Sobre a Revista

A Revista de Estudos Interdisciplinares tem como foco principal promover a convergência e a interação entre diversas áreas do conhecimento a partir de diálogos interdisciplinares. Seu objetivo é disseminar informação através da publicação de artigos originais que apresentem resultados e/ou trajetórias relevantes de pesquisas e desenvolvimentos conduzidos por pesquisadores com paradigma relevante em sua área do conhecimento. A revista busca propiciar um ambiente de debate enriquecedor entre quem escreve e quem lê autores e leitores, estimulando a reflexão crítica e o aprimoramento contínuo do saber através de pesquisas e relatos de experiências que envolvam a grande área das Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas.

A Revista de Estudos Interdisciplinares aceita contribuições que abordem, mas não se limitem, aos seguintes tópicos:

- Artigos que apresentem resultados inovadores e relevantes nas áreas mencionadas.

- Contribuições que promovam o diálogo entre diferentes disciplinas, estimulando a análise crítica e a discussão construtiva de novas perspectivas interdisciplinares.

- Artigos que possam contribuir para a formação acadêmica, científica e profissional de discentes de iniciação científica, bem como análises e produções que se vinculem ao campo técnico das produções no âmbito das pós-graduações stricto sensu profissionais.

- Estudos que abordem questões atuais e desafios enfrentados nas diversas áreas representadas na revista, sobretudo em questões de classe, raça, geração, etnia, deficiências, sexualidade e estudos do Sul global.

A Revista de Estudos Interdisciplinares busca ser um espaço inclusivo e dinâmico para a promoção do conhecimento, incentivando a colaboração entre diferentes campos do saber, sobretudo, promovendo a construção de novos paradigmas interdisciplinares.

Notícias

O fim do Qualis e Melhorias no Processo de Indexação da Revista de Estudos Interdisciplinares

2024-11-13

Prezados(as) autores(as), pareceristas e leitores(as) da Revista de Estudos Interdisciplinares,

A Equipe Editorial da Revista de Estudos Interdisciplinares (REI) tem acompanhado atentamente as repercussões após a CAPES divulgar o Ofício Circular n.º 46/2024-DAV/CAPES, de 03 de outubro, que altera a forma de avaliação da produção científica nacional. No segundo parágrafo do documento, lê-se que a nova classificação não utilizará o Qualis tradicional, mas sim “indicadores bibliométricos” do artigo e do periódico, além de uma “análise qualitativa”.

Em resumo, a CAPES descontinuará o Qualis Periódicos, criado em 2000 com o propósito de avaliar a produção acadêmica dos programas de pós-graduação, o qual se tornou uma referência fundamental para a escolha de revistas onde publicar. Embora alguns celebrem o fim do Qualis, devido a críticas aos procedimentos adotados para avaliar revistas, outros, como nós da REI, observam atentamente as potenciais mudanças e o impacto desse novo processo.

Até o momento, as diretrizes estão especificadas no Ofício Circular n.º 46/2024-DAV/CAPES, que instrui as 50 áreas do conhecimento a desenvolver documentos detalhando os critérios de avaliação dos artigos, com base em três procedimentos:

I. Procedimento 1: Classificação do artigo com base em indicadores bibliométricos do periódico (utilizando metodologia estatística que preserva os preceitos atuais).

II. Procedimento 2: Classificação do artigo por indicadores bibliométricos diretos (como índice de citação e altimetria, para análise quantitativa), e avaliação qualitativa do periódico (considerando critérios de indexação, valorização de periódicos nacionais, acesso aberto, entre outros).

III. Procedimento 3: Análise qualitativa dos artigos, com base em fatores e metodologias estabelecidos pela área, incluindo análise de pertinência temática e avanço conceitual (Capes, 2024).

 

Em tese, os procedimentos I e II estão alinhados à política de algumas áreas do conhecimento, que já utilizam fatores de indexação e indicadores bibliométricos do periódico como principais critérios para atribuição do Qualis 2017-2020. Isso, de forma geral, não representa grandes mudanças. No entanto, ao exigir que a produção seja avaliada por dados bibliométricos, especialmente citações, aumenta-se a pressão para que artigos sejam submetidos, avaliados, publicados e citados em intervalos de tempo mais curtos, inferiores a quatro anos, quando pensamos em processo de avaliação quadrienal.

