UMA WEBQUEST PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: CONTRIBUTOS PARA UM WEB CURRÍCULO

Visualizações: 70

Autores

  • Leila Kely dos Santos da Paz
  • Ivanderson Pereira da Silva
  • Elaine Cristina dos Santos Lima
  • Renan Antônio da Silva

Palavras-chave:

Webquest; Ensino de matemática; Web currículo

Resumo

Esse estudo explorou os desafios e potencialidades do desenvolvimento de webquests para a construção de um web currículo. Teve por objetivos: compreender os desafios contemporâneos para a construção de um web currículo; descrever os movimentos necessários para a construção de uma webquest; analisar os limites do desenvolvimento desse tipo de recurso e; avaliar suas contribuições para os cenários prospectivos. Para isso, foi realizado um estudo teórico-bibliográfico acerca das implicações didático-pedagógicas das práticas sociais mediadas pelas interfaces da internet; foram descritos os elementos que fundamentam e permitem o desenvolvimento de uma webquest; foi apresentado uma proposta de ensino de matemática baseada no uso de uma webquest; e apontados os limites e potencialidades dessa estratégia metodológica para a construção de um web currículo. Como produto, é socializado com a comunidade acadêmica uma sequência didática, com foco no ensino de geometria espacial, centrada no uso de uma webquest. A sequência de ensino apresentada pode ser adaptada para diversos contextos e cursos de licenciatura, bem como para docentes que já atuam nos espaços educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, M. E. B. Integração currículo e tecnologias: concepção e possibilidades de criação de web currículo. In: ALMEIDA, M. E. B.; ALVES, D. R. M.; LEMOS, S. D. V. (org). Web currículo: aprendizagem, pesquisa e conhecimento com o uso de tecnologias digitais. 1º ed.

Rio de Janeiro: Letra Capital 2014.

ALVES, A. C. T. P. Web currículo – anúncio de possível superação de alguns entraves encontrados na educação no início do século XXI. In: ALMEIDA, M. E. B.; ALVES, D. R. M.; LEMOS, S. D. V. (org). Web currículo: aprendizagem, pesquisa e conhecimento com o uso de tecnologias digitais. 1º ed. Rio de Janeiro: Letra Capital. 2014.

AZEVEDO, M. C.; PUGGIAN, C.; FRIEDMANN, C. V. P. Webquests, oficinas e guia de orientação: uma proposta integrada para formação continuada de professores de matemática. Bolema., v. 27, n. 46, p. 663-680, 2013.

CUSTÓDIO, I. A.; NACARATO, A. M. Mobilizando conceitos geométricos nos anos inicias do ensino fundamental. Revista Educação Matemática em Foco, v. 6, n. 1, jan./jun., p. 01- 26, 2017.

DODGE, B. WebQuests: a technique for Internet-based learming. DistanceEducator. 1996.

KENSKI, V. M. Cultura digital. In: MILL, D. (org.) Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação a distância. Papirus. 1º ed., 2018.

LÉVY, P. Cibercultura. 3º ed. São Paulo: Editora 34, 2010.

MANGINSKI, F. E.; RESENDE, L. M. M.; PENTEADO, A. L. Utilização de webquests na forma de blog como ferramenta de aprendizagem na disciplina Ciência dos Materiais. Revista Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências. v. 14, n. 02, maio-ago, p. 109-119, 2012.

MARTINS, L. F. Motivando o ensino de geometria. Universidade do Extremo Sul Catarinense – Unesc. Curso de Pós-Graduação Especialização Em Educação Matemática. Criciúma, 2008.

MAURI, T.; ONRUBIA, J. O professor em ambientes virtuais. In: COLL, C. MONEREO, C. (org.) Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010.

PASSOS, A. Q.; BROIETTI, F. C. D. Webquest: uma experiência na disciplina de cálculo diferencial e integral com alunos do curso de química. Experiências em Ensino de Ciências, v. 5, n. 1, p. 159-168, 2010.

PINHO, C. O. et al. O ensino de geometria e a educação ambiental como tema transversal. Educação Matemática em Revista. v. 22, n. 55, jul/set. p. 125-137, 2017.

SILVA, J. P.; LIMA, I; GITIRANA, V. Ensinar matemática à luz de uma perspectiva crítica: algumas reflexões. Ensino da Matemática em debate, v. 6, n. 3, p. 180-198, 2019.

SKOVSMOSE, O. Educação Matemática Crítica: a questão da democracia. 3ª ed. Campinas, SP: Papirus. 2001.

SOUSA, R. A.; CARNEIRO, R. S.; CARNEIRO, R. S. O uso de celular como recurso didático no ensino de geometria para alunos do ensino fundamental. REnCiMa, v.11, n 1, p. 202-218, 2020.

ZABALA, A. A Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre/RS:Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

2021-06-14

Como Citar

Kely dos Santos da Paz, L. ., Pereira da Silva, I. ., Cristina dos Santos Lima, E. ., & Antônio da Silva, R. . (2021). UMA WEBQUEST PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: CONTRIBUTOS PARA UM WEB CURRÍCULO. Revista De Estudos Interdisciplinares , 2(4). Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/66

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.