A CULTURA HIP-HOP COMO DISPOSITIVO PARA UMA EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL, EMANCIPATÓRIA E LIBERTADORA

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1327

Palavras-chave:

Contracultura, Educação Popular, Arte, Transformação

Resumo

O Hip-Hop, como movimento híbrido cultural, transcende fronteiras e desafia estruturas sociais, políticas e culturais. Suas expressões artísticas, como grafite, “break dance”, “MC” e “DJ”, constituem um discurso produtivo que reflete sobre temas como urbanidade, negritude e resistência. Portanto, objetivou-se investigar, através de uma pesquisa bibliográfica, o potencial do movimento cultural do Hip-Hop como dispositivo para uma educação emancipatória e libertadora, realizada de maneira não-formal. Os principais resultados evidenciam que por meio do Hip-Hop, os educadores podem explorar temas relevantes à realidade dos educandos de forma interdisciplinar e contextualizada com a vivência do educando, promovendo uma educação mais inclusiva e emancipatória. Entretanto, poucos são os estudos que se apropriam do Hip-Hop como ferramenta didática. Ao reconhecer o potencial pedagógico do Hip-Hop, especialmente em contextos escolares diversificados, abre-se espaço para uma reflexão crítica sobre poder, identidade e transformação social, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e democrática.

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Biografia do Autor

David Freitas dos Santos, Faculdade Venda Nova do Imigrante

Aluno de Pós-graduação em Psicologia Social da Faculdade Venda Nova do Imigrante.

Nathália Mota Epifânio, Universidade Federal de Santa Maria

Aluna do Programa de Pós-graduação em Agrobiologia da Universidade Federal de Santa Maria.

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Publicado

2024-06-19

Como Citar

Santos, D. F. dos, & Epifânio, N. M. (2024). A CULTURA HIP-HOP COMO DISPOSITIVO PARA UMA EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL, EMANCIPATÓRIA E LIBERTADORA. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(2), 01–18. https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1327

Edição

Seção

DOSSIÊ: POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO

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