Educação

Explorar 59 títulos

Nesta categoria, você encontrará uma seleção cuidadosamente curada de artigos que se enquadram na área da educação, representando o compromisso da Revista de Estudos Interdisciplinares com a promoção do conhecimento interdisciplinar e da mais alta qualidade acadêmica. Abordando uma ampla variedade de tópicos, nossos artigos educacionais oferecem pesquisas inovadoras e perspectivas críticas sobre os desafios e avanços no campo da educação.

Explorando desde questões pedagógicas contemporâneas até análises aprofundadas sobre políticas educacionais, nosso objetivo é fornecer um espaço onde pesquisadores, educadores e interessados no campo da educação possam se manter atualizados sobre as últimas tendências, teorias e práticas.

Através dessa categoria, buscamos incentivar a discussão e o compartilhamento de conhecimento, contribuindo para a melhoria contínua da educação e seu impacto na sociedade. Nossos autores, especialistas e pesquisadores estão comprometidos em oferecer um conteúdo valioso e informado para enriquecer o diálogo educacional e inspirar a inovação no setor.

Sinta-se à vontade para explorar nossa seleção de artigos na área da educação e mergulhar em questões que moldam a maneira como aprendemos, ensinamos e compreendemos o mundo da educação.

Todos los ítems

  • ROBOTS HUMANOIDES EN EL CONTEXTO EDUCATIVO Y TERAPÉUTICO DE NIÑOS CON AUTISMO CARACTERÍSTICAS Y APLICACIONES

    George França, Héllen Souza Luz, Simone Irigon, Ricardo Soares
    01-25

    Visualizações: 212
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i4.1306
  • A EDUCAÇÃO COMO DISPOSITIVO DE CONTROLE BIOPOLÍTICO DISCURSOS SOBRE GÊNERO E EDUCAÇÃO SEXUAL

    Victoria Pedrazzi, Joice Graciele Nielsson
    01-13

    Visualizações: 395
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.1095
  • A EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA QUE REVERBERA NAS AÇÕES EM ARTE NOS INSTITUTOS FEDERAIS

    Charles Immianovsky
    01-17

    Visualizações: 292
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.1075
  • A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA EM UM CENTRO EDUCACIONAL DE TEMPO INTEGRAL EM PARINTINS/AM

    Denilson Diniz Pereira, Maria Lília Imbiriba Sousa Colares
    01-12

    Visualizações: 470
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.974
  • AÇÕES DO COLETIVO YACI NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS CONSTRUINDO UMA EDUCAÇÃO FEMINISTA E EMANCIPADORA

    Flávia Fernanda Santos Silva, Alessandra Araújo da Silva, Ananda Maria Pinto Gomes
    01-14

    Visualizações: 295
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.1077
  • ACOGIDA ESCOLAR E INCLUSIÓN DE NIÑOS EN SITUACIÓN DE REFUGIO EN LOS PRIMEROS AÑOS DE LA EDUCACIÓN PRIMARIA

    Marcia Teixeira, Andreia Cristiane Silva Wiezzel
    01-23

    Visualizações: 204
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i4.879
  • Altas Habilidades/Superdotación en Actividades de la Base Diversificada en la Educación Secundaria Una Propuesta para la Inclusión

    Helciyane do Firmamento Silva Soares, Márcia Raica e Silva Lima, Almervanda de Souza Campelo
    01-22

    Visualizações: 333
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1336
  • ANIMACIÓN ATÓMICA DESCUBRIENDO EL PROCESO DE CREACIÓN DE ANIMACIÓN CON INTELIGENCIA ARTIFICIAL

    Michele Batista dos Santos, Estéfano Vizconde Veraszto
    01-13

    Visualizações: 1
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i6.1293
  • COLONIALIDAD DEL SER LA DECONSTRUCCIÓN DE LAS NARRATIVAS SOBRE LOS PUEBLOS INDÍGENAS EN EL DIRECTORIO POMBALINO

    Erick de Brito Sampaio, Rozane Alonso Alves, José Vicente Souza Aguiar
    01-18

    Visualizações: 70
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i5.1678
  • CONCEPCIÓN DE DOCENTES Y ESTUDIANTES DEL ÁREA DE EDUCACIÓN EN CIENCIAS SOBRE EL PLAGIO.

