“SOU JUCA DO BASÍLIO, GUARDIÃO DA FERROVIA”

ACERVO PESSOAL, PATRIMÔNIO E IDENTIDADE NO SUL DO RIO GRANDE DO SUL

Visualizações: 81

Autores

  • Maira Eveline Schmitz Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v1i2.12

Palavras-chave:

Ferrovia, Memória, Patrimônio

Resumo

O presente trabalho procura analisar a construção de uma memória relativa à ferrovia na região sul do estado do Rio Grande do Sul, Brasil, a partir do arquivo pessoal e das ações individuais de José Eugênio Antunes Peres, mais conhecido como Juca do Basílio. Este senhor é morador da cidade de Pedro Osório, a qual surgiu e teve seu ápice econômico ligado à estação ferroviária e seu entorno, decaindo justamente com a extinção da passagem dos trens. Conhecido por seu hábito de estudar, pesquisar, colecionar e divulgar materiais e informações sobre a rede férrea, Juca é dono de um grande acervo e suas exposições de fotografias buscam retratar a história do trem e chamar a atenção para o passado da região onde vive, legitimando-o e lhe dando uma versão. Nesta direção, baseando-se na metodologia da História Oral, este trabalho busca compreender os motivos que levaram Juca a constituir seu acervo pessoal e de que forma, através de suas ações de valorização da história, o patrimônio urbano é apropriado e ressignificado, delineando as tensões entre o passado e o presente. Acredita-se que ao selecionar símbolos específicos para justificar um passado ferroviário da cidade, interesses individuais acabam auxiliando a construção de uma identidade, a partir da memória, que se objetiva coletiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CANDAU, Jöel. Bases antropológicas e expressões mundanas da busca patrimonial: memória, tradição e identidade In: Memória em Rede. Pelotas, vol.1, n.1, dez.2009/mar.2010, p.43-58.

HALLBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2004.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 10ª ed. Rio de Janeiro: DP&A editora, 2005.

JORGE, Vítor Oliveira. Arqueologia, Património e Cultura. Lisboa: Ed. Instituto Piaget, 2007.

POLLAK, Michel. Memória e Identidade Social. In: Estudos Históricos. Rio de Janeiro, vol. 5, n. 10, 1992, p.200-215.

PORTELLI, Alessandro. Tentando aprender um pouquinho. Algumas reflexões sobre a ética na História Oral. In: Projeto História, nº15, São Paulo, PUC, 1997. p.13-50.

Downloads

Publicado

2021-05-20

Como Citar

Eveline Schmitz, M. . (2021). “SOU JUCA DO BASÍLIO, GUARDIÃO DA FERROVIA”: ACERVO PESSOAL, PATRIMÔNIO E IDENTIDADE NO SUL DO RIO GRANDE DO SUL. Revista De Estudos Interdisciplinares , 1(2), 55–71. https://doi.org/10.56579/rei.v1i2.12

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.