UM ESTADO DA ARTE SOBRE VALORIZAÇÃO DOS/AS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.1136

Palavras-chave:

Educação Infantil, Valorização Profissional do Magistério, Carreira e Remuneração

Resumo

O texto apresenta um estudo da arte das produções acadêmicas sobre a valorização dos/as profissionais do magistério da Educação Infantil (EI), considerando a remuneração e carreira, e objetiva mapear, discutir e apresentar o que vêm sendo desenvolvido nos programas de pós-graduação, em educação no Brasil, sobre esse tema, no recorte temporal 2010 a 2022. Trata-se de um estudo de Revisão Sistemática por meio de uma abordagem de natureza qualitativa e quantitativa, do tipo exploratório e documental. Nossa fonte de pesquisa foi o Banco de Teses e Dissertações da Capes. Foram encontrados apenas oito trabalhos: seis dissertações e duas teses. Organizamos um quadro considerando o ano de publicação, instituição vinculada, os objetivos, a metodologia, os resultados das pesquisas. Depreendemos que existem poucos estudos sobre o tema, que estes estão concentrados nas regiões sul e sudeste do Brasil. Há urgência de uma maior compreensão sobre esse campo, e necessidade de pesquisas que considerem todas as regiões do Brasil, em especial a região nordeste. Constatamos uma diferenciação na carreira do/a professor/a da EI, em relação aos demais professores da educação básica (carga horária de trabalho, composição e etc.), e uma oscilação na remuneração do/a professor/a da EI (bonificação e gratificação).   

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Biografia do Autor

Emanuela Celi da Silva Ferreira, Universidade Federal de Campina Grande

Aluna do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Professora da educação básica, das redes municipais de Santa Cruz do Capibaribe-PE, e Brejo da Madre de Deus-PE. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Práxis de Educação (GEPPPE). 

Joedson Brito dos Santos, Universidade Federal de Campina Grande

Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC/BA) com mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Estágio pós-doutoral pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professor Adjunto IV da Unidade Acadêmica de Educação (UAED) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd/UFCG). Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Prática Educativa (GEPPPE) e é membro fundador do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação, Desigualdade Social e Políticas Públicas (NEPED/UFT). É filiado a Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE), a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), a Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação, (FINEDUCA) e a Campanha Nacional pelo Direito a Educação. Foi docente da Universidade Federal do Tocantins UFT (2013/2020) e da Universidade Federal do Norte do Tocantins UFNT(2020/2021) onde foi Vice - Diretor do Campus de Tocantinópolis na Gestão 2014-2018, e atuou como Coordenador Institucional do Programa Residência Pedagógica (RP/UFT/CAPES 2018/2019), Coordenador de Área do Programa de Iniciação da Docência PIBID/Pedagogia (2016/2017), e como Formador, Supervisor e pesquisador em Programas de Formação docente como o PARFOR/MEC/UFT, PACTO/FNDE/UFT e na EPDS/MEC/UFT. Os principais temas de atuação são: políticas educacionais, financiamento da educação básica, avaliação da educação básica, políticas para educação infantil e condições de oferta da educação infantil.

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Publicado

2024-06-26

Como Citar

Ferreira, E. C. da S., & Santos, J. B. dos. (2024). UM ESTADO DA ARTE SOBRE VALORIZAÇÃO DOS/AS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(2), 01–16. https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.1136

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