A Revista de Estudos Interdisciplinares, por ser um periódico independente — vinculado ao Centro de Estudos Interdisciplinares, mas não a um programa de pós-graduação ou universidade específica e sem financiamento público ou privado —, tem atuado desde 2019, quando publicamos nossa primeira edição de forma ética, responsável e atenta as diretrizes de avaliação dos periódicos nacionais e internacionais. Seguimos, desde então, as orientações dos documentos das áreas de avaliação do Qualis. Em 2023, tivemos a satisfação de alcançar o Qualis A3. Todavia, relatos desde 2020 apontavam que o Qualis seria descontinuado, passando-se a valorizar indicadores bibliométricos e fatores de indexação, como indicado nos procedimentos I e II do Ofício Circular da CAPES.

Dado esse contexto, e considerando que nossa revista cobra Taxas de Processamento de Artigos (Article Processing Charges - APC), tomamos o cuidado de tornar públicos todos os nossos dados de avaliação, principalmente diante do crescimento de revistas predatórias. Em nosso site, disponibilizamos informações sobre nosso conselho editorial, pareceristas e plataformas de indexação. Passamos a adotar o DOI em todas as publicações desde 2022, e estamos progressivamente aplicando-o às edições passadas. Em 2024, obtivemos duas importantes indexações nacionais, o Miguilim - Diretório das Revistas Científicas Eletrônicas Brasileiras, e o Oasis Brasil, ambos coordenados pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Atualmente, estamos indexados nas seguintes plataformas: Latindex, Miguilim, Sumário.org, ISSN, LIVRE – Revistas de Acesso Livre, Google Scholar, Diadorim e Portal Brasileiro de Publicações e Dados Científicos em Acesso Aberto (Oasisbr). Além disso, estamos em processo de indexação em mais 14 bases de dados, buscando aumentar a visibilidade dos artigos publicados conosco.

Por fim, informamos que, para atender às novas diretrizes, nossa Equipe Editorial, Conselho Editorial e colaboradores estão ativamente envolvidos em fóruns de editores, revisando documentos e orientações, e em contato com coordenadores de pós-graduação de diversas regiões do país. Assim, quando as áreas publicarem seus documentos específicos, poderemos adotar alternativas para manter a qualidade, visibilidade e impacto dos artigos na Revista de Estudos Interdisciplinares. Em 2024, ultrapassamos 60 mil acessos.

Para contribuir com esse processo de visibilidade, recomendamos que acessem sites de revistas brasileiras, leiam artigos de pesquisadores brasileiros e os citem em suas pesquisas. Ao referenciar artigos com DOI, certifiquem-se de incluí-lo nas referências. Isso é essencial para a sobrevivência de revistas em crescimento, como a nossa, neste novo cenário de avaliação. Afinal, a ciência está em constante transformação, buscando sempre novos resultados.

Continuaremos acompanhando o desenrolar da nova política de avaliação, que será implementada no quadriênio 2025-2028, com resultados esperados para 2029. Até o fechamento do quadriênio atual, em 2025, o processo de avaliação permanece inalterado. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco.

 

Atenciosamente, 

Ewerton Ferreira

Editor-Chefe da Revista de Estudos Interdisciplinares

Presidente do Centro de Estudos Interdisciplinares

Saiba mais sobre O fim do Qualis e Melhorias no Processo de Indexação da Revista de Estudos Interdisciplinares

Edição Atual

v. 6 n. 4 (2024): REVISTA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES
					Visualizar v. 6 n. 4 (2024): REVISTA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES
Publicado: 2024-10-28

ARTIGOS

  • SIRTET UM JOGO SÉRIO PARA REABILITAÇÃO DO MEMBRO SUPERIOR DE PACIENTES COM ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL

    Andressa Queiróz do Nascimento, Bianka Schmitt Custódio, Antonio Vinicius Soares, Fabrício Noveletto, Fernando Luís Fischer Eichinger
    01-21

    Visualizações: 82
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i3.994
  • EXPLORANDO RELAÇÕES ENTRE IDENTIDADE DOCENTE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

    Daniel Azevedo de Brito, Silvina Pimentel Silva, Leiliane Frota Correia Lima
    01-15

    Visualizações: 56
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i3.1198
  • MICROBIOTA PATOGÊNICA E RESISTÊNCIA AOS ANTIMICROBIANOS EM INDIVÍDUOS COM INFECÇÃO DO TRATO URINÁRIO

    Bernardo Mattiello Cazella, Aline Pertile Remor
    01-13

    Visualizações: 43
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i3.1032
  • DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DO 'EVOLUA SAÚDE UM APLICATIVO PARA PROMOÇÃO DE HÁBITOS SAUDÁVEIS E CONTROLE DE PESO NO CONTEXTO BRASILEIRO

    Allan Bismarck de Souza Santos, Ricardo Argenton Ramos, Luciana da Silva Lirani
    01-17

