Sobre a Revista

A Revista de Estudos Interdisciplinares tem como foco principal promover a convergência e a interação entre diversas áreas do conhecimento a partir de diálogos interdisciplinares. Seu objetivo é disseminar informação através da publicação de artigos originais que apresentem resultados e/ou trajetórias relevantes de pesquisas e desenvolvimentos conduzidos por pesquisadores com paradigma relevante em sua área do conhecimento. A revista busca propiciar um ambiente de debate enriquecedor entre quem escreve e quem lê autores e leitores, estimulando a reflexão crítica e o aprimoramento contínuo do saber através de pesquisas e relatos de experiências que envolvam a grande área das Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas.

A Revista de Estudos Interdisciplinares busca ser um espaço inclusivo e dinâmico para a promoção do conhecimento, incentivando a colaboração entre diferentes campos do saber, sobretudo, promovendo a construção de novos paradigmas interdisciplinares.

Notícias

CHAMADA PARA DOSSIÊ TEMÁTICO: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO 5.0 – TRANSFORMAÇÕES NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM

2025-05-08

Dossiê: Inteligência Artificial e Educação 5.0 – Transformações no Ensino e na Aprendizagem

Organizadores: Dra. Rosa Maria Vicari (UFRGS/MCTI); Doutorando Arthur Marques de Oliveira (UFRGS/CESUCA) e Doutoranda Graziela Bergonsi Tussi (UFRGS/PMPF)

Ementa: Em um momento histórico marcado pela Quinta Revolução Industrial, o sistema educacional é desafiado a integrar soluções tecnológicas que permitam uma aprendizagem mais dinâmica, personalizada e inclusiva. Dessa forma, a Inteligência Artificial (IA) surge como uma tecnologia capaz de aperfeiçoar os processos, ao oferecer práticas inovadoras, como sistemas tutores inteligentes, plataformas adaptativas e algoritmos de análise de dados educacionais, permitindo diagnósticos precisos e intervenções pedagógicas mais eficazes. Ao mesmo tempo, reconhecendo a importância da Educação na formação de professores como mediadores do conhecimento e na construção de ambientes colaborativos que estimulem o pensamento crítico, a resolução de problemas e a criatividade.

O dossiê apresenta uma perspectiva interdisciplinar, integrando diferentes campos do conhecimento. A Computação e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) desempenham um papel crucial ao fornecer recursos tecnológicos que sustentam a implementação de soluções educacionais baseadas em IA. As Ciências Humanas e Sociais Aplicadas apresentam uma perspectiva crítica sobre as implicações éticas, socioculturais e inclusivas dessas tecnologias, estimulando a reflexão sobre temas como privacidade de dados, equidade de acesso e letramento digital. Além disso, o campo da Linguística e dos Estudos em Letras investiga as aplicações de tecnologias de Processamento de Linguagem Natural (PLN), como assistentes virtuais, tradutores automáticos e sistemas de correção inteligentes. A arte, por outro lado, pode potencializar a criatividade por meio de ambientes imersivos e interativos que utilizam a realidade aumentada, visualizações gráficas e experiências multimodais, criando cenários educativos mais engajadores e significativos.

O dossiê tem como objetivo discutir temas relacionados à democratização do acesso à educação, abordando estratégias para a inclusão digital e a formação continuada de professores, além de propor soluções para diminuir as desigualdades educacionais através do uso consciente de IA.

Cronograma
  • Submissões até: 15 de junho de 2025

  • Avaliações até: 30 de junho de 2025

  • Envio de versões corrigidas: até 10 de julho de 2025

  • Publicação do dossiê: até 30 de julho de 2025

Saiba mais sobre CHAMADA PARA DOSSIÊ TEMÁTICO: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO 5.0 – TRANSFORMAÇÕES NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM

Edição Atual

v. 7 n. 3 (2025): Revista de Estudos Interdisciplinares
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Publicado: 2025-05-08

ARTIGOS

  • REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE SER PROFESSOR UMA ANÁLISE DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO INICIAL

    Lowise Souza, Adriana Vicente Bicalho, Aliana Vicente da Silva Montalvão, Felipe da Silva Triani
    01-16

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    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v7i3.1703
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