION CLASS IN VITÓRIA/ES

    Jolimar Cosmo, Fernando Domingos Vieira Sartorio, Marciane Cosmo Louzada, Hiran Pinel
    01-18

    Visualizações: 415
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i4.1653
  • INCLUSIVE EDUCATION FOR UNLEASHING THE TALENTS OF PERSONS WITH DISABILITIES

    Anilton Oliveira da Silva, Queli Ghilardi Cancian , Roney Ricardo Cozzer
    67-82

    Visualizações: 716
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v5i7.904
  • INTERACTIVE DIDACTIC SEQUENCES DISCUSSING THE CONCEPT OF BISECTOR OF AN INTERNAL ANGLE OF ANY TRIANGLE

    Elivanio Carneiro do Nascimento Junior, Otávio Floriano Paulino
    01-13

    Visualizações: 405
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v7i1.1171
  • INTERDISCIPLINARIDADE NO CURRÍCULO INTEGRADO NA REGIÃO TAPAJÔNICA NA AMAZÔNIA PARAENSE ANÁLISE DO PROJETO PEDAGÓGICO DO IFPA

    Suellen Ferreira Barbosa, Fabiana Sena da Silva, Marcio Antonio Raiol dos Santos
    01-22

    Visualizações: 270
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.1086
  • INVENTORY ON THE PEDAGOGICAL RESIDENCY PROGRAM AND TEACHER EDUCATION IN NATIONAL JOURNALS (2017-2022)

    Evelyn Moreira Dias Gonzalez, Simone Vieira Batista , Patricia Sara Lopes Melo
    01-23

    Visualizações: 290
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i5.1489
  • MAPPING SCHOOL INCLUSION OPERATIONALIZATION OF THE INDIVIDUALIZED EDUCATIONAL PLAN (IEP) FOR CHILDREN WITH AUTISM

    Viviane Cristina de Mattos Battistello, Rosemari Lorenz Martins, Leonardo Rocha de Almeida
    01-21

    Visualizações: 313
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v7i1.1370
  • MAPS FOR RESEARCH IN EDUCATION FROM THE PHILOSOPHY OF DIFFERENCE

    Mário de Faria Carvalho, Luis Massilon da Silva Filho
    01-14

    Visualizações: 530
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1027
  • O PROJETO BURAREIRO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DE UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA NA AMAZÔNIA

    Antônio Carlos Maciel, Cintia Adélia da Silva , Claudinei Frutuoso , Antônio Lemos Régis
    01-22

    Visualizações: 1021
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.1085
1-50 of 80