INTERDISCIPLINARIDADE NO CURRÍCULO INTEGRADO NA REGIÃO TAPAJÔNICA NA AMAZÔNIA PARAENSE

ANÁLISE DO PROJETO PEDAGÓGICO DO IFPA

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.1086

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Currículo integrado, Educação Profissional, Ensino Médio integrado

Resumo

Este estudo teve como objetivo realizar uma análise do currículo integrado da Região do Tapajós, configurado pelo projeto pedagógico do Instituto Federal do Pará (IFPA) campus Itaituba. A reflexão se detém sobre como, historicamente, a Educação profissional esteve assentada em uma perspectiva assistencialista e dualista, que se dividia no ensino propedêutico e na formação técnica. Com efeito, o currículo tem-se apresentado de forma linear, disciplinar e fragmentada. Não obstante, o Ensino Médio Integrado (EMI) e o currículo integrado, atrelado aos pressupostos da formação humana integral, instituem a interdisciplinaridade como princípio educativo e possibilidade para superar as dicotomias e o viés separatista. Desse modo, o artigo resulta de uma análise crítica documental, baseada na metodologia de análise de conteúdo de Bardin. Os resultados apontam que a interdisciplinaridade se apresenta como mero recurso metodológico e está direcionada à práxis de disciplinas e conteúdos apenas da formação técnica. Tal realidade evidencia dissonância entre a proposta interdisciplinar e a formação humana integral, pois ela não consegue abarcar a multidimensionalidade de saberes. Distanciando-se da materialização da Educação Profissional em uma perspectiva integrada.

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Biografia do Autor

Suellen Ferreira Barbosa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do estado do Pará

Mestra em Currículo e Gestão da Escola Básica-Universidade Federal do Pará- UFPA.  Professora EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do estado do Pará- IFPA

Fabiana Sena da Silva , Secretaria de Estado de Educação do Pará - SEDUC/PA.

Mestra em Currículo e Gestão da Escola Básica - Universidade Federal do Pará (UFPA) e Especialista em Educação da Secretaria de Estado de Educação do Pará - SEDUC/PA

Marcio Antonio Raiol dos Santos, Universidade Federal do Pará

Dr. em Educação. Professor Titular da Universidade Federal do Pará. Docente do Núcleo de Estudos Transdisciplinares da Educação Básica - NEB UFPA e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica - UFPA

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Publicado

2024-06-14

Como Citar

Barbosa, S. F., da Silva, F. S., & Santos, M. A. R. dos. (2024). INTERDISCIPLINARIDADE NO CURRÍCULO INTEGRADO NA REGIÃO TAPAJÔNICA NA AMAZÔNIA PARAENSE: ANÁLISE DO PROJETO PEDAGÓGICO DO IFPA. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(1), 01–22. https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.1086

Edição

Seção

DOSSIÊ: EDUCAÇÃO INTEGRAL E CURRÍCULO: PRÁTICAS EXITOSAS E PERSPECTIVAS ATUAIS

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