v. 5 n. 4 (2023): DOSSIÊ III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO

					Visualizar v. 5 n. 4 (2023): DOSSIÊ III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO

O presente dossiê visa compartilhar os trabalhos apresentados durante o III Seminário Internacional de História e Educação: Democracia e Cidadania em Tempos de Neoconservadorismo, realizado de forma virtual entre os dias 13 e 16 de junho de 2023. Este evento, em sua terceira edição, foi cuidadosamente organizado pelo Centro de Estudos Interdisciplinares, com o valioso apoio da Associação de Pós-graduandos em História da Universidade de Passo Fundo.

Publicado: 2023-09-01

APRESENTAÇÃO

ARTIGOS

  • ENSINO DE HISTÓRIA A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL (1914-1918) EM CARTÕES-POSTAIS FRANCESES

    Marco Antonio Stancik
    02-21

    Visualizações: 80
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v5i4.691
  • O MODELO GRUPO ESCOLAR EM EXPANSÃO O CASO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO (1930-1940)

    Victor Silva Salaroli do Nascimento, Rosianny Campos Berto
    22-40

    Visualizações: 83
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v5i4.729
  • O ESTUDO DE INSTITUIÇÕES ESCOLARES A PRODUÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRAUDAÇÃO EM EDUCAÇÃO UCS (2008-2023)

    Gisele Belusso, José Edimar de Souza
    41-51

    Visualizações: 55
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v5i4.726
  • A LITERATURA DE BORDERLANDS ENQUANTO FERRAMENTA PARADIDÁTICA PARA UM ENSINO DECOLONIAL DE LÍNGUA INGLESA

    Marcos Vinicius Rodrigues, Leoné Astride Barzotto
    52-68

    Visualizações: 82
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v5i4.699
  • O ASSOCIATIVISMO DE TRABALHADORES NEGROS NO CLUBE UNIÃO OPERÁRIA DE ALEGRETE (RIO GRANDE DO SUL, SÉCULO XX)

    Márcio Jesus Ferreira Sônego
    88-112

    Visualizações: 114
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v5i4.423
  • OS RESULTADOS DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO O CURRÍCULO ESCOLAR NO CENTRO DO DEBATE

    Jarlenice Oliveira Lima, Francisca Francileide de Oliveira, Sirneto Vicente da Silva
    69-87

    Visualizações: 63
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v5i4.701
  • NUANCES DO APRENDIZADO ONLINE ANTES E DURANTE A PANDEMIA UMA REVISÃO DE TEMAS DA ANPED E DA RBE

    Reniel Avelar, Alexandra Bujokas de Siqueira
    113-129

    Visualizações: 524
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v5i4.689
  • A IMPORTÂNCIA DA MEMÓRIA E DOS ARQUIVOS ESCOLARES

    Márcia Cicci Romero, Maria Cristina Santos de Oliveira Alves
    130-141

    Visualizações: 70
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v5i4.692
  • A POLITICA PÚBLICA DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM) E A IMPLEMENTAÇÃO DO AUXILIO CRECHE PARA ESTUDANTES MÃES

    Lorena Muniz Soares
    142-162

    Visualizações: 128
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v5i4.702
  • GESTÃO DO TRABALHO NO SUAS ANÁLISE DOCUMENTAL DA NOB-RH/SUAS

    Solange Emilene Berwig, Maria Salete Boing
    163-181

    Visualizações: 68
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v5i4.675
  • POLÍTICAS DE IGUALDADE DE GÊNERO NO REINO UNIDO

    Daniel Eslabão
    182-196

    Visualizações: 88
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v5i4.676
  • O JORNAL “A RAZÃO” A MEMÓRIA DAS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS PARA CLASSE TRABALHADORA EM POUSO ALEGRE/MG

    Giovane Silva Balbino
    197-206

    Visualizações: 62
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v5i4.703
  • A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA EAD CONCEPÇÕES, DESAFIOS E PROTAGONISMO DISCENTE

    Gerson Luiz Buczenko, Tatiana Helma Wagner, Valdilson Aparecido Lopes
    207-217

    Visualizações: 81
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v5i4.695
  • GRUPO ESCOLAR MUNICIPAL DE FAZENDA SOUZA ASPECTOS DE PATRIOTISMO E DA NACIONALIZAÇÃO DO ENSINO NA ZONA RURAL DE CAXIAS DO SUL/RS (1940)

