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  • 2025-06-03

    O Centro de Estudos Interdisciplinares (CEEINTER) anuncia a abertura da chamada pública para proposição de Grupos de Trabalho (GTs) no âmbito do V Seminário Internacional de História e Educação, que ocorrerá nos dias 26, 27 e 28 de agosto de 2025, em formato online. Com a temática central “Formação Docente, Currículo e Desigualdades em Perspectiva Histórica”, o evento busca fomentar o diálogo acadêmico, o intercâmbio de experiências e o fortalecimento da pesquisa crítica nas áreas de História, Educação, Ciências Humanas e Sociais.

    As propostas de GTs devem estar alinhadas à temática central do evento e inseridas em um dos 18 eixos temáticos disponíveis, que contemplam desde a avaliação educacional até questões emergentes como inteligência artificial, justiça climática, educação inclusiva e interseccionalidades. Cada GT deve ser coordenado por no mínimo duas e no máximo três pessoas, preferencialmente com titulação de doutorado e vinculadas a instituições distintas.

    As atividades dos GTs estão previstas para os turnos da manhã (26 e 27/08) e da tarde (28/08), com a expectativa de reunir entre 5 e 15 trabalhos por grupo. A participação pode envolver comunicações de pesquisas, relatos de experiências, performances ou outras formas de apresentação alinhadas às temáticas propostas.

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  • CHAMADA PARA DOSSIÊ TEMÁTICO: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO 5.0 – TRANSFORMAÇÕES NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM

    2025-05-08

    Dossiê: Inteligência Artificial e Educação 5.0 – Transformações no Ensino e na Aprendizagem

    Organizadores: Dra. Rosa Maria Vicari (UFRGS/MCTI); Doutorando Arthur Marques de Oliveira (UFRGS/CESUCA) e Doutoranda Graziela Bergonsi Tussi (UFRGS/PMPF)

    Ementa: Em um momento histórico marcado pela Quinta Revolução Industrial, o sistema educacional é desafiado a integrar soluções tecnológicas que permitam uma aprendizagem mais dinâmica, personalizada e inclusiva. Dessa forma, a Inteligência Artificial (IA) surge como uma tecnologia capaz de aperfeiçoar os processos, ao oferecer práticas inovadoras, como sistemas tutores inteligentes, plataformas adaptativas e algoritmos de análise de dados educacionais, permitindo diagnósticos precisos e intervenções pedagógicas mais eficazes. Ao mesmo tempo, reconhecendo a importância da Educação na formação de professores como mediadores do conhecimento e na construção de ambientes colaborativos que estimulem o pensamento crítico, a resolução de problemas e a criatividade.

    O dossiê apresenta uma perspectiva interdisciplinar, integrando diferentes campos do conhecimento. A Computação e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) desempenham um papel crucial ao fornecer recursos tecnológicos que sustentam a implementação de soluções educacionais baseadas em IA. As Ciências Humanas e Sociais Aplicadas apresentam uma perspectiva crítica sobre as implicações éticas, socioculturais e inclusivas dessas tecnologias, estimulando a reflexão sobre temas como privacidade de dados, equidade de acesso e letramento digital. Além disso, o campo da Linguística e dos Estudos em Letras investiga as aplicações de tecnologias de Processamento de Linguagem Natural (PLN), como assistentes virtuais, tradutores automáticos e sistemas de correção inteligentes. A arte, por outro lado, pode potencializar a criatividade por meio de ambientes imersivos e interativos que utilizam a realidade aumentada, visualizações gráficas e experiências multimodais, criando cenários educativos mais engajadores e significativos.

    O dossiê tem como objetivo discutir temas relacionados à democratização do acesso à educação, abordando estratégias para a inclusão digital e a formação continuada de professores, além de propor soluções para diminuir as desigualdades educacionais através do uso consciente de IA.

    Cronograma
    • Submissões até: 15 de junho de 2025

    • Avaliações até: 30 de junho de 2025

    • Envio de versões corrigidas: até 10 de julho de 2025

    • Publicação do dossiê: até 30 de julho de 2025

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