EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE

REFLEXÕES SOBRE ACOLHIMENTO LGBTQIA+ EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO SUL GLOBAL

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v7i3.1885

Palavras-chave:

Vulnerabilidade, LGTBQIA+, Diversidade, Educação

Resumo

Apesar dos avanços em prol da igualdade de gênero e das discussões sobre gênero e sexualidade, nossa sociedade ainda é marcada por uma norma cisheteronormativa que marginaliza e invisibiliza experiências dissidentes. Considerando a escola como reflexo e microcosmos da sociedade, torna-se crucial discutir essas questões nos espaços educacionais. Esta pesquisa identifica, por meio de posições discursivas, os desafios e acolhimentos da comunidade LGBTQIA+ no câmpus Rio Grande do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Especificamente, examina-se: (1) sentimentos de pertencimento ao câmpus entre estudantes LGBTQIA+; (2) mapeia-se o perfil dessa comunidade; e (3) propõem-se estratégias de mitigação para os desafios identificados. Subsidiados pela abordagem qualitativa, os dados foram coletados por questionários respondidos voluntariamente por estudantes do câmpus. Resultados indicam que, embora a maioria se sinta acolhida, há vulnerabilidades. Muitos relataram violência verbal ou física relacionada à orientação sexual ou identidade de gênero; 26,67% afirmaram que essas ocorrências aconteceram no câmpus. Muitos se sentem protegidos, mas 43,75% disseram que essa sensação varia conforme o ambiente. Esses achados destacam a importância de ações institucionais para fortalecer segurança e acolhimento, promovendo debates e ações transformadoras em relação aos desafios enfrentados pela comunidade LGBTQIA+.

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Biografia do Autor

Lucía Silveira Alda, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Doutora em Letras pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) em 2018, Mestre em Letras pela Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) em 2013, Especialista em Ensino de Línguas Mediado por Computador pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (FALE/UFMG) em 2016 e licenciada em Letras Português/Inglês e respectivas literaturas pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) em 2010. 

Vilmar do Nascimento Rocha, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Mestre em Letras: Cultura, Educação e Linguagens pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Uesb. Especialista em Ensino de Línguas Mediado Por Computador pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG e em Gestão Empresarial pela Faculdade Maurício de Nassau. É licenciado em Letras - Português e Inglês pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB e bacharel em Administração pela Universidade de Santo Amaro - Unisa.

Vinícius Barcellos Vieira Silveira, Universidade Federal de Pelotas

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Brasil, Rio Grande do Sul, Rio Grande.

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Publicado

2025-05-20

Como Citar

Alda, L. S., Rocha, V. do N., & Silveira, V. B. V. (2025). EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE: REFLEXÕES SOBRE ACOLHIMENTO LGBTQIA+ EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO SUL GLOBAL. Revista De Estudos Interdisciplinares , 7(3), 01–18. https://doi.org/10.56579/rei.v7i3.1885

Edição

Seção

DOSSIÊ: DIÁLOGOS MULTIDISCIPLINARES NAS CIÊNCIAS HUMANAS: CONSTRUINDO SENTIDOS EM UM MUNDO EM TRANSIÇÃO

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