Sobre a Revista

A Revista de Estudos Interdisciplinares tem como foco principal promover a convergência e a interação entre diversas áreas do conhecimento a partir de diálogos interdisciplinares. Seu objetivo é disseminar informação através da publicação de artigos originais que apresentem resultados e/ou trajetórias relevantes de pesquisas e desenvolvimentos conduzidos por pesquisadores com paradigma relevante em sua área do conhecimento. A revista busca propiciar um ambiente de debate enriquecedor entre quem escreve e quem lê autores e leitores, estimulando a reflexão crítica e o aprimoramento contínuo do saber através de pesquisas e relatos de experiências que envolvam a grande área das Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas.

A Revista de Estudos Interdisciplinares busca ser um espaço inclusivo e dinâmico para a promoção do conhecimento, incentivando a colaboração entre diferentes campos do saber, sobretudo, promovendo a construção de novos paradigmas interdisciplinares.

Notícias

Prazo prorrogado – Dossiê “Inteligência Artificial e Educação 5.0 – Transformações no Ensino e na Aprendizagem”

2025-06-16

Prezados(as), boa tarde!

Informamos que o prazo para submissões ao Dossiê “Inteligência Artificial e Educação 5.0 – Transformações no Ensino e na Aprendizagem” foi prorrogado até o dia 25 de junho de 2025.

Organizado pela Dra. Rosa Maria Vicari (UFRGS/MCTI), pelo Doutorando Arthur Marques de Oliveira (UFRGS/CESUCA) e pela Doutoranda Graziela Bergonsi Tussi (UFRGS/PMPF), o dossiê propõe discutir, sob uma perspectiva interdisciplinar, os impactos e desafios da implementação da Inteligência Artificial (IA) no contexto educacional contemporâneo.

A ementa contempla temas como:

  • Soluções tecnológicas aplicadas à educação (sistemas tutores, plataformas adaptativas, análise de dados educacionais);

  • Dimensões éticas, culturais e sociais das tecnologias digitais;

  • Processamento de Linguagem Natural e aplicações em Letras e Linguística;

  • Ambientes imersivos, experiências multimodais e criatividade na educação;

  • Inclusão digital, formação docente e redução das desigualdades educacionais.

Novo cronograma:

  • Submissões: até 25 de junho de 2025

  • Avaliações: até 12 de julho de 2025

  • Envio das versões corrigidas: até 22 de julho de 2025

  • Publicação do dossiê: até 05 de agosto de 2025

Convidamos pesquisadoras/es de diversas áreas a submeterem seus trabalhos e contribuírem com reflexões críticas e inovadoras sobre a interface entre Inteligência Artificial e Educação.

Atenciosamente,

Equipe Editorial 

Revista de Estudos Interdisciplinares 

Saiba mais sobre Prazo prorrogado – Dossiê “Inteligência Artificial e Educação 5.0 – Transformações no Ensino e na Aprendizagem”

2025-06-03

Edição Atual

v. 7 n. 3 (2025): Revista de Estudos Interdisciplinares
					Visualizar v. 7 n. 3 (2025): Revista de Estudos Interdisciplinares
Publicado: 2025-05-08

ARTIGOS

  • REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE SER PROFESSOR UMA ANÁLISE DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO INICIAL

    Lowise Souza, Adriana Vicente Bicalho, Aliana Vicente da Silva Montalvão, Felipe da Silva Triani
    01-16

    Visualizações: 293
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v7i3.1703
  • CULTURA ORGANIZACIONAL POLICIAL-MILITAR E REGULAMENTOS DISCIPLINARES UM ENSAIO TEÓRICO

    João Paulo de Sousa Ferreira, José Jacson de Oliveira Silva, Marcleide Maria Macêdo Pederneiras, Vorster Queiroga Alves
    01-15

    Visualizações: 274
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v7i3.1443
  • MASCULINIDADES E PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO SENTIDOS (CO)PRODUZIDOS POR JOVENS ESTUDANTES DO AGRESTE PERNAMBUCANO

    Jullyane Chagas Barboza Brasilino, Jorge Edielson Costa Gueiros
    01-23

    Visualizações: 231
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v7i3.2044
  • ACIDENTES DE TRABALHO GRAVES EM IDOSOS NO BRASIL ANÁLISE EPIDEMIOLÓGICA DOS ANOS 2010, 2015 E 2020

    Lucas França Garcia; Ana Beatriz Zequim Maldonado, Jade Lingiardi Altoé, Ely Mitie Massuda , Milena Ribeiro Mariucio Aranha , Simone Milani Rodruigues, Marcos Aurelio Brambilla
    01-18

    Visualizações: 168
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v7i3.1588
  • ESCOLHAS E SIGNIFICADOS O QUE PERMEIA A TRAJETÓRIA DO MÉDICO PROFESSOR?