    Visualizações: 102
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i3.1187
  • TRANSGENERIDADES E DIREITO DE FAMÍLIA UM OLHAR SOBRE PROJETOS APRESENTADOS NA CÂMARA DOS DEPUTADOS

    Larissa Michelle Perdigão-Nass, Michelle Zampieri Ipolito
    01-23

    Visualizações: 53
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i3.1291
  • PERCEPÇÃO DOS IMIGRANTES EM VIDEIRA/SC SOBRE A LEI 4.063/2022 E A CENTRAL DO IMIGRANTE

    Aline dos Santos Galbiatti Drohson, Jacskon Felipe Soares dos Santos, Stefani Juliana Pereira Vieira, Leandro Hupalo
    01-19

    Visualizações: 60
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i4.1318
  • CIÊNCIAS, LINGUAGENS E INTERDISCIPLINARIDADE NO CURRÍCULO UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

    Kelly Medeiros dos Santos, Erica do Espirito Santo Hermel
    01-25

    Visualizações: 31
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i4.1161
  • ROBÔS HUMANOIDES NO CONTEXTO EDUCACIONAL E TERAPÊUTICO DE CRIANÇAS COM AUTISMO CARACTERÍSTICAS E APLICAÇÕES

    George França dos Santos, Héllen Souza Luz, Simone Lima de Arruda Irigon, Ricardo Loureiro Soares
    01-25

    Visualizações: 37
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i4.1306
  • DESVELANDO O USO DE TERMOS CIENTÍFICOS EM XAMPUS POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS ORGÂNICAS

    João Victor Nunes Durço, Rafaelle Bonzanini, Adriano Lopes Romero
    01-26

    Visualizações: 35
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i4.1072
  • CORRENTES E ESTILOS DE AGRICULTURA DE BASE ECOLÓGICA NO BRASIL ORIGENS, CONTEXTOS, SUJEITOS E ORGANIZAÇÕES

    Marcio Harrison dos Santos Ferreira, Adriana Ferreira Nascimento, José Henrique Santos Souza, Cristiane Moraes Marinho, Helder Ribeiro Freitas
    01-25

    Visualizações: 2
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i4.1288
  • ACOLHIMENTO ESCOLAR E INCLUSÃO DE CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE REFÚGIO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

    Marcia Teixeira, Andreia Cristiane Silva Wiezzel
    01-23

    Visualizações: 1
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i4.879

RESENHAS

  • O BRASIL MULTIFACETADO GÊNERO, DEMOCRACIA E DESIGUALDADES NO SÉCULO XXI

    Iris Nabolotnyj Martinez, Marina Grandi Giongo
    01-10

    Visualizações: 53
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i3.1184

DOSSIÊ: POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO

  • INCLUSÃO E SUSTENTABILIDADE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NUMA TURMA DE ENSINO REGULAR DE VITÓRIA/ES

    Jolimar Cosmo, Fernando Domingos Vieira Sartorio, Marciane Cosmo Louzada, Hiran Pinel
    01-18

    Visualizações: 46
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i4.1653
  • UMA ANÁLISE DA INTENCIONALIDADE PEDAGÓGICA DA GESTÃO DA REDE MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE PALMAS-TO

    Luana Cristina Santos da Silva, Lisiane Costa Claro, Hardalla Santos do Valle
    01-24

    Visualizações: 48
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i4.1654
  • A PARTICIPAÇÃO INFANTIL NA CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL ALGUMAS IMPLICAÇÕES

    Jorge dos Santos Silva, Maria Regina dos Santos Costa, Karla Bianca Freitas de Souza Monteiro
    01-16

    Visualizações: 47
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i4.1643
  • AVALIAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO DA UFMG A PARTIR DOS ENADES 2011, 2014, 2017 E 2020

    Daniele Nunes Caetano de Sá
    01-18

    Visualizações: 43
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i4.1640
  • EVASÃO E REPROVAÇÃO NOS CURSOS DE LICENCIATURA DA ESCOLA NORMAL SUPERIOR DA UEA DESAFIOS E PERSPECTIVAS

    Rosilene Gomes da Silva Ferreira, Hileia Monteiro Maciel Cabral, Jéssica da Cruz Chagas
    01-15

    Visualizações: 28
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i4.1646
  • A FORMAÇÃO ÉTICA E CIDADÃ DO EDUCANDO ATRAVÉS DA TRANSVERSALIDADE NA DISCIPLINA DA LÍNGUA PORTUGUESA

    Cláudia Simonetti Silva Oliveira, Daniel do Nascimento Oliveira, Juliana do Carmo da Silva Oliveira, Damares da Silva Barbosa Batista
    01-18

    Visualizações: 60
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i4.1652
Ver Todas as Edições