    Rose Cristina Alves Nunes, Carlos Maximiliano Dutra
    01-20

    Visualizações: 234
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i5.1360
  • CTS en la Educación Primaria I Análisis del Libro de Texto de Ciencias Utilizado en la Red Municipal de Marilândia do Sul

    Alex Barbosa da Silva, Cláudia Lopes, Adriano Lopes Romero
    01-20

    Visualizações: 470
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1082
  • CUERPO-MENTE, AFECTOS Y EDUCACIÓN ENCUENTROS SPINOZIANOS

    Huanderson Barroso Lobo, José Vicente de Souza Aguiar
    39-60

    Visualizações: 333
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v5i6.619
  • CURRÍCULO Y EDUCACIÓN ESPECIAL EN LA PERSPECTIVA INCLUSIVA UNA MIRADA AL SISTEMA EDUCATIVO DE TOCANTINS

    Diego Monteiro de Queiroz, Katia Gonçalves Dias, Marilene da Silva Moura, Janeisi de Lima Meira
    01-14

    Visualizações: 150
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i4.1714
  • Desafíos y Estrategias en la Atención a Estudiantes con Ceguera Adquirida

    Priscilla Pinzetta, Valquiria Alves da Silva, Vinicius Aparecido Galdino, Roberto Gimenez
    01-20

    Visualizações: 185
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1514
  • Docencia en Tiempos de Pandemia LOS DESAFÍOS EN LA ENSEÑANZA EN UN CENTRO EDUCATIVO RURAL

    Jéferson Schneider Iéque, Adriana Duarte Leon
    61-83

    Visualizações: 186
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v5i6.634
  • EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL UM ESTUDO DE CASO EM ESCOLA DE ZONA RURAL

    Elise Pereira Vitoria
    01-15

    Visualizações: 369
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.1189
  • EDUCAÇÃO HUMANIZADORA E PROFISSIONALIZANTE E OS DIREITOS HUMANOS

    Ladyr Dias Dornelas Paula Ferreira
    01-13

    Visualizações: 246
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.1084
  • EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL NO ENSINO MÉDIO EM MATO GROSSO: FOMENTO AO MOVIMENTO STEAM

    Waleska Gonçalves de Lima, Ana Lara Casagrande, Cristiano Maciel
    01-20

    Visualizações: 437
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.979
  • EDUCACIÓN INCLUSIVA PARA DESPERTAR LOS TALENTOS DE LAS PERSONAS CON DISCAPACIDAD

    Anilton Oliveira da Silva, Queli Ghilardi Cancian , Roney Ricardo Cozzer
    67-82

    Visualizações: 401
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v5i7.904
  • Educación Secundaria Brasileña (2009 - 2019) Hegemonía en los Discursos Curriculares

    Aline Rabelo Marques
    01-22

    Visualizações: 299
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.958
  • El Bioma Pampa y la Enseñanza de las Ciencias Un Análisis Bibliográfico en Google Académico

    Luiza Frigo Pinto, Bruna Ambros Baccin, Fernando Icaro Jorge Cunha, Edward Frederico Castro Pessano
    01-22

    Visualizações: 562
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1169
  • El Componente Físico-Natural Clima en la Geografía Escolar Perspectivas, Significados y Alternativas Prácticas

    Ivamauro Ailton de Sousa Silva, Raul Carneiro Gomes, Karinne Wendy Santos de Menezes, Lucimar Marques da Costa Garção
    01-21

    Visualizações: 340
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1307
  • El Inicio del Proceso de Escritura de Niños de 4 y 5 Años Frente al Contexto de la COVID-19

    Saiba Magalhães Stein, Simone Cecilia Paoli Ruiz, Kennely de Oliveira França Andrade, Kemyla de Oliveira França Andrade
    01-12

    Visualizações: 162
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1329
  • EVALUACIÓN DE LA SOSTENIBILIDAD EN LA RECOLECCIÓN SELECTIVA DE RESIDUOS SÓLIDOS INDICADORES Y PROPUESTAS PARA POLÍTICAS PÚBLICAS

    Daniela da Silva Carvalho, Sandro Benedito Sguarezi , Anderson Gheller Froehlich
    01-21

    Visualizações: 39
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i5.1320
  • EVASIÓN Y REPROBACIÓN EN LOS CURSOS DE LICENCIATURA DE LA ESCUELA NORMAL SUPERIOR DE LA UEA DESAFÍOS Y PERSPECTIVAS

