UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA COM GÊNEROS TEXTUAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v7i3.1898

Palavras-chave:

Ensino de Línguas, Formação Docente, Linguagem, Narrativas, Prática

Resumo

O presente artigo é fruto de pesquisas anteriores, apresentadas em eventos e construído a partir da ótica professor-aluno sobre a prática, especificamente desenvolvida dentro do componente curricular Práticas de Linguagem, do Curso de Letras Português, da Universidade Federal do Pampa. O trabalho foi dividido em quatro seções apresentando as reflexões sobre o contexto do curso de Letras Português e Literatura de Língua Portuguesa, embasado no Projeto Pedagógico do Curso e do componente curricular, a partir do Plano de Ensino específico do componente. Sobre o conceito de prática, utilizamos, dentre os autores citados, Nóvoa (1999; 2017) e, com relação à gêneros textuais, Koch (2003; 2008); e as narrativas, dividas a partir do ponto de vista discente, enquanto aluna do primeiro semestre do curso, e docente.

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Biografia do Autor

Yasmim Fagundes Centeno, Universidade Federal do Pampa

Graduada em História Licenciatura, pela Universidade Federal do Pampa. Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação - Mestrado Profissional, pela Unipampa. Participou como membro do Projeto de Pesquisa do Laboratório de Pesquisa em Ensino de História (LAPEH), nos anos de 2018 a 2020, no acervo de livros didáticos e projeto de ensino. Áreas de conhecimento: Ensino de História e Formação Docente. Atualmente está graduanda do Curso de Letras Espanhol e Literatura Hispânica, pela Unipampa e bolsista PIBID 2022-2024/2024-2026.

Naiara Souza da Silva, Universidade Federal do Pampa

Docente efetivo da Universidade Federal do Pampa (Unipampa, campus Jaguarão). Brasil, Rio Grande do Sul, Jaguarão.

Referências

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Publicado

2025-05-09

Como Citar

Centeno, Y. F., & Silva, N. S. da. (2025). UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA COM GÊNEROS TEXTUAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA . Revista De Estudos Interdisciplinares , 7(3), 01–18. https://doi.org/10.56579/rei.v7i3.1898

Edição

Seção

DOSSIÊ: DIÁLOGOS MULTIDISCIPLINARES NAS CIÊNCIAS HUMANAS: CONSTRUINDO SENTIDOS EM UM MUNDO EM TRANSIÇÃO

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