A ERA DO HIBRIDISMO

REFLEXÕES E INTERSEÇÕES PARA E COM A EDUCAÇÃO

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Autores

  • Aline Debossan Velozo Universidade Federal de Mato Grosso
  • Eder Gomes de Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso
  • Carla Nunes Trevisan Trevisan Universidade Federal de Mato Grosso https://orcid.org/0000-0003-4606-6999
  • Ronaldo Henrique Santana Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v7i3.1839

Palavras-chave:

Hibridismo, Cibercultura, Educação

Resumo

A pesquisa realiza uma análise, mediante uma revisão literária, dos conceitos de hibridismo, cibercultura, Teoria Ator-Rede e ciberespaço, buscando estabelecer conexões com o campo da educação. A abordagem metodológica escolhida foi o método qualitativo, utilizando procedimentos baseados em referências bibliográficas. Dentre os vários conceitos de hibridismo que foram discutidos, destaca-se aquele proposto pela Teoria Ator-Rede, que se mostra mais alinhado às exigências de um ambiente caracterizado pelas novas tecnologias e pelos artefatos técnicos que se espalham pelas diversas esferas da sociedade, especialmente na Educação. Isso possibilita uma nova perspectiva sobre a realidade, as interações e as conexões entre seres humanos e não-humanos, que se expandem e se transformam, contribuindo para potenciais transformações no processo de ensino e aprendizado. Para embasar a investigação, foram utilizados como referências os estudos de Burke (2006), Canclini (2003), Latour (1994, 2012), Santaella (2008), Lemos (2002, 2013, 2014), Kern (2004), entre outros.

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Biografia do Autor

Aline Debossan Velozo, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutoranda em Cultura Contemporânea – Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Eder Gomes de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutorando em Cultura Contemporânea – Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Carla Nunes Trevisan Trevisan , Universidade Federal de Mato Grosso

Doutoranda em Cultura Contemporânea – Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Ronaldo Henrique Santana, Universidade Federal do Pará

Doutor em Estudos de Cultura Contemporânea – Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), 2018. Pós-Doutor – Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), 2022–2023. Professor Adjunto – Universidade Federal do Pará (UFPA). Coordenador do Grupo de Estudos sobre Natureza, Cultura e Etnosaberes da Amazônia (GENCEA) – UFPA/CNPq.

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Publicado

2025-06-05

Como Citar

Velozo, A. D., Oliveira, E. G. de, Trevisan , C. N. T., & Santana, R. H. (2025). A ERA DO HIBRIDISMO: REFLEXÕES E INTERSEÇÕES PARA E COM A EDUCAÇÃO. Revista De Estudos Interdisciplinares , 7(3), 01–12. https://doi.org/10.56579/rei.v7i3.1839

Edição

Seção

DOSSIÊ: INTERSECÇÕES CONTEMPORÂNEAS ENTRE CULTURA E POLÍTICA

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