    Rosilene Gomes da Silva Ferreira, Hileia Monteiro Maciel Cabral, Jéssica da Cruz Chagas
    01-15

    Visualizações: 171
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i4.1646
  • EXPLORANDO RELAÇÕES ENTRE IDENTIDADE DOCENTE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

    Daniel Azevedo de Brito, Silvina Pimentel Silva, Leiliane Frota Correia Lima
    01-15

    Visualizações: 235
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i3.1198
  • FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ANÁLISE DO ESTADO DA QUESTÃO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO PARA O CONSUMO

    Graziela Martins Jordao, Arleide Rosa da Silva
    01-18

    Visualizações: 401
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.1079
  • FORMACIÓN CONTINUA DE PROFESORES EN EDUCACIÓN DE JÓVENES Y ADULTOS DESAFÍOS Y PROPUESTAS PARA LA PRÁCTICA DOCENTE

    Carlos Rochester Ferreira de Lima, Diana Nara da Silva Oliveira, Perpétua Socorro Lopes Sampaio, Joel Ivo de Sousa Araújo
    134-149

    Visualizações: 443
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v5i6.956
  • Inclusión Escolar y Matemáticas Uso del simulador PhET como tecnología asistiva para estudiantes con TEA

    Cláudia Rosane Moreira da Silva, Wallysabel Araujo Veras, Leidmar Cunha Melo, Antônio Roberto Coelho Serra
    01-15

    Visualizações: 372
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.644
  • INCLUSIÓN Y SOSTENIBILIDAD PRÁCTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS EN UNA CLASE DE EDUCACIÓN REGULAR DE VITÓRIA/ES

    Jolimar Cosmo, Fernando Domingos Vieira Sartorio, Marciane Cosmo Louzada, Hiran Pinel
    01-18

    Visualizações: 176
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i4.1653
  • INFLUENCIAS DE LA EVALUACIÓN DEL CRECIMIENTO Y APRENDIZAJE DE LOS NIÑOS DE LA EDUCACIÓN PRIMARIA

    Julio Kippert Motinho, Ariany Lucindo, Vinicius da Silva Freitas, José Roberto Gonçalves de Abreu
    285-300

    Visualizações: 414
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v5i7.1000
  • INTERDISCIPLINARIDADE NO CURRÍCULO INTEGRADO NA REGIÃO TAPAJÔNICA NA AMAZÔNIA PARAENSE ANÁLISE DO PROJETO PEDAGÓGICO DO IFPA

    Suellen Ferreira Barbosa, Fabiana Sena da Silva, Marcio Antonio Raiol dos Santos
    01-22

    Visualizações: 119
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.1086
  • Inventario sobre el Programa Residencia Pedagógica y la Formación de Profesores en las Revistas Nacionales (2017-2022)

    Evelyn Moreira Dias Gonzalez, Simone Vieira Batista , Patricia Sara Lopes Melo
    01-23

    Visualizações: 45
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i5.1489
  • La Construcción Continua del Ethos Docente Tejiendo Posibilidades Entre Teoría, Práctica y Ludicidad en la Educación Infantil

    Billy de Almeida Andrade Filho, Jonnatan da Silva Ramos, Igora Irma Santos Dacio, Maura Lúcia Martins Cardoso
    01-18

    Visualizações: 418
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.957
  • LA CULTURA HIP-HOP COMO HERRAMIENTA PARA UNA EDUCACIÓN NO FORMAL, EMANCIPADORA Y LIBERADORA

    David Freitas dos Santos, Nathália Mota Epifânio
    01-18

    Visualizações: 593
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1327
  • LA FORMACIÓN ÉTICA Y CIUDADANA DEL EDUCANDO A TRAVÉS DE LA TRANSVERSALIDAD EN LA DISCIPLINA DE LENGUA PORTUGUESA

    Cláudia Simonetti Silva Oliveira, Daniel do Nascimento Oliveira, Juliana do Carmo da Silva Oliveira, Damares da Silva Barbosa Batista
    01-18

    Visualizações: 234
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i4.1652
  • LA FUNCIÓN DEL TRABAJO EN LA SOCIEDAD MODERNA REFLEXIONES DURKHEIMIANAS

