EDUCAÇÃO INFANTIL E PANDEMIA

ENSINO REMOTO, ATUAÇÃO DOCENTE E FORMAÇÃO DA CRIANÇA DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM PARINTINS (AM)

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v5i7.914

Palavras-chave:

Educação Infantil, Pandemia, Ensino Remoto, Atuação Docente

Resumo

O trabalho focaliza a atuação docente e as experiências vivenciadas na pandemia da Covid-19, em relação às práticas e processos de formação escolar das crianças de Educação Infantil em Parintins (AM), com o objetivo central de investigar a atuação dos professores no Ensino Remoto e os desafios enfrentados no referido contexto. A interrupção das atividades de sala de aula, o afastamento da escola, da vida social, do convívio com colegas e amigos, das interações e rotinas compartilhadas, afetou em muitos aspectos a vida do professor e o processo ensino e aprendizagem das crianças. Conforme Senhoras (2020) tornaram-se flagrantes as políticas de gestão da educação no território brasileiro, com uma estrutura sucateada, salas lotadas, tecnologias insuficientes e tecnicamente defasadas, professores com cargas horárias excessivas, sobrecarregados de aulas e, no limite de sua saúde psíquica, no contexto da pandemia, tornou-se ainda mais precária. A pesquisa é qualitativa, com Pesquisa de Campo nas escolas de Educação Infantil e participação de oito professoras, contribuindo com análises acerca da formação da criança, práticas e experiências docentes, sendo que o ensino remoto desencadeou aumento das atividades escolares, conhecimentos imperativos e aligeirados das ferramentas digitais, prejuízos na formação da criança, mas também várias experiências e aprendizagens.

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Biografia do Autor

João Paes Neto, Universidade Federal do Amazonas

Acadêmico do 8º do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas, ICSEZ/UFAM. Pesquisador do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Membro do Grupo de Estudo e Pesquisas em Educação do Campo e Territorialidades Amazônicas.

Kézia Siméia Barbosa da Silva Martins, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Amazonas. Pedagoga e Professora do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ/UFAM) no município de Parintins-AM. 

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Publicado

2024-01-03

Como Citar

Neto, J. P., & Martins, K. S. B. da S. (2024). EDUCAÇÃO INFANTIL E PANDEMIA: ENSINO REMOTO, ATUAÇÃO DOCENTE E FORMAÇÃO DA CRIANÇA DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM PARINTINS (AM). Revista De Estudos Interdisciplinares , 5(7), 182–195. https://doi.org/10.56579/rei.v5i7.914

Edição

Seção

DOSSIÊ: Interseccionalidade e Educação: Desafios para Pensar a Educação Escolar

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