Sobre a Revista

A Revista de Estudos Interdisciplinares tem como foco principal promover a convergência e a interação entre diversas áreas do conhecimento a partir de diálogos interdisciplinares. Seu objetivo é disseminar informação através da publicação de artigos originais que apresentem resultados e/ou trajetórias relevantes de pesquisas e desenvolvimentos conduzidos por pesquisadores com paradigma relevante em sua área do conhecimento. A revista busca propiciar um ambiente de debate enriquecedor entre quem escreve e quem lê autores e leitores, estimulando a reflexão crítica e o aprimoramento contínuo do saber através de pesquisas e relatos de experiências que envolvam a grande área das Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas.

A Revista de Estudos Interdisciplinares busca ser um espaço inclusivo e dinâmico para a promoção do conhecimento, incentivando a colaboração entre diferentes campos do saber, sobretudo, promovendo a construção de novos paradigmas interdisciplinares.

Notícias

CHAMADA PARA DOSSIÊ TEMÁTICO: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO 5.0 – TRANSFORMAÇÕES NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM

2025-05-08

Dossiê: Inteligência Artificial e Educação 5.0 – Transformações no Ensino e na Aprendizagem

Organizadores: Dra. Rosa Maria Vicari (UFRGS/MCTI); Doutorando Arthur Marques de Oliveira (UFRGS/CESUCA) e Doutoranda Graziela Bergonsi Tussi (UFRGS/PMPF)

Ementa: Em um momento histórico marcado pela Quinta Revolução Industrial, o sistema educacional é desafiado a integrar soluções tecnológicas que permitam uma aprendizagem mais dinâmica, personalizada e inclusiva. Dessa forma, a Inteligência Artificial (IA) surge como uma tecnologia capaz de aperfeiçoar os processos, ao oferecer práticas inovadoras, como sistemas tutores inteligentes, plataformas adaptativas e algoritmos de análise de dados educacionais, permitindo diagnósticos precisos e intervenções pedagógicas mais eficazes. Ao mesmo tempo, reconhecendo a importância da Educação na formação de professores como mediadores do conhecimento e na construção de ambientes colaborativos que estimulem o pensamento crítico, a resolução de problemas e a criatividade.

O dossiê apresenta uma perspectiva interdisciplinar, integrando diferentes campos do conhecimento. A Computação e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) desempenham um papel crucial ao fornecer recursos tecnológicos que sustentam a implementação de soluções educacionais baseadas em IA. As Ciências Humanas e Sociais Aplicadas apresentam uma perspectiva crítica sobre as implicações éticas, socioculturais e inclusivas dessas tecnologias, estimulando a reflexão sobre temas como privacidade de dados, equidade de acesso e letramento digital. Além disso, o campo da Linguística e dos Estudos em Letras investiga as aplicações de tecnologias de Processamento de Linguagem Natural (PLN), como assistentes virtuais, tradutores automáticos e sistemas de correção inteligentes. A arte, por outro lado, pode potencializar a criatividade por meio de ambientes imersivos e interativos que utilizam a realidade aumentada, visualizações gráficas e experiências multimodais, criando cenários educativos mais engajadores e significativos.

O dossiê tem como objetivo discutir temas relacionados à democratização do acesso à educação, abordando estratégias para a inclusão digital e a formação continuada de professores, além de propor soluções para diminuir as desigualdades educacionais através do uso consciente de IA.

Cronograma
  • Submissões até: 15 de junho de 2025

  • Avaliações até: 30 de junho de 2025

  • Envio de versões corrigidas: até 10 de julho de 2025

  • Publicação do dossiê: até 30 de julho de 2025

Saiba mais sobre CHAMADA PARA DOSSIÊ TEMÁTICO: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO 5.0 – TRANSFORMAÇÕES NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM

Edição Atual

v. 7 n. 3 (2025): Revista de Estudos Interdisciplinares
					Visualizar v. 7 n. 3 (2025): Revista de Estudos Interdisciplinares
Publicado: 2025-05-08

ARTIGOS

  • REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE SER PROFESSOR UMA ANÁLISE DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO INICIAL

    Lowise Souza, Adriana Vicente Bicalho, Aliana Vicente da Silva Montalvão, Felipe da Silva Triani
    01-16