    Jose Ricardo Rosa dos Santos, Cláudio Eduardo Félix dos Santos, Fábio Mansano de Mello
    01-12

    Visualizações: 13
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i6.1229
  • La Gestión del Aula por Educadores Físicos y Pedagogos que Trabajan en la Educación Municipal de Jacareí

    Júlio César Melo de Moraes, Myrian Abecassis Faber
    01-12

    Visualizações: 275
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.978
  • LA PARTICIPACIÓN INFANTIL EN LA CONSTRUCCIÓN DEL CURRÍCULO EN LA EDUCACIÓN INFANTIL ALGUNAS IMPLICACIONES

    Jorge dos Santos Silva, Maria Regina dos Santos Costa, Karla Bianca Freitas de Souza Monteiro
    01-16

    Visualizações: 225
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i4.1643
  • Mapas para la Investigación en Educación desde la Filosofía de la Diferencia

    Mário de Faria Carvalho, Luis Massilon da Silva Filho
    01-14

    Visualizações: 390
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1027
  • Mujeres Afroamazónicas Sankofa. Procesos Educativos en Movimiento Político.

    Gilcilene Dias da Costa , Maria Madalena Silva da Silva
    01-20

    Visualizações: 292
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i3.1526
  • O PROJETO BURAREIRO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DE UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA NA AMAZÔNIA

    Antônio Carlos Maciel, Cintia Adélia da Silva , Claudinei Frutuoso , Antônio Lemos Régis
    01-22

    Visualizações: 593
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.1085
  • PERCEPCIÓN DE LOS AGRICULTORES DE PETROLINA/PE Y JUAZEIRO/BA SOBRE EL PELIGRO DE LA ELIMINACIÓN DE ENVASES DE AGROQUÍMICOS

    Antonio de Santana Padilha Neto, Maria Herbênia Lima Cruz Santos, Clecia Simone Goncalves Rosa Pacheco
    01-25

    Visualizações: 235
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i4.1121
  • Políticas Públicas en la Educación Profesional y Tecnológica Desafíos de la Formación Docente en los Institutos Federales

    Lorena Muniz Soares, Marcelle Perpétuo Rodrigues da Sá, Irvana Góes dos Santos
    01-19

    Visualizações: 404
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1345
  • PRÁCTICA DE ACTIVIDAD FÍSICA EN EL SISTEMA PENITENCIARIO COMO ALTERNATIVA DIDÁCTICA Y DE CALIDAD DE VIDA

    Ariany Lucindo, Julio Kippert Motinho, Vinicius da Silva Freitas, José Roberto Gonçalves de Abreu
    233-247

    Visualizações: 955
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v5i7.999
  • Procesos Formativos en Derechos Humanos Una Propuesta de Formación del PET Pedagogía en UNIPAMPA - Campus Jaguarão

    Lucas da Costa Lage, Isadora Cabreira da Silva, Juliana Brandão Machado
    01-22

    Visualizações: 311
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i3.1285
  • Pueblos Gitanos en los Estudios de Posgrado Brasileños ¿Qué Dicen las Tesis y las Disertaciones?

    Francisca Marli Rodrigues de Andrade, Fabio Alves Gomes de Oliveira, José Alencar Mangia Júnior
    01-20

    Visualizações: 285
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i3.1481
  • REARRANJOS NO ENSINO E NA DOCÊNCIA PLANEJAMENTO E GESTÃO EDUCACIONAL NO SÉCULO XXI

    Giancarlo Moser, Thiago Henrique Almino Francisco
    01-12

    Visualizações: 278
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.1310
  • Repensando un currículo que contemple la lengua del alumno venezolano en las escuelas de Boa Vista-RR.

    Kelem Sena Magalhães, Luciana Sousa Gomes, Keila Sena da Silva, Ednaldo Coelho Pereira, Kelene Sena da Silva
    01-14

    Visualizações: 153
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i3.1540
  • REVELANDO EL USO DE TÉRMINOS CIENTÍFICOS EN CHAMPÚS POSIBILIDADES PARA LA ENSEÑANZA DE SUSTANCIAS QUÍMICAS ORGÁNICAS

    João Victor Nunes Durço, Rafaelle Bonzanini, Adriano Lopes Romero
    01-26

    Visualizações: 140
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i4.1072
1-50 de 59