ACOLHIMENTO ESCOLAR E INCLUSÃO DE CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE REFÚGIO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

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Autores

  • Marcia Teixeira Universidade Estadual Paulista
  • Andreia Cristiane Silva Wiezzel Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i4.879

Palavras-chave:

Acolhimento, Crianças em situação de Refúgio, Ensino Fundamental, Winnicott

Resumo

Este artigo se refere à pesquisa de mestrado, em que a investigação teve como objetivo geral a proposta de analisar como a escola, por meio de um trabalho de acolhimento, pode contribuir à inclusão de crianças em situação de refúgio, ingressantes nas séries iniciais do ensino fundamental de escolas públicas. Para tanto teve como objetivos específicos: caracterizar e discutir, do ponto de vista de Winnicott, o desenvolvimento emocional da criança; identificar, ainda com base no autor, os possíveis impactos emocionais da migração; compreender os conceitos e os processos que envolvem o acolhimento e discutir como a escola pode contribuir, por meio do acolhimento, à inclusão da criança em situação de refúgio no ambiente escolar. A investigação, de cunho qualitativo, foi desenvolvida por meio da pesquisa exploratória. Os dados foram analisados com base na teoria de Winnicott e de outros autores que se destacaram no levantamento bibliográfico nas bases de dados. Os resultados mostraram que o refúgio é um processo traumático com impactos que expõem crianças a situações de vulnerabilidades físicas, psíquicas, culturais e sociais, razão pela qual é fundamental que as escolas desenvolvam formas de acolhimento, com o apoio e amparo às práticas pedagógicas específicas para as crianças que vivenciaram o refúgio.

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Biografia do Autor

Marcia Teixeira, Universidade Estadual Paulista

Aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. 

Andreia Cristiane Silva Wiezzel, Universidade Estadual Paulista

Doutora em Educação, com Pós-Doutorado em Ensino. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva, na Universidade Estadual Paulista - Unesp - Campus de Presidente Prudente/SP.  

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Publicado

2024-11-18

Como Citar

Teixeira, M., & Wiezzel, A. C. S. (2024). ACOLHIMENTO ESCOLAR E INCLUSÃO DE CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE REFÚGIO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(4), 01–23. https://doi.org/10.56579/rei.v6i4.879

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