A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA EM UM CENTRO EDUCACIONAL DE TEMPO INTEGRAL EM PARINTINS/AM

Visualizações: 119

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.974

Palavras-chave:

Educação Especial, Educação em Tempo Integral, Amazônia, Acesso e Permanência

Resumo

Este texto apresenta os resultados da pesquisa cujo objetivo foi analisar o processo de inclusão de alunos com deficiência, no contexto de um Centro Educacional de Tempo Integral (CETI) de Parintins. A metodologia foi conduzida pela pesquisa bibliográfica, buscando averiguar relações existentes entre a inclusão escolar e o modelo de Educação em Tempo Integral existente em Parintins, em momento posterior por meio das leituras realizadas acerca dos temas, foi possível perceber que não existe uma legislação específica que enquadre o estudante com deficiência no CETI. A Educação Especial, é atribuída a uma das modalidades de ensino, voltada para pessoas com limitação cognitiva, física, sensorial, mental ou múltipla. A Educação Inclusiva, por outro lado refere-se a iniciativas encaminhadas para a inserção de pessoas com deficiência nos contextos educacionais. Esse modelo está se adequando as Escolas de Tempo Integral. Assim a Educação em Tempo Integral tem motivado reflexões e debates relacionados às políticas públicas para a educação, bem como tem direcionado os olhares e discussões de alguns pesquisadores em seus trabalhos, os quais cita-se Soares e Colares (2020), Cavalieri (2002) e Mauricio (2009) e dentro desse grande universo, encontram-se estudantes com deficiência que estarão também inseridos no mesmo padrão de ensino.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denilson Diniz Pereira, Denilson Diniz

Professor da Universidade Federal do Amazonas-UFAM/FACED. Pós Doutorando em Educação pela UFOPA, Doutor em Educação pela PUCMINAS, realizou Estágio Científico no Grupo de Estudo de Metáforas, Modelos e Analogias na Tecnologia na Educação e na Ciência-GEMATEC no CEFET-MG. Professor da pós graduação dos programas CEFORT, CED e da graduação do PARFOR-UFAM. 

Maria Lília Imbiriba Sousa Colares , Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP. Pós-doutora em Educação FE/UNICAMP, com Estágio Pós-doutoral na Facultad de Filosofia y Humanidades, Universidad Nacional de Córdoba, Argentina - Projeto CAPG-BA 060/12 CAPES . Atualmente é pesquisadora PQ2 do CNPq e Professora Titular da Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA, onde exerce atividades de pesquisa e de docência na graduação e na Pós-graduação em Educação. É Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-graduação em Educação/PPGE-UFOPA. É Editora Cientifica da Revista Exitus. Desde 2008 é Avaliadora Institucional e de Curso do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Desde 2010 é Coordenadora Adjunta do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil- HISTEDBR/UFOPA. É Vice coordenadora do Fórum de Editores de Periódicos de Educação das Regiões Norte e Nordeste. É Vice presidente da Região Norte da Sociedade Brasileira de Educação Comparada/SBEC (2020-2022). Foi Diretora da ANPAE Seção PARÀ biênios (2011-2013; 2013-2015). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Sistemas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Política educacional, Gestão escolar e educacional. Possui obras publicadas em livros, periódicos e anais de eventos.

Referências

BARBOSA, Ledyane Lopes. Escola de Tempo Integral no estado do Pará: o estado da questão (2010-2020). 2021. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) - Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA, Santarém, Pará, 2021.

BEYER, H. O. Inclusão e avaliação na escola de alunos com necessidades educacionais

especiais. Porto Alegre: Mediação, 2005.

BRASIL, Lei nº 9.394/96, Diretrizes e Bases da Educação Nacional, aprovada na Câmara Federal em 17/12/96 e sancionada pelo Presidente da República em 20/12/96, Brasília, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 25 mar. 2023.

BRASIL. [Plano Nacional de Educação (PNE)]. Plano Nacional de Educação 2014-2024 [recurso eletrônico]: Lei n° 13.005, de 26 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências – Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2014.

CASTRO, G. C.; ABRAHÃO, C. A. F.; NUNES, A. X; NASCIMENTO, L. C. G.; FIGUEREDO, G. L. A. Inclusão de alunos com deficiências em escolas da rede estadual: um estudo sobre acessibilidade e adaptações estruturais. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 31, n. 60, p. 93-106, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/13590 Acesso em: 25 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.5902/1984686X13590

COLARES, A. A..; ARRUDA, E. P. de; COLARES, M. L. I. S. O MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO APLICADO NA COMPREENSÃO DO FENÔMENO EDUCACIONAL. Cenas Educacionais, [S. l.], v. 4, p. e11448, 2021. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/11448. Acesso em: 7 out. 2023.

