DESENVOLVIMENTO DE UM INSTRUMENTO PARA PROFESSORES RASTREAREM O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA EM ESCOLARES ADOLESCENTES

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v7i3.1776

Palavras-chave:

Autismo, Psicometria, Validação de Conteúdo

Resumo

O presente estudo tem como objetivo apresentar o processo de desenvolvimento e avaliação de conteúdo do instrumento de rastreio para autismo em adolescentes. Este instrumento visa verificar de forma rápida se há indícios de autismo em quatro domínios: funções executivas, comunicação, habilidade social e atividade da vida diária. O processo envolveu: 1) leitura do DSM-V; 2) desenvolvimento das questões; 3) análise dos juízes/avaliadores especialistas e; 4) estudo piloto com resultados da Curva ROC para avaliação do ponto de corte de um instrumento de detecção de autismo em crianças. Os resultados indicam que ao utilizar o ponto de corte, o instrumento apresentou boa capacidade de identificar corretamente os casos positivos (75% de sensibilidade) e também uma alta taxa de identificação correta dos casos negativos (89% de especificidade). Sugerem ainda que o instrumento cumpriu todos os requisitos para estruturação, relevância, credibilidade e equilíbrio, através de itens compreensíveis, consistente nas características relacionadas ao proposto no estudo.

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Biografia do Autor

Márcia Helena Rodrigues de Freitas Arend, Universidade Federal do Pampa

Aluna do Programa de Pós-graduação Educação em Ciências da Universidade Federal do Pampa. Uruguaiana, Rio Grande do Sul, Brasil.

Jonathan Jardim da Silva, Universidade Federal do Pampa

Aluno do Programa de Pós-graduação Educação em Ciências da Universidade Federal do Pampa. Uruguaiana, Rio Grande do Sul, Brasil.

Rodrigo de Souza Balk, Universidade Federal do Pampa

Professor Associado do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Pampa. Uruguaiana, Rio Grande do Sul, Brasil.

Susane Graup, Universidade Federal do Pampa

Professora Permanente do Programa de Pós-graduação Educação em Ciências da Universidade Federal do Pampa. Uruguaiana, Rio Grande do Sul, Brasil.

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Publicado

2025-05-28

Como Citar

Arend, M. H. R. de F., Silva, J. J. da, Balk, R. de S., & Graup, S. (2025). DESENVOLVIMENTO DE UM INSTRUMENTO PARA PROFESSORES RASTREAREM O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA EM ESCOLARES ADOLESCENTES. Revista De Estudos Interdisciplinares , 7(3), 01–15. https://doi.org/10.56579/rei.v7i3.1776

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