EDUCAÇÃO 4.0 PARA A INDÚSTRIA 4.0

PROTAGONISMO DO AVANÇO SOCIAL NO CENÁRIO INTRODUZIDO PELA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO

Visualizações: 504

Autores

  • Renan Antônio da Silva Universidade Federal do Pampa
  • Pedro Demo Universidade Federal do Pampa

Palavras-chave:

Educação, Indústria 4.0, Sociedade da Informação

Resumo

A educação na contemporaneidade deve atender às necessidades de uma indústria inserida num contexto de novas tecnologias que se aplicam a diferentes tarefas no mundo do trabalho e na sociedade como um todo. Neste artigo discutem-se as exigências da sociedade da informação e o papel da educação na formação do indivíduo, para sua efetiva atuação no mundo do trabalho. São objetivos desta pesquisa, considerar concepções teóricas sobre sociedade de informação, educação e mundo do trabalho; discutir as exigências tecnológicas da sociedade e a indústria 4.0, para se refletir sobre o protagonismo do indivíduo nesse cenário. A metodologia desta discussão é de abordagem qualitativa e tem como base uma pesquisa descritiva sobre reflexões teóricas no âmbito da educação, indústria e sociedade de informação. A educação hoje deve ser encarada como um processo de construção de conhecimentos, de formação de habilidades técnicas e cognitivas, bem como de desenvolvimento da autonomia do cidadão. Torna-se, cada vez mais relevante, o saber, em uma sociedade, em que os avanços tecnológicos deixam em evidência a necessidade de se pensar mudanças nos paradigmas da produção, novas regras socioeconômicas e da necessidade da (res)significação do papel da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renan Antônio da Silva, Universidade Federal do Pampa

Universidade Federal do Pampa

Pedro Demo, Universidade Federal do Pampa

Universidade Federal do Pampa

Referências

BAUMAN, Z. Capitalismo Parasitário. Trad. De Eliana Aguiar. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.

BRASIL, Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular, BNCC.

Brasília: MEC, 14 de dezembro de 2018. Disponível em < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf> acesso em 10 de fevereiro de 2019.

DANIEL, J. Educação e Tecnologia num mundo globalizado. Brasília, DF: Ed. UNESCO do Brasil, 2003.

DURKHEIM, Émile. Da Divisão do Trabalho Social. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

FABRICIO, B.F Linguística Aplicada como espaço de desaprendizagem – redescrições em curso. In: MOITA LOPEZ (org.). Por uma linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola Editora, 2006, p.45-63.

FRIEDMAN, Thomas L. O Mundo É Plano - Uma Breve História do Século XXI. Rio de Janeiro: Editora Objetiva Ltda., 2005.

LISBOA, Roberto Senise. Direito na sociedade da informação. Revista dos Tribunais, nº 847, p. 78-95, maio/2006.

MARX, Karl. O Capital. São Paulo: Boitempo Editorial, 1998.

NEVES, Karina Hernandes. A educação como elemento (re)definidor da sociedade. Pesquisa e Debate em Educação. Equidade, política e financiamento da educação pública. Revista do Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública.

V.6. n.1. 2016.

SIQUEIRA JUNIOR, Paulo Hamilton. Direito informacional: direito da sociedade da informação. Revista dos Tribunais, nº 859, p. 743-749, maio/2007.

SCHWAB, Klaus. The Fourth Industrial Revolution. Genebra: World Economic Forum, 2016.

TESSARINI JUNIOR, Geraldo; SALTORATO, Patrícia. Impactos da indústria 4.0 na organização do trabalho: uma revisão sistemática da literatura. Revista Eletrônica de Engenharia de Produção e Correlatas. Florianópolis, SC, v. 18, n. 2, p. 743-769, 2018.

Publicado

2021-06-14

Como Citar

Silva, R. A. da, & Demo, P. (2021). EDUCAÇÃO 4.0 PARA A INDÚSTRIA 4.0 : PROTAGONISMO DO AVANÇO SOCIAL NO CENÁRIO INTRODUZIDO PELA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO. Revista De Estudos Interdisciplinares , 2(4). Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/32

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.