CAVALIERE, Ana Maria Vilella. Educação integral: uma nova identidade para a escola brasileira? Educação e Sociedade. Campinas, v. 23, n.81. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/LYGC8CQ8G66G6vrdJkcBjwL/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 25 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302002008100013

CHIZZOTTI, A. A pesquisa qualitativa em ciências humana e sociais: evolução e desafios. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v. 16, n. 2, p. 221-236, 2003. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/374/37416210.pdf. Acesso em: 25 mar. 2023.

CRUZ, G. C.; GLAT, R. Educação inclusiva: desafio, descuido e responsabilidade de cursos

de licenciatura. Educar em Revista, Curitiba, n. 52, p. 257-273, abr.-jun. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/zKXfJ8TbsjLvvYjnNzQbx7K/?lang=pt&format=pdf Acesso em: 25 mar. 2023.

GALLO, Silvio. A educação integral numa perspectiva anarquista. COELHO, Lígia Martha Coimbra da Costa e CAVALIERE, Ana Maria Vilella (Orgs.). Educação Brasileira em Tempo Integral. Petrópolis: Vozes, 2002.

DINIZ, Denilson Pereira. Formação docente para o Atendimento Educacional Especializado em Salas de Recursos Multifuncionais na terra das crianças caboclas encantadas do Baixo Amazonas. 2022. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, 2022.

DUTRA, C. P; GRIBOSCKI, C. M. Educação Inclusiva: um projeto coletivo de transformação do sistema educacional. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE GESTORES E EDUCADORES, 3., 2006, Brasília. Anais... Brasília: Ministério da Educação – Secretaria de Educação Especial, 2006. 146p.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GLAT, R. Inclusão total: mais uma utopia? Revista Integração, Brasília, ano 8, n. 20, p. 26- 28, 2007.

GLAT, R; PLETSCH, M. D; FONTES, R. S. Uma Breve Reflexão sobre o Papel da Educação Especial Frente ao Processo de Inclusão de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais em Rede Regular de Ensino. Cadernos de Educação 6: Inclusão Social Desafios de uma Educação Cidadã. Rio de Janeiro: UNIGRANRIO Editora, 2006

GONÇALVES, Antônio Sérgio. Reflexões sobre educação integral e escola de tempo integral. Cadernos Cenpec, n.2, 2006. DOI: https://doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v1i2.136

MAURÍCIO, Lúcia Velloso. Escritos, representações e pressupostos da escola pública de horário integral. Revista Em Aberto. V.22, n.80. Brasília, 2009.

MAZZOTTA. M. J. S. Educação Especial no Brasil: História e Políticas Públicas. São Paulo: Editora Cortez, 2005.

PEREIRA, Denilson Diniz, OLIVEIRA, Khatlen Evelyn Queiroz. A escola específica ou a regular? Latin American Journal of Development. Curitiba, v. 3, n. 4, p. 2501-2509, jul./ago. 2021. Disponível em: file:///C:/Users/denil/Downloads/editor_lajd,+Art.+057+LAJD%20(1).pdf Acesso em: 25 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.46814/lajdv3n4-057

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. Centro Educacional de Tempo Integral Deputado Gláucio Gonçalves, Parintins, 2023.

SILVA, M. O.; MANZINI, E. J. Avaliação sistematizada para professores de alunos com paralisia cerebral (ASPA-PC): elaboração do instrumento. In: MARQUEZINE, M. C.; TANAKA, E. D. O.; BUSTO, R. M. (org.). Atendimento educacional especializado. Marília: ABPEE: Marquezine& Manzini, 2013. p. 23-40.

SILVA, T. T. O currículo como fetiche: a poética e a política do texto curricular. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

SOARES, Lucas de Vasconcelos; COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa. A educação integral em encontros regionais do grupo de estudos e pesquisas HISTEDBR/UFOPA na AMAZÔNIA, Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 1-18, 2020.

Downloads

Publicado

2024-06-14

Como Citar

Pereira, D. D., & Colares , M. L. I. S. (2024). A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA EM UM CENTRO EDUCACIONAL DE TEMPO INTEGRAL EM PARINTINS/AM. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(1), 01–12. https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.974

Edição

Seção

DOSSIÊ: EDUCAÇÃO INTEGRAL E CURRÍCULO: PRÁTICAS EXITOSAS E PERSPECTIVAS ATUAIS

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.