TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS ESCOLAS DO CAMPO

DO DIREITO ÀS PRÁTICAS EDUCATIVAS

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Autores

  • Geysa Novais Viana Matias Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia https://orcid.org/0000-0002-6187-7899
  • Arlete Ramos dos Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v7i1.1571

Palavras-chave:

Educação do Campo, Direito à educação, Tecnologias digitais na educação

Resumo

Considerando a educação como um direito humano e pressuposto necessário para o exercício da cidadania, este artigo tem o objetivo de analisar as contradições envoltas no direito às tecnologias digitais na educação pública, com foco nas escolas do campo. Para isso, questiona-se: em que medida o direito a uma educação com o uso das tecnologias digitais, já respaldado pelas leis, faz-se presente nas escolas campesinas? Esta pesquisa se caracteriza como exploratória e bibliográfica, ao propor a análise de leis, ações, projetos e programas que versam sobre o uso das tecnologias digitais nos processos educativos, bem como de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e do Censo Escolar relacionados ao uso das tecnologias digitais. A análise dos dados demonstra que a realidade concreta das escolas campesinas brasileiras está em descompasso com as leis nacionais, pois, enquanto a documentação vislumbra os avanços das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação para a descentralização do acesso aos conhecimentos, a infraestrutura mínima para viabilizar os processos de ensino/aprendizagem tradicionais ainda não contempla a totalidade das escolas camponesas. Assim, pode se inferir que a educação como direito humano precisa ir além das leis, para se tornar realidade concreta em todas as instituições de ensino.

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Biografia do Autor

Geysa Novais Viana Matias, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd). Membro do GEPEMDECC e da RedePECC-MS. Coordenadora Territorial do Programa de Formação para Professores da Educação do Campo (FORMACAMPO).

Arlete Ramos dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Pós-doutorado em Educação e Movimentos sociais (UNESP), Doutorado e Mestrado em Educação (FAE/UFMG), Professora do Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagem (DCHEL), Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e do Programa de Pós-graduação em Educação Mestrado Profissional em Educação Básica (PPGE) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e Cidade (GEPEMDECC/CNPq), Coordenadora da Rede Latino Americana de Educação do Campo - Movimentos Sociais (REDE PECC-MS) e Coordenadora do Programa Formacampo. Membro da Rede Diversidade e Autonomia na Educação Pública (Redap), Bolsista Produtividade do CNPq.

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Publicado

2025-02-25

Como Citar

Matias, G. N. V., & Santos, A. R. dos. (2025). TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS ESCOLAS DO CAMPO: DO DIREITO ÀS PRÁTICAS EDUCATIVAS. Revista De Estudos Interdisciplinares , 7(1), 01–22. https://doi.org/10.56579/rei.v7i1.1571

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