    Visualizações: 92
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v7i3.1703
  • CULTURA ORGANIZACIONAL POLICIAL-MILITAR E REGULAMENTOS DISCIPLINARES UM ENSAIO TEÓRICO

    João Paulo de Sousa Ferreira, José Jacson de Oliveira Silva, Marcleide Maria Macêdo Pederneiras, Vorster Queiroga Alves
    01-15

    Visualizações: 133
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v7i3.1443
  • MASCULINIDADES E PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO SENTIDOS (CO)PRODUZIDOS POR JOVENS ESTUDANTES DO AGRESTE PERNAMBUCANO

    Jullyane Chagas Barboza Brasilino, Jorge Edielson Costa Gueiros
    01-23

    Visualizações: 40
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v7i3.2044
  • ACIDENTES DE TRABALHO GRAVES EM IDOSOS NO BRASIL ANÁLISE EPIDEMIOLÓGICA DOS ANOS 2010, 2015 E 2020

    Lucas França Garcia; Ana Beatriz Zequim Maldonado, Jade Lingiardi Altoé, Ely Mitie Massuda , Milena Ribeiro Mariucio Aranha , Simone Milani Rodruigues, Marcos Aurelio Brambilla
    01-18

    Visualizações: 51
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v7i3.1588
  • ESCOLHAS E SIGNIFICADOS O QUE PERMEIA A TRAJETÓRIA DO MÉDICO PROFESSOR?

    Daniele Freitas Bica Madalozzo, Luci dos Santos Bernardi
    01-15

    Visualizações: 23
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v7i3.1333
  • AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE FUNCIONAL E QUALIDADE DE VIDA EM ADULTOS SOBREVIVENTES À INTERNAÇÃO EM UTI

    Ana Carolina Rezende, Sabrina Gilgen, Vitor Hugo Silva Pastorello, Eduardo Lafaiette de Oliveira
    01-19

    Visualizações: 51
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v7i3.1705
  • DESENVOLVIMENTO DE UM INSTRUMENTO PARA PROFESSORES RASTREAREM O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA EM ESCOLARES ADOLESCENTES

    Márcia Helena Rodrigues de Freitas Arend, Jonathan Jardim da Silva, Rodrigo de Souza Balk, Susane Graup
    01-15

    Visualizações: 1
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v7i3.1776

DOSSIÊ: DIÁLOGOS MULTIDISCIPLINARES NAS CIÊNCIAS HUMANAS: CONSTRUINDO SENTIDOS EM UM MUNDO EM TRANSIÇÃO

  • LINHAS DE FUGA CLASSE SOCIAL COMO FATOR NA RESISTÊNCIA LÉSBICA

    Camila Pupulin, Vanessa Cristina Pech dos Santos, Adriana de Senna Kivanski
    01-14

    Visualizações: 102
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v7i3.1900
  • UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA COM GÊNEROS TEXTUAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA

    Yasmim Fagundes Centeno, Naiara Souza da Silva
    01-18

    Visualizações: 30
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v7i3.1898
  • ITAIPU TRATADO 50 ANOS

    Maria de Fatima Bento Ribeiro, José Carlos dos Santos
    01-18

    Visualizações: 34
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v7i3.1896
  • GUIA PARA INICIANTES PEDAGOGIAS CULTURAIS E O AMOR NO ADOTE UM CARA

    Nicoli Peroza Ramos
    01-14

    Visualizações: 56
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v7i3.1895
  • OS DIREITOS HUMANOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EPT

    Ingrid Simoes Gross, Adriana Duarte Leon
    01-13

    Visualizações: 62
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v7i3.1890
  • MUSEUS DE CIÊNCIAS E FORMAÇÃO DE COLEÇÕES CIENTÍFICAS: DE ALEXANDRIA AO SÉCULO XIX

    Anna Claudia Amaral Juliace, Flávia Braga Araújo da Siulva, Camila Silveira da Silva
    01-19

    Visualizações: 25
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v7i3.1889
  • EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE REFLEXÕES SOBRE ACOLHIMENTO LGBTQIA+ EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO SUL GLOBAL

    Lucía Silveira Alda, Vilmar do Nascimento Rocha, Vinícius Barcellos Vieira Silveira
    01-18

    Visualizações: 48
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v7i3.1885
Ver Todas as Edições