    Samanta Vanz
    218-228

    Visualizações: 55
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v5i4.707
  • A CONSCIENTIZAÇÃO E LIBERTAÇÃO COMO PRÁTICAS DE HUMANIZAÇÃO EM TEMPOS DE NEOCONSERVADORISMO

    Valter Marciano dos Santos Chereta, Ismael Martins Boeira, Ananda Nasai Machado de Oliveira, Dinora Tereza Zucchetti
    229-246

    Visualizações: 136
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v5i4.706
  • HISTÓRIA DA IMPLANTAÇÃO DO CEDUP TIMBÓ DIÁLOGO ENTRE A HISTÓRIA E A CULTURA ESCOLAR

    Rafaela Alessandra Schneider Hinsching, Reginaldo Leandro Plácido
    247-266

    Visualizações: 70
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v5i4.708
  • PRESENÇA PROTESTANTE NA POLÍTICA NACIONAL INSTALAÇÃO DE UM FUNDAMENTALISMO ÉTICO OU AMPLIAÇÃO DE CONQUISTAS DEMOCRÁTICAS?

    José Roberto Limas da Silva
    267-284

    Visualizações: 74
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v5i4.712
  • ENTRELAÇANDO HISTÓRIAS, TECENDO MEMÓRIAS A PARTIR DE OBJETOS DA CULTURA MATERIAL ESCOLAR

    Eliane de Sousa Almeida, Eurize Caldas Pessanha
    285-301

    Visualizações: 64
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v5i4.714
  • TIC NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO DE CASO EM PILÕES-RN

    Lucianny Matias, Otávio Floriano Paulino
    302-314

    Visualizações: 60
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v5i4.719
  • AS RELAÇÕES RACIALIZADAS NA SOCIEDADE BRASILEIRA NEOLIBERAL E NEOCONSERVADORA

    Meire Helen Ferreira, Maria Esperança Fernandes Carneiro
    315-326

    Visualizações: 88
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v5i4.717
  • A FALÁCIA DA “IDEOLOGIA DE GÊNERO” ARTIMANHAS NEOLIBERAIS E O PÂNICO MORAL PARA REGULAÇÃO DE CONDUTAS

    Nilson Carlos Nascimento dos Santos, Elis Cristina Fiamengue
    327-343

    Visualizações: 109
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v5i4.720
  • A CONTRARREFORMA (GOLPISTA) DO ENSINO MÉDIO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA ESTUDANTES DE LETRAS – ESPANHOL

    Kleverson Gonçalves Willima, Giulia Carvalho Candido, Ileana Celeste Fernández Franzoso
    344-362

    Visualizações: 89
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v5i4.723
  • INTERFACES DO TRABALHO DOCENTE COM AS MUDANÇAS DA ATUALIDADE, COMPROMETIMENTO DA SAÚDE E A DESVALORIZAÇÃO PROFISSIONAL

    Fernanda Silva, Isabelle Paggioro, Joaquim Ferreira
    363-381

    Visualizações: 59
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v5i4.725
  • IDENTIDADES E AUTORREPRESENTAÇÃO ARTÍSTICA CONTEMPORÂNEA

    Fabiana Lopes de Souza, Maristani Polidori Zamperetti
    382-391

    Visualizações: 63
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v5i4.727
  • EJA MINEIRA ONDE ESTÃO OS SURDOS?

    Vanessa Lepick, Kleyver Tavares Duarte, Ana Beatriz da Silva Duarte
    392-415

    Visualizações: 64
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v5i4.728
  • A EPISTEMOLOGIA FEMINISTA NEGRA UMA ABORDAGEM INTERSECCIONAL DOS MARCADORES DA OPRESSÃO EM CONTRAPOSIÇÃO AO FEMINISMO HEGEMÔNICO

    Rosa Maria Dias da Costa Santos, Patrícia Cristina de Aragão
    416-428

    Visualizações: 73
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v5i4.731
  • PUBLICAÇÕES SOBRE GAMIFICAÇÃO NO PERÍODO DE 2011 A 2020: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO NA BASE DE DADOS WEB OF SCIENCE

    Anderson Amaral de Oliveira, Liane Beatriz Rotili, Josei Fernandes Pereira
    429-450

    Visualizações: 62
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v5i4.732
  • A TEORIA DAS CAPACIDADES DE NUSSBAUM E INCLUSÃO AVANÇOS E RETROCESSOS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

    Erika Neder, Suzane Carvalho Domingos, gustavo gabaldo, graziella montes valverde
    451-465

    Visualizações: 154
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v5i4.738