OS DIREITOS HUMANOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EPT

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Autores

  • Ingrid Simoes Gross Iinstituto Federal Sul-rio-grandense https://orcid.org/0009-0002-3602-5413
  • Adriana Duarte Leon Instituto Federal Sul-Riograndense câmpus Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v7i3.1890

Palavras-chave:

Formação Docente, Direitos Humanos

Resumo

Esse artigo busca compreender o espaço curricular que o tema dos Direitos Humanos ocupa no Curso de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados do IFSUL/Câmpus Pelotas/RS. A legislação educacional, especialmente a Resolução nº 01 de 2012 do Conselho Nacional de Educação, prevê a obrigatoriedade da abordagem do tema na formação de professores. A partir disso, analisa-se o atual projeto pedagógico do curso para identificar como a temática está contemplada nessa formação de professores. A proposta metodológica tem a perspectiva qualitativa, utilizando a análise documental como técnica, partindo-se do projeto pedagógico atual do curso, aprovado em 2018 e atualizado em 2023/1. Os Direitos Humanos não aparecem como uma disciplina no curso, estando presentes em diversas disciplinas, no escopo de um repertório vinculado ao tema, contemplando debates sobre lutas identitárias, questões étnico-raciais, diversidade gênero, cidadania, justiça social, dentre outros. O debate dessa temática na formação docente pode proporcionar uma reflexão crítica sobre o papel do professor e da escola na sociedade, em consonância com os preceitos democráticos e emancipatórios da educação, a qual é um direito social a todos assegurado constitucionalmente.

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Biografia do Autor

Ingrid Simoes Gross, Iinstituto Federal Sul-rio-grandense

Mestranda em Educação Profissional pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal Sul-rio-grandense - Câmpus Pelotas. Licenciada em Direito pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense - Câmpus Pelotas (Formação Pedagógica para Graduados Não Licenciados, 2024). Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (2008). Especialização em Direito do Trabalho pela Universidade Castelo Branco (2008). Cursando Licenciatura em Letras Português/Inglês pela Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera. Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de iniciação à docência (2023). Estudante no grupo de pesquisa GPHEDo - Grupo de Pesquisa História Educação e Docência, do(a) Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Integrante do projeto "Violação dos Direitos Humanos e Bullying no contexto escolar: diagnóstico e proposta de intervenção com base no empoderamento dos alunos". Produziu videoaulas e material complementar para disciplina de Aspectos Legais da Administração do Curso Técnico em Administração/EAD do Programa Rede e-Tec Brasil - Câmpus Pelotas - Visconde da Graça (2022). Tem experiência nas áreas de Direito e Educação, com ênfase em direitos humanos e noções legislativas.

Adriana Duarte Leon, Instituto Federal Sul-Riograndense câmpus Pelotas

Possui graduação em Pedagogia (2000), graduação em História (2002), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2008) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015). Atualmente é professora do Instituto Federal Sul Rio-Grandense e atua junto ao Curso de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados e junto ao Programa de Pós-graduação em Educação - Doutorado em Educação e Tecnologia e Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia. É coordenadora do GPHEDO - Grupo de Pesquisa história, educação e docência e desenvolve estudos com ênfase em História da Educação, Ensino de História, Memória Institucional, Acervos Digitais, Repositórios Digitais, Educação Técnico Profissional e Profissão Docente.

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Publicado

2025-05-13

Como Citar

Gross, I. S., & Leon, A. D. (2025). OS DIREITOS HUMANOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EPT. Revista De Estudos Interdisciplinares , 7(3), 01–13. https://doi.org/10.56579/rei.v7i3.1890

Edição

Seção

DOSSIÊ: DIÁLOGOS MULTIDISCIPLINARES NAS CIÊNCIAS HUMANAS: CONSTRUINDO SENTIDOS EM UM MUNDO EM TRANSIÇÃO

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