A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA EM UM CENTRO EDUCACIONAL DE TEMPO INTEGRAL EM PARINTINS/AM

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.974

Palavras-chave:

Educação Especial, Educação em Tempo Integral, Amazônia, Acesso e Permanência

Resumo

Este texto apresenta os resultados da pesquisa cujo objetivo foi analisar o processo de inclusão de alunos com deficiência, no contexto de um Centro Educacional de Tempo Integral (CETI) de Parintins. A metodologia foi conduzida pela pesquisa bibliográfica, buscando averiguar relações existentes entre a inclusão escolar e o modelo de Educação em Tempo Integral existente em Parintins, em momento posterior por meio das leituras realizadas acerca dos temas, foi possível perceber que não existe uma legislação específica que enquadre o estudante com deficiência no CETI. A Educação Especial, é atribuída a uma das modalidades de ensino, voltada para pessoas com limitação cognitiva, física, sensorial, mental ou múltipla. A Educação Inclusiva, por outro lado refere-se a iniciativas encaminhadas para a inserção de pessoas com deficiência nos contextos educacionais. Esse modelo está se adequando as Escolas de Tempo Integral. Assim a Educação em Tempo Integral tem motivado reflexões e debates relacionados às políticas públicas para a educação, bem como tem direcionado os olhares e discussões de alguns pesquisadores em seus trabalhos, os quais cita-se Soares e Colares (2020), Cavalieri (2002) e Mauricio (2009) e dentro desse grande universo, encontram-se estudantes com deficiência que estarão também inseridos no mesmo padrão de ensino.

 

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Biografia do Autor

Denilson Diniz Pereira, Denilson Diniz

Professor da Universidade Federal do Amazonas-UFAM/FACED. Pós Doutorando em Educação pela UFOPA, Doutor em Educação pela PUCMINAS, realizou Estágio Científico no Grupo de Estudo de Metáforas, Modelos e Analogias na Tecnologia na Educação e na Ciência-GEMATEC no CEFET-MG. Professor da pós graduação dos programas CEFORT, CED e da graduação do PARFOR-UFAM. 

Maria Lília Imbiriba Sousa Colares , Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP. Pós-doutora em Educação FE/UNICAMP, com Estágio Pós-doutoral na Facultad de Filosofia y Humanidades, Universidad Nacional de Córdoba, Argentina - Projeto CAPG-BA 060/12 CAPES . Atualmente é pesquisadora PQ2 do CNPq e Professora Titular da Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA, onde exerce atividades de pesquisa e de docência na graduação e na Pós-graduação em Educação. É Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-graduação em Educação/PPGE-UFOPA. É Editora Cientifica da Revista Exitus. Desde 2008 é Avaliadora Institucional e de Curso do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Desde 2010 é Coordenadora Adjunta do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil- HISTEDBR/UFOPA. É Vice coordenadora do Fórum de Editores de Periódicos de Educação das Regiões Norte e Nordeste. É Vice presidente da Região Norte da Sociedade Brasileira de Educação Comparada/SBEC (2020-2022). Foi Diretora da ANPAE Seção PARÀ biênios (2011-2013; 2013-2015). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Sistemas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Política educacional, Gestão escolar e educacional. Possui obras publicadas em livros, periódicos e anais de eventos.

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Publicado

2024-06-14

Como Citar

Pereira, D. D., & Colares , M. L. I. S. (2024). A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA EM UM CENTRO EDUCACIONAL DE TEMPO INTEGRAL EM PARINTINS/AM. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(1), 01–12. https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.974

Edição

Seção

DOSSIÊ: EDUCAÇÃO INTEGRAL E CURRÍCULO: PRÁTICAS EXITOSAS E PERSPECTIVAS ATUAIS

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