TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO

UM ESTUDO COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM ITAPEMIRIM-ES

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Autores

  • Rafael Perin dos Santos Centro Universitário Vale do Cricaré
  • Marcus Antonius da Costa Nunes Centro Universitário Vale do Cricaré https://orcid.org/0000-0001-7971-8768

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i4.1713

Palavras-chave:

Tecnologias, Ensino Híbrido, Matemática, Formação Continuada

Resumo

Esta pesquisa investigou como os professores de Matemática do Ensino Fundamental II de Itapemirim-ES utilizam a tecnologia como metodologia de ensino, considerando a infraestrutura, os equipamentos disponíveis e os investimentos na formação docente. O estudo destaca os desafios enfrentados por professores e escolas em atender uma geração imersa na era digital, exigindo práticas que despertem o interesse dos alunos nas atividades pedagógicas.Com abordagem qualitativa, a pesquisa busca identificar o perfil dos alunos e analisar como a tecnologia é incorporada ao currículo de Matemática. O ensino híbrido surge como uma alternativa metodológica para estimular o raciocínio lógico e o envolvimento dos estudantes, além de motivar os professores a adaptar suas práticas à realidade dos alunos. O trabalho também reflete sobre a formação continuada, os desafios enfrentados pelos educadores e o papel da cibercultura no ensino. Nas considerações finais, os relatos dos professores evidenciam os obstáculos para integrar a tecnologia ao planejamento, como limitações estruturais e falta de apoio pedagógico e institucional. A pesquisa conclui com a necessidade de um esforço coletivo entre professores, gestores e o sistema educacional para promover o uso eficaz da tecnologia no ensino.

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Biografia do Autor

Rafael Perin dos Santos , Centro Universitário Vale do Cricaré

Mestre em Ciência, Tecnologia e Educação pelo Centro Universitário Vale do Cricaré.

Marcus Antonius da Costa Nunes , Centro Universitário Vale do Cricaré

Docente e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação do Centro Universitário Vale do Cricaré.

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Publicado

2024-12-03

Como Citar

Santos , R. P. dos, & Nunes , M. A. da C. (2024). TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO : UM ESTUDO COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM ITAPEMIRIM-ES. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(4), 01–14. https://doi.org/10.56579/rei.v6i4.1713

Edição

Seção

DOSSIÊ: POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO

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