A IDENTIDADE NACIONAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA

Coleção Projeto Araribá

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Autores

  • Daliane Kulmann Rodrigues Universidade Federal do Pampa
  • Gabriel da Rosa Etcheverria Universidade Federal do Pampa https://orcid.org/0009-0007-8623-8130
  • Thiago Abrelino Paula dos Santos Universidade Federal do Pampa
  • Edson Romário Monteiro Paniagua Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v1i3.18

Palavras-chave:

Livro Didático, Identidade, História

Resumo

O presente estudo busca analisar através da pesquisa dos livros didáticos de História da Coleção Projeto Araribá - Editora Moderna, PNLD 2017-2019, a concepção de identidade nacional expressa através do conteúdo do livro. Didática, pedagogia, identidade nacional, livro didático são conceitos interligados dentro da perspectiva da construção de um projeto político cultural de um Estado, estando muitas vezes ligado a uma política governamental para criar uma esfera patriótica em volta da Nação e auxiliar o governo a deliberar o seu projeto de política de Estado. Esta forma de construção ocorreu no Brasil. O artigo é apresentado em três momentos. Primeiramente traçamos um histórico da construção do livro didático e as percepções tanto quanto ao uso como para construção de uma identidade nacional através do seu conteúdo. Em seguida, procuramos traçar o papel do historiador como uma fonte prática de criação e execução de uma identidade nacional dentro deste processo macro.
Por fim analisamos uma coleção de livros didáticos contemporâneo que segue a diretriz do PNLD para observarmos se existe uma construção de uma ideia de identidade nacional através dos conteúdos sobre a história do Brasil e que tipo de identidade possa passar através do texto escrito e iconográfico.

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Biografia do Autor

Daliane Kulmann Rodrigues, Universidade Federal do Pampa

Graduanda do curso de Licenciatura em Ciências Humanas, pela Universidade Federal do Pampa -Unipampa, campus São Borja. Pesquisa sobre Ciências Humanas e Interdisciplinaridade. dkrodrigues97@gmail.com

Gabriel da Rosa Etcheverria, Universidade Federal do Pampa

Graduando do curso Licenciatura em Ciências Humanas, pela Universidade Federal do Pampa, campus São Borja. Pesquisa sobre Ciências Humanas e Interdisciplinaridade. E-mail: gabrel.etcheverria@gmail.com

Thiago Abrelino Paula dos Santos, Universidade Federal do Pampa

Graduando do curso de Licenciatura em Ciências Humanas, pela Universidade Federal do Pampa -Unipampa, campus São Borja. Pesquisa sobre Ciências Humanas e Interdisciplinaridade. dossantosthiago610@gmail.com

Edson Romário Monteiro Paniagua, Universidade Federal do Pampa

Profº Drº Edson Romario Monteiro Paniagua. Profº Adjunto da Universidade Federal do Pampa, campus São Broja/RS –Brasil.Pesquisa sobre CiênciasHumanas e Interdisciplinaridade. E-mail: edsonpaniagua@unipampa.edu.br      

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Publicado

2021-06-01

Como Citar

Kulmann Rodrigues, D., Etcheverria, G. da R., Santos, T. A. P. dos, & Paniagua, E. R. M. (2021). A IDENTIDADE NACIONAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA: Coleção Projeto Araribá. Revista De Estudos Interdisciplinares , 1(3). https://doi.org/10.56579/rei.v1i3.18

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