TECHNOLOGY IN EDUCATION

A STUDY WITH MATHEMATICS TEACHERS IN ITAPEMIRIM-ES

Visualizações: 5

Authors

  • Rafael Perin dos Santos Vale do Cricaré University Center
  • Marcus Antonius da Costa Nunes Vale do Cricaré University Center https://orcid.org/0000-0001-7971-8768

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i4.1713

Keywords:

Technologies, Hybrid Education, Mathematics, Connected Education

Abstract

Esta pesquisa investigou como os professores de Matemática do Ensino Fundamental II de Itapemirim-ES utilizam a tecnologia como metodologia de ensino, considerando a infraestrutura, os equipamentos disponíveis e os investimentos na formação docente. O estudo destaca os desafios enfrentados por professores e escolas em atender uma geração imersa na era digital, exigindo práticas que despertem o interesse dos alunos nas atividades pedagógicas.Com abordagem qualitativa, a pesquisa busca identificar o perfil dos alunos e analisar como a tecnologia é incorporada ao currículo de Matemática. O ensino híbrido surge como uma alternativa metodológica para estimular o raciocínio lógico e o envolvimento dos estudantes, além de motivar os professores a adaptar suas práticas à realidade dos alunos. O trabalho também reflete sobre a formação continuada, os desafios enfrentados pelos educadores e o papel da cibercultura no ensino. Nas considerações finais, os relatos dos professores evidenciam os obstáculos para integrar a tecnologia ao planejamento, como limitações estruturais e falta de apoio pedagógico e institucional. A pesquisa conclui com a necessidade de um esforço coletivo entre professores, gestores e o sistema educacional para promover o uso eficaz da tecnologia no ensino.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Rafael Perin dos Santos , Vale do Cricaré University Center

Master in Science, Technology, and Education from Vale do Cricaré University Center.

Marcus Antonius da Costa Nunes , Vale do Cricaré University Center

Professor and Coordinator of the Graduate Program in Science, Technology, and Education at Vale do Cricaré University Center.

References

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial [da] União, 26 jun. 2014. Brasília: Presidência da República, 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC 2ª versão. Brasília, DF, 2016.

CHRISTENSEN, M.; HORN, M.; STAKER, H. Ensino híbrido: uma inovação disruptiva. Uma introdução à teoria dos híbridos. Instituto Península (Trad.). Fundação Lemann. Porto Alegre: Penso, 2013.

FERREIRA, J. C. F. Reflexões sobre o ser professor: a construção de um 80 professor intelectual, 2014. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/felz-jorgereflexoes-sobre-ser-professor.pdf. Acesso em: 2 nov. 2024

LIMA, L. H. F. de; MOURA, F. R. de. O professor no ensino híbrido. In: BACICH, L.; TANZAI NETO, A. T.; TREVISANI, F. M. (Orgs.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015. p. 74-83.

MARTINS, L. C. B. Implicações da organização da atividade didática com uso de tecnologias digitais na formação de conceitos em uma proposta de Ensino Híbrido. 2016. 317 f. (Tese de Doutorado) – Programa de Pós-Graduação no Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, 2016.

MORAN, J. Educação Híbrida um conceito-chave, para educação hoje. In: BACICH, L.; TANZAI NETO, A.; TREVISANI, F. M. (Orgs.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

MORAN, J. M. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. In: MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. Campinas-SP: Papirus, 2000. p. 11-16. MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediações pedagógicas. Campinas, SP. Papirus, 2012.

SCHNEIDER, B.; PEA. The flipped, flipped classroom. 2013. Disponível em: http://www.stanforddaily.com/2013/08/05/the-flipped-flipped-classroom/. Acesso em: 10 ago. 2024.

SILVEIRA, S. A. Esfera pública interconectada, blogosfera e redes sociais. In: MARQUES, A. C. S. (Org.). Esfera Pública, Redes e Jornalismo. Rio de janeiro: Epapers, 2009. v. 1. p. 70-89.

TAPSCOTT, D.; WILLIAMS, A. Wikinomics. Lisboa: QuidNovi, 2007.

TOLEDO, L. F. Final da Olimpíada de Matemática terá 542 adolescentes da Fundação Casa. O Estadão, 11 set. 2014. Disponível em: http://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,final-da-olimpiada-de-matematica-tera-542-adolescentesda-fundacao-casa,1558481 Acesso em: 28 set. 2019.

TRIVIÑOS, A. N. S. Três enfoques na pesquisa em ciências sociais: o positivismo, a fenomenologia e o marxismo. In: ______. Introdução à pesquisa em ciências sociais. São Paulo: Atlas, 1987. p. 31-79.

Published

2024-12-03

How to Cite

Santos , R. P. dos, & Nunes , M. A. da C. (2024). TECHNOLOGY IN EDUCATION: A STUDY WITH MATHEMATICS TEACHERS IN ITAPEMIRIM-ES . Interdisciplinary Studies Journal, 6(4), 01–14. https://doi.org/10.56579/rei.v6i4.1713

Issue

Section

DOSSIÊ: POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.