INTERDISCIPLINARIDADE NA ESCOLA

ANALISANDO VIVÊNCIAS E PRÁTICAS DOCENTES A PARTIR DO PARADIGMA COMPLEXO

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Authors

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v5i3.457

Keywords:

Interdisciplinaridade, Paradigma da Complexidade, Formação Docente na Escola

Abstract

Este artigo tem como objetivo analisar a compreensão de professores sobre Oficinas Pedagógicas Interdisciplinares (OPI) vivenciadas em uma escola pública, tecendo relações comparativas com práticas docentes disciplinares. Nessa escola, foi desenvolvido um projeto político pedagógico que inclui formação continuada dos professores em ação visando implementar um currículo escolar interdisciplinar, na perspectiva da educação integral. A interdisciplinaridade se constituiu como eixo importante para o projeto político pedagógico da escola, assumindo como base epistemológica o paradigma da complexidade e buscando promover interações entre disciplinas, professores, estudantes e gestores da escola. A metodologia tomou por base o relato etnográfico e a pesquisa-ação envolvendo professores engajados em um modelo de ensino por projeto, e o impacto de uma abordagem interdisciplinar na prática desses professores foi avaliado a partir de respostas individuais a um questionário aplicado a três professoras e um relatório de atividades elaborado por um professor. Os resultados mostraram que os docentes valorizaram as ações e metodologia das OPIs, reconheceram os limites do modelo de ensino tradicional, ressignificaram aspectos da sala de aula disciplinar, e promoveram articulações coletivas que contribuíram para uma prática docente que favoreceu uma visão ampliada do mundo real, tal como preconizado no paradigma da complexidade aplicado ao campo educacional.

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Author Biographies

Maria Angela Vasconcelos de Almeida, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Graduada em Química Industrial. Mestrado em Ciências. Doutorado em Educação, obtidos pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É professora Associada da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Campus Sede (Recife). Desenvolve pesquisa principalmente nos seguintes temas: formação de professores e interdisciplinaridade. Foi pró-reitora de ensino de graduação entre janeiro de 2014 e maio de 2016. Implantou e coordenou o Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI/UFRPE) entre março de 2017 e março de 2019. Atualmente é docente do quadro permanente do PROFQUI, no Departamento de Química da UFRPE.

Sandra Helena Dias de Melo, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Graduada em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (1994), obteve título de mestre em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (2000) e doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente é Professora Associada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e atua no curso de Licenciatura em Letras. Tem experiencia na área de Linguística e Língua Portuguesa. Desenvolve pesquisa principalmente nos seguintes temas: formação docente inicial, letramento escolar e pragmática. Foi coordenadora do PIBID-UFRPE, na área de Letras/Recife, entre jun/2015 e fev/2018 e entre ago/2018 e jan/2020.

Gerson de Souza Mól

Bacharel e Licenciado em Química pela Universidade Federal de Viçosa, mestre em Química Analítica pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutor em Química pela Universidade de Brasília – UnB, com posdoc na Universidade de Aveiro – Portugal. Professor do Instituto de Química da UnB. Orienta nos programas de pós-graduação em Ensino de Ciência e em Educação em Ciências da UnB, na REAMEC e no PPGECM-UEM. Parecerista de revistas científicas. Consultor da Capes, CNPq e agências de fomento. Presidente da Sociedade Brasileira de Ensino de Química – SBEnQ. Um dos autores do livro didático Química Cidadã. Pesquisa e orienta em Educação Inclusiva com foco no Ensino de Ciências

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Published

2023-07-29

How to Cite

Vasconcelos de Almeida, M. A. ., Dias de Melo, S. H. ., Ribeiro do Amaral, E. M., & de Souza Mól, G. . (2023). INTERDISCIPLINARIDADE NA ESCOLA: ANALISANDO VIVÊNCIAS E PRÁTICAS DOCENTES A PARTIR DO PARADIGMA COMPLEXO. Interdisciplinary Studies Journal, 5(3), 113–141. https://doi.org/10.56579/rei.v5i3.457

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