AQUAPONIA COMO RECURSO PARA A ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA E A EDUCAÇÃO INTEGRAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.1087

Palavras-chave:

Ensino de Ecologia, Sistema Aquapônico, Currículo

Resumo

No contexto do ensino de Ecologia na educação básica do Brasil, identifica-se uma lacuna, sendo criticado por ser predominantemente teórico e baseado na memorização de conceitos, o que compromete o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e a formação de uma ética ambiental nos estudantes. Diante desse cenário, propõe-se a utilização do sistema aquapônico como recurso didático para promover a alfabetização ecológica e contribuir para a formação integral dos estudantes. A técnica, integrando aquicultura e hidroponia, destaca-se por seu potencial pedagógico pouco explorado na educação básica, proporcionando uma abordagem prática e integrada às questões ambientais. A pesquisa apresenta possíveis práticas de ensino com o sistema aquapônico, relacionando-as às diretrizes curriculares da BNCC, os conceitos-chave e princípios para a alfabetização ecológica e aos quatro pilares da educação da UNESCO. Conclui-se que o potencial contributo do uso do sistema aquapônico vai além de dinamizar aulas ou torná-las práticas, promovendo uma abordagem integrada às questões científicas, tecnológicas e sociais, reiterando a importância da sua disseminação mediante políticas intersetoriais para formação de professores e integração com comunidades e famílias

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Biografia do Autor

Yoshiaki Nogueira Miyazaki, Ministério da Pesca e Aquicultura

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), foi bolsista de iniciação à docência (PIBID/CAPES) e de iniciação científica (PIBIC/CNPq e IC/FAPESP), dedicando-se ao estudo de aspectos da ecologia de peixes de riachos, ecologia da paisagem e à atividade de pesca na bacia do alto rio Paraná. Atuou como assessor técnico junto à Colônias de Pescadores do noroeste paulista e atualmente chefia a Divisão de Territórios Pesqueiros, junto ao Departamento de Territórios Pesqueiros e Ordenamento da Secretaria Nacional de Pesca Artesanal do Ministério da Pesca e Aquicultura. Tem experiência e interesse nas áreas de Ordenamento Pesqueiro Continental e Defesa e Promoção dos Direitos das Pescadoras e Pecadores Artesanais e de seus Territórios. 

Renan Pinton de Camargo, Universidade Estadual de Campinas

Engenheiro Florestal pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", Universidade de São Paulo (2009). Mestre (2018) e Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra, Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Sua pesquisa tem por foco a gestão do ambiente em território rural, nomeadamente para a restauração de ecossistemas florestais. Possui experiência profissional em silvicultura e gestão ambiental.

Maxwell Luiz da Ponte, Universidade Estadual do Ceará

Graduado em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2017), Mestre em Ensino e História de Ciências da Terra (2018) e Doutor em Ciências (2022) pelo Programa de Ensino e História de Ciências da Terra do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (Área de Avalição/CAPES 46 - Ensino). Entre 2022 e 2023, atuou como professor de educação básica (PEB II) ministrando Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental em escolas da Secretaria Municipal de Educação de São José do Rio Preto. Atualmente é Professor Adjunto (Setor de Ensino de Ciências e Biologia) do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual do Ceará (UECE - Campus Itaperi), integra o Grupo de Pesquisa Ensino em Ciências e Formação Docente - ENCEFORD da UECE e é docente permanente do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional PROFBIO/UECE.

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Publicado

2024-06-14

Como Citar

Miyazaki, Y. N., Camargo, R. P. de, & Ponte, M. L. da. (2024). AQUAPONIA COMO RECURSO PARA A ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA E A EDUCAÇÃO INTEGRAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(1), 01–17. https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.1087

Edição

Seção

DOSSIÊ: EDUCAÇÃO INTEGRAL E CURRÍCULO: PRÁTICAS EXITOSAS E PERSPECTIVAS ATUAIS

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