UM PANORAMA DA LITERATURA INDÍGENA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v7i1.1875

Palavras-chave:

Literatura Indígena, Identidade Cultural, Resistência Política

Resumo

Este estudo apresenta a literatura indígena brasileira contemporânea como expressão cultural e instrumento de resistência política dos povos originários. O objetivo é evidenciar o papel dessa produção literária na preservação das identidades indígenas e no diálogo intercultural. A metodologia adotada é de abordagem qualitativa, fundamentada em revisão bibliográfica e estudos acadêmicos. O trabalho aborda a trajetória histórica da literatura indígena, a relação entre oralidade e escrita e os desafios enfrentados para sua inserção no mercado editorial e no sistema educacional. Os resultados demonstram que a literatura indígena contribui para desconstruir estereótipos, fortalecer a memória coletiva e ampliar a visibilidade das culturas originárias. Conclui-se que o reconhecimento dessa produção literária é essencial para a construção de uma sociedade mais justa e plural, capaz de valorizar a diversidade cultural do Brasil.

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Biografia do Autor

Djalma Barboza Enes Filho, Universidade Federal do Acre

Professor e pesquisador da Universidade Federal do Acre - UFAC. Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2022). Mestrado em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Acre (2015). Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade Varzeagrandense de Ciências Humanas - FVCH (2001). Graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Acre (2011) e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre (2001). Membro do GEPEd (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação), da Universidade Federal do Acre. Membro do Grupo de Pesquisa LITERALISE: Grupo de pesquisa em literatura Infantil e juvenil e práticas de mediação literária, da Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisador na área de Educação e Letras, com ênfase na Alfabetização e Letramento, Formação de Leitores, Literatura Infantil e Literatura Indígena Brasileira. Tem experiência na área de Educação Superior, Básica e Educação Profissional.

Sônia Elina Sampaio Enes, Universidade Federal do Acre

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2022); Mestrado em Letras: Linguagem e Identidade pela Universidade Federal do Acre (2016), Especialização em Educação Especial/Inclusiva pelo INEC - Instituto de Educação Superior Acreano - Faculdade Euclides da Cunha (2011), graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre (2008). Experiência na Rede Estadual como Professora Itinerante de alunos com deficiência, Professora de Atendimento Educacional Especializado e na Formação de professores para atuação junto aos alunos com deficiência, Transtornos do Espectro do Autismo e Altas Habilidades/Superdotação. Atualmente é professora e pesquisadora da Universidade Federal do Acre, atuando na linha de pesquisa Educação, Cultura e Diversidade, pesquisadora do Grupo GEPED - Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação. Membro também do grupo de Pesquisa Investigação Docente e Diversidades (GRIDD); atuando na linha de pesquisa, Educação Especial com caráter inclusivo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva e Metodologias da Educação Inclusiva.

Pedro Lopes da Silva, Universidade Federal do Acre

Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre - UFAC (1999). Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (2015), na Linha de Pesquisa: Ensino e Formação de Educadores (EFE). Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (2022), na Linha de Pesquisa: Sujeitos, Processos Educativos e Docência (SUPED). Bacharel em Teologia pela Faculdade Teológica de São Paulo (2008). Especialista em Saúde Pública (UNAERP). Psicopedagogia pelo Instituto Várzea-grandense de Educação - (IVE). Formação de Professor para Educação ONLINE pela Universidade de Brasília - UNB. Professor ajunto II do quadro efetivo do Magistério Superior, em regime de Dedicação Exclusiva na UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE - UFAC, lotado no Centro de Educação e Letras (CEL)/Campus Floresta. Pesquisador nas áreas de Educação de Jovens e Adultos, políticas públicas para educação , currículo e gestão escolar.

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Publicado

2025-02-27

Como Citar

Enes Filho, D. B., Enes, S. E. S., & Silva, P. L. da. (2025). UM PANORAMA DA LITERATURA INDÍGENA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA. Revista De Estudos Interdisciplinares , 7(1), 01–20. https://doi.org/10.56579/rei.v7i1.1875

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