    Daniele Freitas Bica Madalozzo, Luci dos Santos Bernardi
    01-15

    Visualizações: 217
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v7i3.1333
  • AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE FUNCIONAL E QUALIDADE DE VIDA EM ADULTOS SOBREVIVENTES À INTERNAÇÃO EM UTI

    Ana Carolina Rezende, Sabrina Gilgen, Vitor Hugo Silva Pastorello, Eduardo Lafaiette de Oliveira
    01-19

    Visualizações: 181
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v7i3.1705
  • DESENVOLVIMENTO DE UM INSTRUMENTO PARA PROFESSORES RASTREAREM O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA EM ESCOLARES ADOLESCENTES

    Márcia Helena Rodrigues de Freitas Arend, Jonathan Jardim da Silva, Rodrigo de Souza Balk, Susane Graup
    01-15

    Visualizações: 85
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v7i3.1776
  • GOVERNANÇA PÚBLICA NA SAÚDE MENTAL NO ESTADO DO AMAZONAS PERSPECTIVAS DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE

    José Osmar Martins Júnior
    01-19

    Visualizações: 109
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v7i3.2067
  • ETANOL DE MANDIOCA OTIMIZANDO A PRODUÇÃO ATRAVÉS DA IDADE DE COLHEITA E ANÁLISE DE GLICOSE

    Guilherme Benko de Siqueira, Ana Larissa Vieira dos Santos, Domingos Bomfim, Ana Beatriz Garcia Faitarone, Eliane Regina Archangelo
    01-21

    Visualizações: 47
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v7i3.1704
  • AUTOPERCEPÇÃO DE SAÚDE, DE QUALIDADE DE VIDA E DE RELACIONAMENTO SOCIAL DE MULHERES DEPRESSIVAS

    Renan Felipe Rasia, Giovana Smolski Driemeier, Moane Marchesan Krug , Rodrigo de Rosso Krug
    01-13

    Visualizações: 39
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v7i3.1335
  • CINZAS OFUSCANDO HORIZONTES E REVELANDO DISCURSOS A PERCEPÇÃO COLETIVA DA CRISE AMBIENTAL DAS QUEIMADAS EM UMA PESQUISA DE OPINIÃO FEITA NO RIO GRANDE DO SUL

    Lucimara Rocha de Souza, Vanessa Steigleder Neubauer, Natalia Hauenstein Eckert
    01-22

    Visualizações: 47
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v7i3.2065
  • EDUCAÇÃO 5.0 POR MEIO DO APLICATIVO DOCÊNCIA DIFERENTE INOVAÇÃO EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL E ENSINO DE CIÊNCIAS

    Welberth Santos Ferreira, Iann Caio Silva e Silva, Natarsia Camila Luso Amaral, Rafaella Cristine de Souza, Raimundo José Barbosa Brandão, Suelen Rocha Botão Ferreira
    01-13

    Visualizações: 41
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v7i3.1760

DOSSIÊ CORPORALIDADES PLURAIS: RELAÇÕES DE GÊNERO, SOCIABILIDADES E FORMAS DE RE-EXISTÊNCIA

DOSSIÊ: INTERSECÇÕES CONTEMPORÂNEAS ENTRE CULTURA E POLÍTICA

  • APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ: INTERSECÇÕES CONTEMPORÂNEAS ENTRE CULTURA E POLÍTICA

    Aline Wendpap Nunes de Siqueira, Miguel Rodrigues Netto
    01-04

    Visualizações: 123
  • A CADEIRADA NO DEBATE TELEVISIVO E OS SENTIDOS PARA A POLÍTICA, DEMOCRACIA E A VIDA SOCIAL

    Wesley Souza Mendonça, Ana Carolina Fazzio Soares, Aline Wendpap Nunes de Siqueira
    01-15

    Visualizações: 41
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v7i3.1765
  • A ERA DO HIBRIDISMO REFLEXÕES E INTERSEÇÕES PARA E COM A EDUCAÇÃO

    Aline Debossan Velozo, Eder Gomes de Oliveira, Carla Nunes Trevisan Trevisan , Ronaldo Henrique Santana
    01-12

    Visualizações: 80
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v7i3.1839
  • CIBERESPAÇO, MIGRAÇÃO E EDUCAÇÃO EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS NA ERA DIGITAL

