A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR A SERVIÇO DA INTERDISCIPLINARIDADE, NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1356

Palavras-chave:

Educação Física, Física, Matemática, Interdisciplinaridade

Resumo

Este artigo apresenta a aplicação da interdisciplinaridade entre as múltiplas dimensões do trabalho docente, a partir da análise didático-contextual crítica realizada em sua prática educativa, com o objetivo de responder se a interdisciplinaridade entre os componentes curriculares Física, Matemática e Educação Física favorece a aprendizagem significativa, permitindo que os 160 alunos do 1º ano do Novo Ensino Médio, da Escola de Tempo Integral Garcitylzo do Lago e Silva, compartilhem suas ideias, ações e reflexões, motivando-os a se tornarem participantes do seu processo educativo. Este trabalho foi aprovado pelo CEP- UEA sob o número: 5.608.528. Foram aplicados diferentes componentes curriculares - Educação Física na modalidade de Atletismo - corrida de 100 Metros, Salto em Distância, Salto em Altura - Matemática - função afim, gráficos - e Física - velocidade, aceleração, força e atrito - das áreas de conhecimento Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. A análise dos cálculos, das medições, das marcações nas provas de atletismo (Física), dos gráficos (Matemática), evidenciam as aprendizagens adquiridas pela experiência interdisciplinar que levou a uma aprendizagem significativa e desafiou professores e alunos a se tornarem sujeitos e objetos de ensino e aprendizagem simultaneamente.

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Biografia do Autor

Sílvia Rocha Quaresma, Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas

Mestra em Educação pela Universidad de la Integración de las Américas, Paraguay. Atua na Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas.

Myrian Abecassis Faber, Universidade do Estado do Amazonas

Doutora em Biotecnologia. Docente da Universidade do Estado do Amazonas- UEA.

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Publicado

2024-07-17

Como Citar

Quaresma, S. R., & Faber, M. A. (2024). A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR A SERVIÇO DA INTERDISCIPLINARIDADE, NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(2), 01–14. https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1356

Edição

Seção

DOSSIÊ: POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO

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