FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Desafios e proposições para a prática docente

Visualizações: 435

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v5i6.956

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Formação Continuada, Desafios da prática docente, Extensão Universitária

Resumo

Apresentamos resultados do projeto de extensão universitária intitulado: Formação continuada de Professores da Educação de Jovens e Adultos: Desafios e Proposições para a Prática Docente desenvolvido ao longo do ano de 2020 na Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos/FAFIDAM/UECE. Em termos metodológicos esse trabalho é de cunho qualitativo assumindo a característica do relato de experiência, pois apresentamos os passos percorridos por esse projeto, apoiando-se em autores como Freire (1987, 1996), Nunes; Carvalho e Mendes (2014), Silveira; Oliveira e Feitosa (2020) e Oliveira; Costa e Holanda (2021). Como resultados da pesquisa identificamos que a modalidade da EJA precisa de um maior amparo no âmbito da formação inicial e continuada, nas metodologias, acessibilidade e na valorização do trabalho dos professores.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Rochester Ferreira de Lima, Universidade Estadual do Ceará

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará.

Diana Nara da Silva Oliveira, Universidade Estadual do Ceará

Professora adjunta da Universidade Estadual do Ceará. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará; Mestre em Educação e Ensino- UECE; Especialista em Orientação Educacional Supervisão e Gestão Escolar pela Ieducare. Graduada em História pela Universidade Estadual do Ceará- UECE; Graduação em pedagogia pela Faculdade da Lapa- FAEL; Coordena projeto de extensão. É integrante dos grupos de estudos: ASPECTOS HISTÓRICOS E ATUAIS SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL vinculado a Universidade Federal do Ceará- UFC; É integrante dos grupos de estudos DATALURE: Banco de Dados das Lutas e Resistências à Política de Modernização Territorial no Vale do Jaguaribe ? Ceará. Integrante do Laboratório de estudos da Educação do Campo- LECAMPO

Perpétua Socorro Lopes Sampaio, Professora da rede Estadual de Ensino do Ceará

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2005) ; Graduação em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2009.). Especialização em Metodologias do Ensino de História pela Universidade Estadual do Ceará-UECE (2011). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2023). Colaboradora do projeto de extensão FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DESAFIOS E PROPOSIÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE vinculado a Universidade Estadual do Ceará. Foi professora colaborada dos projetos de extensão JOVENS DO CAMPO: QUEM SÃO E O QUE QUEREM? FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA CRÍTICA E DEFESA DE UMA EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO (2019)

Joel Ivo de Sousa Araújo, Universidade Estadual do Ceará

Mestrando em Educação e Ensino pelo Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE- UECE); Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará na Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos - FAFIDAM/UECE. Foi bolsista de extensão do Laboratório de estudos da Educação do Campo - LECAMPO. Foi monitor na disciplina de Fundamentos da Educação Popular e Educação de Jovens e Adultos- EJA no curso de Pedagogia da FAFIDAM/UECE.

Referências

ALMEIDA, João Paulo Guerreiro. Movimento brasileiro de alfabetização - MOBRAL: memórias e práticas pedagógicas no município de São João do Jaguaribe/CE (1972-1979). Dissertação (Mestrado em Educação e Ensino) - Mestrado acadêmico intercampi em educação e ensino da Universidade Estadual do Ceará- UECE, Limoeiro do Norte, 2017. 137p.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A questão política da educação popular. São Paulo: Brasiliense, 2001.

BRANCO, Alessandra Batista de Godoi et al. Recursos tecnológicos e os desafios da educação em tempos de pandemia. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1736>. Acesso em: 27 ago. 2023. DI PIERRO, M. C. Um balanço da evolução recente da educação de jovens e adultos no Brasil. Alfabetização & cidadania, São Paulo, v. 17, p.11-23, 2004.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

NUNES, Mônica Emanuela Maia; CARVALHO, Sandra Maria Gadelha de; MENDES, José Ernandi. A educação de jovens e adultos (EJA) no Vale do Jaguaribe: avanços e desafios à formação docente. Didática e Prática de Ensino na relação com a Formação de Professores. Fortaleza: EdUECE, 2014.

MINAYO, M.C.S. (1993). Pesquisa social: Teoria, método e criatividade. Rio de Janeiro: Vozes.

OLIVEIRA, D. N. S.; ALMEIDA, J. P. G.; CARVALHO, S. M. G. Para além do ensino regular: reflexões sobre o estágio na educação de jovens e adultos. In: MEDEIROS, J. L. de; NOVAES, M. A. B. (Org.). Desafios à formação docente diante da problemática da escola contemporânea. 1.ed. João Pessoa: Ideia, 2019, v. 1, p. 171-180.

SANTOS, Aristela Evangelista; CONCEIÇÃO, Ana Paula Silva; AMORIM, Antonio. A Formação Docente na EJA. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, v. 5, n. 09, p. 123-134, 2022.

SILVEIRA, Emanuelle Alves da; OLIVEIRA, Diana Nara da Silva; FEITOSA, Adriana Madja dos Santos. Educação de jovens e adultos a partir de marcos legais e operacionais: limites e possibilidades. IN: Educação brasileira: perspectivas e experiências da pesquisa. (Orgs) Luís Távora Furtado Ribeiro, Diana Nara da Silva Oliveira, Marília Duarte Guimarães, Allan Pires Rodrigues. Curitiba: CRV, 2020.

OLIVEIRA, D. N. S.; COSTA, A. C. L.; HOLANDA, E. M. M. da S. de. Estágio em educação de jovens e adultos (EJA): reflexões e aprendizados de professores/as em formação. In: GOMES, Izandra Falcão; MEDEIROS, Jarles Lopes de; NOVAES, Marcos Adriano Barbosa de (Org). Políticas educacionais: debates sobre formação docente, currículo e didática. Fortaleza: Eduece. 2021. v 1. p. 118-135.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução Nº. 1/2000, de 3 de julho de 2000, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação de Jovens e Adultos.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. Lei 9394/96: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: 1996.

VENTURA, Jaqueline. A EJA e os desafios da formação docente nas licenciaturas. Revista da FAEEBA: educação e contemporaneidade, v. 21, n. 37, p. 71-82, 2012. DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.v21.n37.458

Downloads

Publicado

2023-11-19

Como Citar

Lima, C. R. F. de, Oliveira, D. N. da S., Sampaio, P. S. L., & Araújo, J. I. de S. (2023). FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: Desafios e proposições para a prática docente. Revista De Estudos Interdisciplinares , 5(6), 134–149. https://doi.org/10.56579/rei.v5i6.956

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.