    José Elias Antunes Neto, Nilda Beatriz do Nascimento Lesmo , Rosângela Aparecida Campos de Oliveira, Cristóvão Domingos de Almeida
    01-23

    Visualizações: 66
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v7i3.2060
  • CONVERGÊNCIAS ENTRE ARTE, EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

    Iva Marques Rocha, Taís Helena Palhares
    01-14

    Visualizações: 34
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v7i3.2307
  • DILMA ROUSSEFF MEMES POLÍTICOS E OS QUADROS DE SENTIDOS

    Jessica Bastos, Pedro Pinto de Oliveira
    01-20

    Visualizações: 147
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v7i3.2311
  • DAS TECNOLOGIAS ANCESTRAIS AO WHATSAPP INTERATIVIDADE E AUTORIA EM PERSPECTIVA

    Anna Maria Moura, Ariana Carla Figueira da Silva , Victória Arruda Germano, Aline Wendpap Nunes de Siqueira
    01-11

    Visualizações: 28
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v7i3.1912
  • ENTRE A PRECARIZAÇÃO E AS (RE)EXISTÊNCIAS TRABALHO SEXUAL DE MULHERES CIS, TRANS E TRAVESTIS NO BRASIL

    Ana Carolina Silva Cordeiro, Flavianny Tiemi Otomura, Giovanna Rodrigues Rebouças Martins, Deyvisson Pereira da Costa
    01-23

    Visualizações: 68
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v7i3.2016
  • CULTURA E O MÉTODO MARXISTA ALGUMAS REFLEXÕES

    Luana Souza Santos , Breno R. G. Santos
    01-12

    Visualizações: 112
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v7i3.1854
  • GRAVIDEZ E DESIGUALDADES O IMPACTO DA CULTURA NA EDUCAÇÃO E TRABALHO DE MULHERES

    Natally Fernanda Almeida , Taís Helena Palhares
    01-13

    Visualizações: 25
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v7i3.2316
  • NOVAS CONFIGURAÇÕES DE TRABALHO E A PERMANÊNCIA DA EXPROPRIAÇÃO ANÁLISE DA SUPEREXPLORAÇÃO DO TRABALHO POR PLATAFORMAS DIGITAIS

    Ana Aparecida Morais de Oliveira, Celina Elias Gomes Gonçalves, Graziele Paceliuka De Cáprio Cardovani, Osmara Evangelista Barbosa, Miguel Rodrigues Netto
    01-17

    Visualizações: 16
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v7i3.2321

DOSSIÊ: DIÁLOGOS MULTIDISCIPLINARES NAS CIÊNCIAS HUMANAS: CONSTRUINDO SENTIDOS EM UM MUNDO EM TRANSIÇÃO

  • LINHAS DE FUGA CLASSE SOCIAL COMO FATOR NA RESISTÊNCIA LÉSBICA

    Camila Pupulin, Vanessa Cristina Pech dos Santos, Adriana de Senna Kivanski
    01-14

    Visualizações: 158
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v7i3.1900
  • UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA COM GÊNEROS TEXTUAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA

    Yasmim Fagundes Centeno, Naiara Souza da Silva
    01-18

    Visualizações: 161
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v7i3.1898
  • ITAIPU TRATADO 50 ANOS

    Maria de Fatima Bento Ribeiro, José Carlos dos Santos
    01-18

    Visualizações: 158
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v7i3.1896
  • GUIA PARA INICIANTES PEDAGOGIAS CULTURAIS E O AMOR NO ADOTE UM CARA

    Nicoli Peroza Ramos
    01-14

    Visualizações: 490
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v7i3.1895
  • OS DIREITOS HUMANOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EPT

    Ingrid Simoes Gross, Adriana Duarte Leon
    01-13

    Visualizações: 215
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v7i3.1890
  • MUSEUS DE CIÊNCIAS E FORMAÇÃO DE COLEÇÕES CIENTÍFICAS: DE ALEXANDRIA AO SÉCULO XIX

    Anna Claudia Amaral Juliace, Flávia Braga Araújo da Siulva, Camila Silveira da Silva
    01-19

    Visualizações: 160
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v7i3.1889
  • EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE REFLEXÕES SOBRE ACOLHIMENTO LGBTQIA+ EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO SUL GLOBAL

    Lucía Silveira Alda, Vilmar do Nascimento Rocha, Vinícius Barcellos Vieira Silveira
    01-18

    Visualizações: 219
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v7i3.1885
Ver Todas as Edições